Pesquisar este blog

sábado, 31 de março de 2012

SOLUÇÃO VíDEO SIS 671 / 672 / 771 / 772 E SERIE PARA UBUNTU 12.04 E TODAS AS DEMAIS VERSÕES DO UBUNTU E DERIVADOS



Muito já publiquei sobre a solução do problema da placa de vídeo, SIS 671 / 672 / 771 / 772 e demais placas de vídeo desta serie, 3D da sis este post na verdade é um esclarecimento, pois já fiz dois posts um para o ubuntu 11.04 e outro para o ubuntu 11.10 e que são praticamente iguais, para não se tornar repetitivo, gostaria de esclarecer que a solução ali apresentada é muito boa e que serve para todas as versões do ubuntu, seja anterior ou posteriores, pois consiste em instalar os pacotes ali expostos ou seus correspondentes em versão futura caso estes pacotes venham a se tornar obsoletos, o que não ocorreu com nenhum, desde a versão 7.04 ou seja a primeira que experimentei, pois se tratam de pacotes que propiciam a compilação de um código fonte que se adapta a qualquer versão do ubuntu, kubuntu, xubuntu, medibuntu ou qualquer outro derivado deste tipo, que possa compilar com os mesmos pacotes ali apresentados.

Esta solução portanto se adapta perfeitamente para qualquer versão posterior ou anterior do ubuntu, bastando saber os pacotes correspondentes caso algum tenha mudado ou venha a mudar de nome, bem como para qualquer derivado que compile com os mesmos pacotes, como kubuntu, xubuntu, medibuntu ou qualquer outro.

Para acessar o post e seguir as instruções no qual fiz a instalação da versão 11.04 clique neste link:



Para acessar o post e seguir as instruções no qual fiz a instalação da versão 11.10 clique neste link:



Comparando os dois posts verifica-se que praticamente nada se modificou de uma versão para outra e certamente não vai se modificar nesta versão e nas próximas, por esta razão vou apenas esclarecer de acordo com os inúmeros comentários que chegaram. Que tendo por causa o fato de se tratar de um driver compilado pelo próprio sistema ele se adapta automaticamente para qualquer versão do ubuntu e derivados que compile com os mesmos pacotes, se tornando aplicável para todas elas.

Apenas lembrando que cada derivado tem seus próprios programas e devidas formas de chamar por exemplo o terminal, e diferentes programas em funções iguais, como por exemplo no ubuntu o gerenciador de arquivos é o nautilus, já no xubuntu é o thunar, no ubuntu o editor de arquivos de texto padrão é o gedit no kubuntu é o kate, há também diferenças quanto ao sudo no kubuntu, obviamente para estas funções vai se abrir no respectivo derivado o programa equivalente a função pretendida, mais no geral dá perfeitamente para qualquer um com conhecimento básico a médio do sistema, fazer todos os procedimentos do post em qualquer de seus derivados, bastando para isso apenas se informar a respeito das peculiaridades do derivado pretendido.

OBS: Este driver também é compatível com SIS 717

58 comentários:

Rafael Machado disse...

Grande Hugo! se nao fosse por voce muitos estariam peridos na hora de usar o notebook..., eu mesmo vou ter q passar a usar o 12.04, pois o 10.10 perdeu suporte....
Como fica o Gnome 3 com esse driver?

Hugo Bastos disse...

Olha Rafael este também é uma driver 2D e roda apenas o unity 2D, ou qualquer outro sistema que não exija efeitos, entretanto este driver traz uma vantagem em relação aos outros que é uma taxa de FPS bem mais avantajada, por isso entre os drives 2D disponíveis posso dizer que é o melhor até pelo fato de se adaptar como uma luva ao seu sistema pois no momento em que ele é compilado dentro do seu sistema ele vai ser formatado para as caracteristicas especificas do mesmo, e a taxa maior de FPS acaba com um velho problemas destes drives 2D para SIS que é a não formação de alguns elementos do Video, quantas vezes não tinha um botão que deveria esta ali e não foi exibido com os outros drives 2D, que não são compilados desta forma.

Hugo Bastos disse...

