Pesquisar este blog

sábado, 11 de setembro de 2010

SOLUÇÃO DEFINITIVA 2D SIS 671 UBUNTU 10.10 MAVERICK 32 E 64 E TODAS VERSÕES FUTURAS


Nunca utilizei driver vesa nas placas sis 671/672/771 no ubuntu durante muito tempo, por causa das malditas flags ou seja a reprodução em menos de 24 quadros por segundo de videos, que deixa todos os videos em camera lenta ou saltando, entretanto nunca estava satisfeito com a verdadeira cascata de bugs gerada pelos outros drives 2d disponiveís, pois mesmo tendo todo um trabalho de compilar o driver para aquele xorg e arquitetura utilizada, amargava bugs gerado por estes drives alienigenas, por exemplo com driver sisimedia o meu ubuntu lucid não rodava nada no totem pois este fechava toda hora fiquei sem opção e tive que utilizar vlc que tem drives e configurações bem independentes do sistema, e o próprio sistema não queria desligar ou reiniciar, entretanto o driver vesa do ubuntu lucid em diante evoluiu bastante, aumentando exponencialmente sua taxa de fps, se aproximando de uma fronteira que já permite a exibição de qualquer video em 24 quadros por segundo ou mais além de uma exibição perfeita dos videos do youtube em tela cheia com uma pequena modificação no flash, tive muito trabalho com o xorg.conf para equalizar resolução virtual e real, que vou explicar abaixo um pequeno procedimento, mais consegui uma taxa de fps que garante tudo isso, além de nenhum bug gerado pela instalação de drives externos, nativos do mandriva ou outros, o trabalho todo se resume em baixar o xorg.conf no link abaixo:

xorg.conf vesa especifico sis 671/672/771 1280x762


xorg.conf vesa especifico sis 671/672/771 1280x762 (link depositfiles)


após salvar o arquivo abra o nautilus como usuário root no terminal digite sudo nautilus, e verifique se na pasta /etc/X11, existe o arquivo xorg.conf, se não existir clique com o botão direito do mause dentro da pasta /etc/X11 e escolha a opção criar documento e arquivo vazio, nomeie este arquivo como xorg.conf cole o conteudo do arquivo do download dentro deste caso já exista o xorg.conf, antes faça um backup em outro local, e apague todo o conteúdo e cole o do arquivo download, reinicie o sistema as vezes na primeira vez costuma aparecer um barra lateral é porque os modulos quase sempre não são lidos com perfeição na primeira inicialização reinicie novamente e o problema será sanado.

O sistema estará em 1280x800 24 bits entretanto parece que a imagem não cabe na tela embora a resolução seja a correta da tela dos CCE e acteon, isso se explica porque a resolução do driver vesa é real, logo 1280x800 é sempre maior que a própria resolução especificada para correção deste contratempo clique em sistema - preferencias - monitores e reduza a resolução para a segunda opção ou seja 1280x768 pois reduzindo um pouco a resolução vertical vai dar certo com a resolução virtual dos demais drives, e a imagem vai ficar correta para o tamanho da tela, lembrando que este xorg foi desenvolvido para uso na tela de lcd dos CCE e Acteons de 1280x800, que utilizam placas de video sis 672 miragem 3 pode ser utilizado também como sis 671/771 com monitor LCD de 1280x800 se sua tela for de leds com certeza não funcionará, uma pena eu não ter disponível sequer um monitor de LED senão já teria com certeza uma versão para este hardware CRT com certeza funciona pois consta resoluções 4:3 no xorg.conf e LCD que requeira uma resolução maior, funciona até o limite de resolução máxima estipulado no xorg.conf ou seja 1280x800 real algo que ultrapassa em muito esta barreira, mais para quem pretende modificar o xorg.conf seja para funcionamento com LEDS ou maior resolução com LCD já tem um bom ponto de partida.

Para assistir videos em Flash com tela cheia neste driver faça o procedimento do link http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/dica-importante-para-o-funcionamento-de.html

Um detalhe importante é que funciona muito bem no lucid, mais é imbatível no ubuntu maverick pois o driver vesa recebeu ainda mais atualização, além de todos os problemas do plymouth nesta versão já estarem sanados, pode ser usado com 32 ou 64 bits pois o driver é nativo e não gera bugs, além desta solução ser satisfatória para uso 2d em todas as demais versões que virão do ubuntu, pois quem adquiriu um notebook ou netbook com sis não pode esperar deste aparelho bom rendimento em jogos 3d, mais sim um uso corriqueiro para trabalho, assistir videos ou boa imagem para acesso a internet, se quiser um bom rendimento em aceleração 3d adquira alguma coisa com nvidia.

