Pesquisar este blog

sábado, 16 de novembro de 2013

MIR E KERNEL 3.12 NO UBUNTU 13.10 DESEMPENHO FANTÁSTICO COM PLACA INTEL




Para você que atualizou o ubuntu para 13.10 recentemente e ficou com medo das notícias que divulgaram a respeito da adoção do MIR o novo compositor gráfico do ubuntu o substituto do velho X e que acabou por não vir como default no ubuntu 13.10 mais principalmente para aqueles que realmente mantém o kernel atualizado e que agora esta na versão 3.12 recomendo que instalem o MIR, pois mesmo com as alarmantes notícias de que a intel não daria suporte ao MIR nas suas placas a canonical fez um excelente trabalho e o suporte está simplesmente fantástico, mais para esta instalação recomendo embora não seja necessário a atualização para a versão 3.12 do kernel já direciona ao 14.04 que virá com o MIR por default, pois assim o desempenho será infinitamente maior para isso vamos utilizar arquivos DEB que ficam armazenados no site http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/ para isso isso clique no link e procure pela pastas v3.12-trusty/ na árvore de diretório que vai se abrir no navegador.

O próximo passo é já na pasta aberta pelo navegador, você vai encontrar vários arquivos o segredo aqui é saber qual arquivo é do seu sistema, pois são sempre três arquivos para instalação, e na origem estão distribuídos assim dois direcionados para i386 e dois para amd64 e um de uso geral nomeado como all.deb logo se você for instalar em um sistema de 32bits você vai baixar os dois arquivos terminados em i386 e o arquivo all.deb, se o sistema for 64 bits baixe os dois arquivos terminados em amd64 e o mesmo arquivo all.deb sempre tendo em mente que para qualquer sistema serão três arquivos, baixe para uma pasta criada especialmente para isso, apenas com estes arquivos e abra um terminal naquela pasta e neste terminal digite o seguinte:

sudo dpkg -i *.deb

Os aquivos serão instalados normalmente como se fosse uma atualização do sistema. reinicie o computador e já estará utilizando o novo kernel.

Para verificar a arquitetura do seu ubuntu se 32 ou 64 bits abra um terminal e digite o seguinte:

file /bin/bash | cut -d' ' -f3

A resposta será clara e no próprio terminal.  

Utilizando kernel 3.12 do trusty 14.04 você já vai sentir algumas mudanças na parte gráfica por que ao iniciar o sistema ele já busca o MIR mais ainda estará utilizando o servidor X, para utilizar o MIR digite os seguintes comandos um após o outro em um terminal esperando a sua completa conclusão e iniciando o outro em sequencia.

sudo apt-get update 

sudo apt-get dist-upgrade 

sudo apt-get install unity-system-compositor 

sudo restart lightdm 

Atenção esta sequencia de comando de terminal é apenas para quem não tem nenhuma versão de teste do MIR já instalada no sistema através de repositório PPA esta é a versão oficial do ubuntu, e quanto aos procedimentos da atualização do kernel este pode ser utilizado da mesma forma para qualquer atualização futura, pois o endereço acima é um disco FTP onde são guardados todos os kernel do ubuntu até os mais modernos e recentes, é apenas escolher a pasta mais nova que já constará na árvore de diretório e na verdade os procedimentos acima descritos de atualização do kernel é o que faz os scripts que são publicados na internet como arquivos de atualização do kernel do ubuntu somente que de forma automática, mais se estamos utilizando a forma manual não se faz necessário aguardar a boa vontade de que alguém publique um script na net.

OBS: disponível hoje 21/11/2013 a versão 3.12.1 do kernel para esta atualização e todas as futuras basta procurar pela pasta correspondente no site, e repetir a instalação como descrito no post e após algumas atualizações veja como limpar o kernel de versões antigas a maneira mais fácil é utilizando o ubuntu tweak, cuja instalação via ppa é facilmente encontrado em posts na internet.

4 comentários:

Hugo Bastos disse...

Nelton geralmente se mede os frames do mesa e neste caso são bem superiores e acho que a inicialização é sim um pouco mais lenta por não se tratar do kernel original e por isso o sistema reporta este erro de USB que na verdade é pelo fato das configurações um pouco diferenciadas, entretanto as requisições são bem mais rápidas e o suporte a hardware muito mais amplo além dos driveres do kernel mais recente esta pequena perda na inicialização é compensada de longe pelo ganho geral de desempenho tanto no video como no sistema.

Hugo Bastos disse...

Gostaria apenas de explicar que embora conste na inicialização um erro este é recuperado durante a própria inicialização,por isso uma inicialização alguns segundos maior, entretanto o sistema inicia normalmente e muito melhor que o kernel default do ubuntu que continua na inicialização podendo iniciar por ele a qualquer momento.

João Gondim disse...

Olá, Hugo, parabéns pelo seu blog, acompanho ele há muito tempo. Tem como o processo de atualização para o kernel mais recente ser configurada para ficar automatizada?

conan disse...

Qu'on les aime ou qu'on les déteste, le succès de Panerai est indéniable et vraiment stupéfiant. En quelques années,replique rolex elle est sortie de l'obscurité pour devenir l'une des marques les plus populaires et les plus recherchées au monde. Le PDG de Panerai, Angelo Bonati, a été largement reconnu pour le succès de Panerai et est à la tête de l'entreprise depuis 2000. Dans cet article, il parle des premiers jours de la marque, comment et pourquoi Panerai a réussi, l'avenir de la marque, et aussi quelle marque de luxe il admire le plus. fausse montreC'est une lecture incontournable pour tout Panerisiti.