Apenas lembrando que as outras interfaces que não o gnome 3 dos outros derivados Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu e outros sempre trazem alternativas de exibição sem efeitos que não o unity 2D portanto nestes não é necessário instalar o unity 2D, pois estes derivados ou seja naqueles em que os efeitos são requerido como o kubuntu vai ser exibido uma alternativa sem efeitos e nos que não é requerido por default como o lubuntu pois LXDE não requer efeitos a exibição da interface gráfica se faz normalmente.

Unknown disse...

Olá Hugo, testei os procedimentos que você indicou no Ubuntu 12.04 beta e está tudo ok, tanto na resolução (1280x800) como a exibição de vídeos sem XV.
Obrigado
FranciscoLima
http://linuxnomicro.blogspot.com.br

Paulo Rone Araujo de Jesus disse...

Olá Hugo!
Parabéns pelo seu blog é muito útil!

Há um tempo eu tento resolver um problema no meu notebook Positivo com uma placa sis, hoje atualizei meu Ubuntu para 12.04 LTS, fiz o procedimento que você publicou, no entanto o meu erro persiste.
Erro: Ao precionar Ctrl + Alt + F2 ou assistir vídeo (já testei vários Player) a tela fica tremendo (parecendo tv sem sinal) e não consigo visualizar o shell e nem ver videos!
O resto (resolução, aplicativos, etc..) funciona perfeitamente.
Tu tem alguma ideia como resolvo isso?

Abraços.

Hugo Bastos disse...

Paulo Rone verifique a figura dos posts e a alteração na forma do vídeo para X11 slow como ali esta exposto, além da recomendação do uso dos player ali recomendados, com as alterações que também descrevo no post, acho que não foi realizado conforme descrevi, pois este driver da suporte apenas a x11 slow, tem que ser alterado conforme a figura do post e no player também, logo totem não é suportado pois não permite esta alteração de forma gráfica.

Paulo Rone Araujo de Jesus disse...

Olá Hugo, realmente você estava certo eu não tinha feito os últimos procedimentos, fiz e deu tudo certo!
Mais uma vez meus parabéns pelo seu conhecimento.

Att,

Paulo

Filipe Guelber disse...

Hugo, primeiro parabens pelo socorro quando o assunto eh SiS. Seguinte, eu faco o seu procedimento ha muito tempo, desde o 9.04 e hoje tudo parece ok. O detalhe é o seguinte, uso dois monitores e duas coisas ainda me incomodam: 1)A tela dos dois sempre ficam ligadas. Nao tem como deixa so o do monitor externo e desligar a outra ? 2)Sempre que ligo o monitor externo preciso reiniciar o X, isso sem duvida é o que mais me irrita... se nao fosse isso tava com um uptime de mais de um ano =)

Hugo Bastos disse...

Felipe tente este post que fiz ele resolve o problema de dois monitores em qualquer placa de video é gui gráfico do sistema de video do ubuntu no link abaixo copie e cole no navegador:

http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/12/solucao-simples-para-multiplos.html

henrique disse...

Como fazer para saída vga funcionar?

Hugo Bastos disse...

Henrique no que se trata de SIS um hardware que até no windows que segundo o fabricante há suporte oficial o rendimento é decepcionante, não há garantia de que realmente funcione mais experimente instalar o grandr conforme o post do link abaixo, copie e cole no navegador:

http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2011/12/solucao-simples-para-multiplos.html

não iniciar com o VGA conectado, conecte apenas após o sistema ter iniciado completamente pois caso contrário isso gerar uma confusão de imagens replicada umas sobre as outras, após a conexão do VGA siga as instruções de regulagem que estão no post através da gui gráfica do sistema de video do ubuntu que foi instalada, experimente ativar o vga e depois desligar a tela do note.

Ugo Neiva disse...

Show de Bola Hugo, já venho fazendo seu procedimento a algum tempo sempre com sucesso, ontem atualizei para Ubuntu 12.04 LTS direto do 11.10 e só tive que recompilar o driver, o que é normal, mas o driver ta funcionando ótimo (melhor que no 11.10 diga-se de passagem). Valeu mesmo

Blog de Testes disse...