A intenção deste post é chamar a atenção para o fato de que esta se tornando com a evolução do drive vesa muito mais interessante correr atrás da configuração correta do xorg.conf do que atrás de um drive, o xorg.conf que estou disponibilizando deu muito certo no meu acteon M5 mais muitos terão que ir atrás de uma configuração mais adequada ao seu hardware, entretanto vesa é a partir desta versão do ubuntu uma opção muito interessante de funcionamento eficiente em 2D das placas de video sis 671/672/771.

Continuo trabalhando no Xorg.conf, hoje 12 de setembro de 2010 cheguei a um xorg.conf ainda mais eficiente e mais generico que vai abranger mais monitores LCD e CRT, que pode ser baixado no link abaixo, este tem uma opção a mais que melhora o desempenho. " O link acima já foi redirecionado para a nova versão"

Para os que tem monitor LEDS vai aqui uma dica importante que não pode ser testada por mim mais que vou postar, as alterações de parametros para alcançar a resolução de 1336x768 necessaria para muito deste monitores

no Final da seção monitor e antes de gamma 1.0 adicione a linha

Modeline "1366x768-60.0" 85.86 1366 1440 1584 1800 768 769 772 795 -hsync +vsync

e na linha modes adicione "1366x768@60"

estes são os parâmetros para alcançar a resolução pretendida sabendo os parâmetros e modificações do xorg.conf da para por em funcionamento perfeito estas placas horríveis em 2d no ubuntu.

Reuni alguns amigos que sabia tinham equipamento com sis 672 usando ubuntu e tentei instalar desta forma mais para minha surpresa alguns conseguiram lindamente e outros nunca fiquei intrigado e descobrimos que é necessário ativas alguns modulos do kernel que vem desativado no ubuntu por defalt para conseguir uma instalação perfeita em todos os hardware, além de depois que ativamos estes modulos o driver ultrapassou o rendimento do driver sisimedia por exemplo, alcançado a marca 1000 frames in 5s o que dá uma media de 200 fps um resultado igual ou maior que os outros drives 2d disponíveis para sis 671 em linux só que com a vantagem de não gerar bugs, para ativar os modulos é muito simples basta editar alguns arquivos do ubuntu.

no arquivo /etc/modprobe.d/blacklist-framebuffer usando o gedit como root chamando no terminal sudo gedit bote um # antes da linha blacklist vesafb a linha fica assim #blacklist vesafb salve, no mesmo gedit já aberto abra o arquivo /etc/modules acrescente no final as linhas "fbcon" e "vesafb" não é um após o outro e sim coloque no final do arquivo no inicio da primeira linha em branco logo após o que vier escrito no arquivo que foi aberto fbcon sem as aspas inicialmente explicitadas clique em enter e na outra linha sempre no inicio coloque vesafb, salve e feche e reinicie o sistema.

OBS: diante da grande quantidade de notebooks e monitores lcd com 1440x900 de resolução ponho a disposição outro xorg.conf que deve ser manipulado da mesma maneira descrita acima entretanto é destina do a monitores com resolução 1440x900 não testei pois não tenho o hardware mais vale a pena disponibilizar no link abaixo, mesmo a titulo exemplificativo ou como ponto de partida para quem tem esse tipo de monitor seja no notebook ou no desktop.

xorg.conf_vesa_1440x900


xorg.conf_vesa_1440x900 "link depositfiles"

Meu trabalho neste xorg.conf é continuo e hoje 17 de setembro de 2010 estou mudando o link para a quinta versão sendo esta a definitiva, pois consegui aumentar em mais de 100 % o desempenho inicial mais para isso tive que tornar o xorg.conf inteiramente especifico para sis 671/672/771 pois esta se utilizando do opções especificas para estas placas embora se utilize de driver vesa pode não funcionar em alguma outra placa, e nesta opção a configuração de resolução já abre correta inclusive a do GDM, estou também conseguindo a disponibilidade de um notebook com monitor 1440x900 para testar e aperfeiçoar um xorg.conf nos moldes deste 1280x768 disponibilizado no link correspondente e depois pretendo criar um post específico para este outro xorg.

Apenas como lembrete já foi dito acima da possibilidade de barra lateral no primeiro boot com este xorg mais que ao reiniciar novamente ela não mais estaria lá, isso também é valido para cada modificação bem sucedida no xorg.conf vesa, logo a cada alteração no xorg não se assuste com a barra lateral, reinicie novamente e ela desaparece caso não consiga pois a lateral do painel superior as vezes fica escondida, abra um terminal e digite sudo init 6 o computador vai reiniciar imediatamente após a senha e cliquar em enter.

Para os que preferem o driver sisimedia da intel para sis utilizado no mandriva já tenho dois posts para o funcionamento da placa de video sis 671/672/771 no ubuntu 10.10 maverick, nos seguintes links:"este driver é precompilado e funciona apenas no 10.10"

32 bits - http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/10/sis-671-no-ubuntu-maverick-1010-32-bits.html

64 bits - http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/driver-mandriva-2011-0-para-uso-em-sis.html

35 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente não funfo... Uso o Ubuntu 10.04 em um Philco com essas malditas placas de quinta cetegoria. Mas acho que as versões do tudo funfa direito. No site da SIS (sistemas infelizes e sádicos) tem um drive que eles fornece, mas eu não sei colcar pra funfa, vc poderia dar uma olhada...

Ateh mais.

Hugo Bastos disse...

Marcos tem que ver se o seu monitor é LCD ou leds alguns modelos da PHILCO já são LEDS, ou tem resoluções estranha se for LEDS ou com resolução absurdamente diferente, com este xorg.conf não vai funfar mesmo não a configuração é para LCD 1280x800 ou CRT, certeza de funcionamento para CCE e ACTEON, estou utilizando agora para postar este comentário no meu acteon m5

Hugo Bastos disse...

Vai aqui uma dica importante para quem interesse desenvolver um outro xorg.conf para monitores leds a maioria dos modelos da PHILCO e outras que se utilizam deste monitor de 13,3 polegadas LEDS usam resolução 1366x768 acredito eu e não pude testar pois não tenho o hardware por isso não inclui esta resolução, que incluindo a resolução acima no xorg.conf funciona com certeza neste tipo de monitor.

Rafael Machado disse...

Hugo, parabens pelo Blog. Suas dicas foram muito util para mim e creio que para muitas outras pessoas tbm.

estou com o Maverick numa pendrive.
Tem se mostrado um otimo sistema e espero ansioso por sua versao final.
Meu notebook tem resolução de 1440x900, quem sabe eu consiga usa-la com o Maverick qnd instala-lo. Aquele driver do Mandriva foi muito bom.
deveria pedir p/ alguem fzr um DEB para auto instalar tudo....
abraço

Blog de Testes disse...

O comentário sobre a solução do Flash em Fullscreen é meu no Blog que você retirou a dica. :D

Blog de Testes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Bastos disse...

BLOG DE TESTE- Não sabia que a dica do flash era sua, mais é uma grande sacada, do jeito que eu gosto simples e eficaz, o driver sisimedia do mandriva funciona no ubuntu igualmente como no mandriva, mais a canonical não juntou este driver ao sistema como fez o mandriva, talvez porque ele torne o sistema tão instavel, e isso ocorre apenas em alguns hardware em que a placa sis 671 esteja espetada, eu já postei no blog uma versão para o xorg 1.9 do maverick 64 pois os drivers do lucid não funcionam no 10.10, e tem muita gente que se deu bem com este driver, pois o hardware que possuem é mais compatível, mais eu estou utilizando a solução do vesa em 1280x768 pois deixa o sistema muito estável em qualquer configuração de hardware, e no xorg 1.9 do ubuntu 10.10 esta com um desempenho idêntico ao sisimedia.

Raphael disse...

Bom, eu comentei e acho que perdi o texto todo, deu erro 503. Se tiver duplicado, me perdoe. Fiz o procedimento e o resultado foi http://img839.imageshack.us/img839/2978/img141001.jpg Tive que fazer backup do xorg pelo modo de recuperação. O que eu uso aqui funcionava em 1280 para o Ubuntu 10.04, mas depois que atualizeo para o 10.10, não funciona mais, assim como o monitor externo. Estou limitado ao 1024 aqui. Alguma dica?

Hugo Bastos disse...

Rafael- Pelo que você esta me dizendo parece que você tentou usar o driver antigo do 10.04 que tem xorg 1.7 no ubuntu 10.10, que não funciona para vesa não é necessário nenhum driver apenas o xorg, pois o driver já estara lá no sistema, o driver do lucid não funciona no maverick, já tem neste link a versão ubuntu 10.10 64 não tenho ainda a 32 http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/driver-mandriva-2011-0-para-uso-em-sis.html se não funcionou o vesa tente esta pois o vesa é muito bom mais tem que descobrir a configuração para cada computador, fiz este xorg.conf que cobre boa parte do hardware em que a sis 671 possa esta funcionando entretanto para alguns pode precisar de ajustes, como os que tem monitor 1440x900 ou que tenham monitor de leds.

Raphael disse...

Também não funcionou usando esse em 64, eu aadicionei o .so e o xorng,conf e quando reiniciei, ficou apenas no modo de linha de comando. Aqui tem um print da minha pasta de drivers (eu acho), devo excluir alguma coisa daí? http://img299.imageshack.us/img299/4326/capturadetela2b.png
Pode ser isso que está dando conflito com o maverick? Quando tava com o Lucid, tentei de um tudo para colocar o 1280 e quando consegui, não fiz mais nada. Eu tentei instalar uns arquivos, mas não tive sucesso, o que funcionou foi o driver do site do titao: http://softwarelivre.org/titao/blog/resolvido-video-sis671-no-ubuntu-9.10-notebook-positivo até postei o xorg usado no meu blog: http://ahvaproinferno2.blogspot.com/2010/08/ubuntu-104-no-notebook.html Bom, não é de LED, é LCD mesmo.

Hugo Bastos disse...

Rafael, tente vesa mesmo mais vou dar uma dica consegui em todos mais a modificação que tive que fazer em alguns notebooks foi na varredura horizontal e vertical no xorg 1280x768 que esta disponível para download no blog esta assim:

Horizsync 31.5-50.0
Vertrefresh 56.0 - 65.0

não tinha muito desempenho pois foi feita para ser muito generica o monitor que queria era o monitor do acteon m5 cce fui no site da cce e baixei o manual de instruções e nele descobri que o monitor era o 14,1 polegadas WXGA TFT LCD colorida, então com muita pesquisa no google descobri a taxa de varredura especifica para o monitor em questão e as variaveis acima foram modificadas para:

Horizsync 40-50.0
Vertrefresh 30-50.0

veja que houve uma grade modificação que lembrando que antes e após do traço significa de um numero a outro e ai este monitor mostrou toda a sua beleza de imagem repare que com um pouco de pesquisa da para construir xorg.conf vesa praticamente para qualquer hardware.

Fred Chevitarese disse...

fGostei muito desta solução também. Já havia utilizado o driver da SIS, mas depois que atualizi não funfou direito.

Apliquei esta solução e foi d+ .
O resultado do glxgears foi quase o mesmo, afinal, não se pode esperar milagres deste chipset né :p

Só as letras estão um pouco desfocadas. Tem alguma dica?!

Obrigado

Hugo Bastos disse...

Fred Chevtarese, por incrivel que pareça eu estou utilizando vesa em 1280x768 e não sisimedia em 1280x800 o maximo da minha tela, pois acho menos problematico para rodar o totem e os plugins gstreamer, pois com o sisimedia em determinadas configurações de video so com VLC ou outros players com configuração e codecs destacadas do sistema, mais para mim não há letras borradas, se bem que desenvolvi uma sexta versão que vou postar no blog entretanto mesmo na quinta isso não ocorreu, sei que é muito óbvio, mais verifique em sistema-preferencias-aparencia na aba fontes se o que esta marcado é suavização de subpixel (LCDs) isso se sua tela for LCD marque esta opção, se for CRT marque como opção melhores formas.

otavio disse...

Aqui ficou com um monte de telas multiplicadas, mostrando a msm area de trabalho um monte de vezes uma do lado da outra :\.

Unknown disse...

Pois é, aqui também deu esse problema de ficar um monte de telas embaralhadas. Utilizando o driver VESA a maior resolução que eu consigo é 1024x768.

Hugo Bastos disse...

Para todos os que pretendem instalar esta solução vai aqui algumas limitações que devem ser respeitadas deste xorg.conf.

1- este xorg se destina para placas sis 671/672/771 pois foram implantadas opções especificas para estas placas não é porque é vesa ou curinga que tem a certeza de funcionar com outras placas.

2- Esta otimizado para uma resolução de 1280x768. em lcd mais contem opções de funcionamento em CRT neste segundo caso com resolução maxima de 1024x768 mais pode ser incluida resolução maior,com alterações no arquivo, não prevê nenhuma resolução tipica de monitor de LED.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ventura Orlando

Aqui tambem ficou um monte de telas embaralhadas.
O computador e um CCE XLE-432 com tela 14.1pol WXGA LCD colorida (1280x800).
Depois tirei o xorg.conf mas não voltou ao normal.
Qual seria a sugestao?

Ventura

Unknown disse...

Ventura Orlando

Com o driver VESA não consegi. Tive que reinstalar o Ubuntu. Aí tentei com a outra dica do Sisimedia e funcionou.
Fico muito agradecido pelo seu trabalho, já que suas dicas são muito úteis, principalmente para quem não entende muito, como é o meu caso.
Muito obrigado.

Ventura

Unknown disse...

Nossa como é dificil entender tudo isso... mais é facil... realmente funciona..obrigado. Somente tem q baixar o xorg no link abrir como usuário root no terminal digite sudo nautilus, e verifique se na pasta /etc/X11 existe o arquivo xorg.conf, se não existir clique com o botão direito do mause dentro da pasta /etc/X11 crie 1 documento e escolha a opção criar documento e arquivo vazio, nomeie este arquivo como xorg.conf cole o conteudo do arquivo do download dentro deste caso já exista o xorg.conf, antes faça um backup em outro local, e apague todo o conteúdo e cole o do arquivo download, reinicie o sistema. Obrigado vou esperar a aceleração 3D ok....obrigado

Anônimo disse...

Olá
Não estou conseguindo criar o arquivo na pasta X11, não aparece a opção clicando com o botão direito do touch.
E agora?

Anônimo disse...

Opa, acho que a solução não foi definitiva ... Depois de tentar instalar o driver e não ter conseguido (pelo seu tutorial de como instalar o driver 64bits no maverick), formatei novamente e usei essa solução, que até ontem funcionou maravilhosamente ... até que veio a atualização de ontem, quando reiniciei, as malditas listras voltaram, então eu simplesmente repeti o tutorial, mas não adiantou. Será que o problema é só comigo ? Será que tem solução ? Espero que sim !

Obrigado Hugo, continue o bom trabalho!

henrique disse...

usando seu xorg com drive vesa no meu note com sis672, porem com resolução 1024 sendo q o meu note é 1440, quando tento usar o xorg de 1440 a interface grafica fica toda distrocida e com varias linhas, ou seja, não da pra ver nada.. ideias?

João Gondim disse...

Meu velho, primeiramente muito obrigado. Seu blog me ajudou muito a não voltar pro windows, sou MUITO leigo no linux, mas aos trancos e barrancos estou me virando. Teste o driver do mandriva e tá ótimo aqui, mas queria sua opinião a cerca de qual método usar: esse do driver vesa ou o do mandriva ? Quais as vantagens de cada ? Qual me oferece a melhor resolução ? Desde já agradeço.

amindf disse...

Muito obrigado cara, o seu post foi o único que me ajudou. Consegui deixar minha tela numa resolução boa, estou vendo bem os vídeos no YouTube. Depois eu vou testar os jogos e os vídeos clipes do meu acervo.

Danilo Dias disse...

Cara, eu te amo!

kkkkkkkk

Muito obrigado!

André Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Garcia disse...

Utilizei o primeiro script do xorg na versão 10.04 em um Positivo T5800 placa sis mirage 3 671... Funcionou de prima sem qualquer problema.

Parabéns...

Obrigado.

amizaday disse...

olha meu querido nem sei como te agradecer já tem é dias que estou tentando encontrar uma solução e não consequia no meu ubuntu 12.04 deu certinho ficou perfeito Deus te abençõe.

amizaday disse...

olha meu querido nem sei como te agradecer já tem é dias que estou tentando encontrar uma solução e não consequia no meu ubuntu 12.04 deu certinho ficou perfeito Deus te abençõe.

Unknown disse...

Funcionou 100% esse arquivo xorg no Xubuntu 12.10, note (carniça) Positivo Premium.

Valeu.

sucessoforever disse...

no ubuntu 13.04 e minha placa sis a tela ficou com listras e divida em quatro. tive que recuperar o video para defalt. Infelizmente não consegui a resolução total. Gostaria de saber se há algum erro no xorg.conf acima para meu notebook. Um abraço.

sucessoforever disse...

no ubuntu 13.04 e minha placa sis a tela ficou com listras e divida em quatro. tive que recuperar o video para defalt. Infelizmente não consegui a resolução total. Gostaria de saber se há algum erro no xorg.conf acima para meu notebook. Um abraço.

Lufe disse...

Muito obrigado, deu certo cmg essa dica!! A única que deu certo, aliás

willamy magalhães disse...

Não funcionou no ubuntu 14, placa SIS, reiniciei varias vezes mas a tela repartida não saiu.