Hey Hugo. Desde um ano não uso Linux com kernel 3.xx por causa da vida útil da bateria que se esgotou ao instalar o Ubuntu 11.04, então fiz o download do CD do 12.04 pra usar as mais novas atualizações, só que a instalação não avança de jeito nenhum,aparece um erro de que ou o HD está velho ou muito quente e deve ser instalado com a temperatura mais amena, et, ou ainda a imagem pode estar corrompida.
Pela pesquisa que fiz pra tal erro de instalação, diz no Wiki do Ubuntu que a versão 12.04 não inclui suporte a computadores velhos que não suportem PAE e a solução caso queira usar ainda o 12.04 em computadores sem esse suporte, deve ser instalados primeiro 10.04 ou 11.10 e fazer o upgrade.
Pode explicar alguma de suas experiências no assunto? Esse é um laptop da Positivo de 2009 com placa SIS.
Obrigado.

Hugo Bastos disse...

blog de testa acho que o caso não é de suporte mais de hd danificado mesmo e3 muito parecido com caso que vi no viva o linux há algum tempo, verifique este endereço para ver se te ajuda, copie e cole o link no navegador.


http://www.vivaolinux.com.br/topico/PC-Configuration/Erro-HD-no-Ubuntu-10.10

Javier.EJSF disse...

Hugo, muchas-muchas-muchas gracias, muitissimo obrigado. Vc é o meu guru.
Queria fazer dúas perguntas:

1- ¿Será que é possível que vc traduça ista soluçao ao inglês, ou que me permita traduzir pra postea-la aqui?:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=958967&page=81

2- ¿Tem considerado alguma vez utilizar o VLC? Parece que o VLC sem modificar o gstreamer-properties. Vou intentar...

Meu Portunhol é muito pobre, perdao aos meus amigos brasileiros :-(

Hugo Bastos disse...

Javier todo o conteúdo do meu blog é livre igual ao software, que nos gostamos, a única exigência que faço é o que sempre faço com os outros autores que cito no meu blog é simplesmente informar o autor, no mais pode traduzir usar trechos, adaptar, passe a informação adiante para assim disseminar o software livre.

Quanto ao VLC não experimentei, entretanto acho que tem tudo para dar certo, até pelo fato de utilizar codecs independentes do sistema

Blog de Testes disse...

Noticia boa pra usuários SIS.

Ja é possível rotacionar o Cubo em efeitos 3d, como a Lãmpada mágica ao minimizar. =)

Existe uma distribuição Linux chamada ZORIN OS. É uma distro voltada 100% aos usuários Widows quando o caso é ter uma versão do Linux no desktop muito semelhante ao Windows XP ou 7. É possível escolher no login qual versão de desktop se quer usar, no caso do XP e uma área de trabalho parecida com o KDE, para o 7 no ZORIN OS, se usa um acrupamento de janelas na barra pŕoxima ao menu iniciar e ao clicar na caixa de janelas se mostra a miniatura de 3 ou quatro janelas do Nautilus abertas, por exemplo.. etc

Enfim, é uma excelente distribuição, deixei o Ubuntu por um ano e estava satisfeito com essa distribuição, é a dsitribuição perfeita para 2 bilhões de usuarios Windows voltarem os olhos ao Linux no Desktop..

Enfim, fica a dica. É possível usar efeitos 3d com SIS nessa distribuição

Zorin OS Core 6, podem baixar e testar vocês mesmos, Hugo fica a dica.

passarinho disse...

Blog de testes, Zorin OS Core 6 usa que tipo de pacotes?? Meu unico receio de trocar o ubuntu é perder o suporte a pacotes debian.. tem muita boa e simples de instalar com eles

Blog de Testes disse...

Pedro Henrique. Zorin OS e baseado no Ubuntu, e o mesmo faz atualizações nas releases 3.2 e 3.3, baseados nas mesmas do 10.04.x do Ubuntu.

Baseada no Ubuntu, com a interface muito mais amigável e já com suporte a codecs, synaptic instalado, etc.
Pronta pra ser usada e primeira e única que pude rodar o quadrado em 3d na SIS e efeitos compiz.

Zorin OS apesar de ser baseada no Ubuntu não utiliza Unity nem mesmo Gnome Shell ou Cinnamon, tem seu próprio Desktop Enviroment chamado Zorin OS DE.
Essa ultima versão é baseada no 12.04, e não teve o lançamento baseado no 11.10 porque muito se argumentava sobre Unity não ser para usuarios de primeira viagem no Linux e bla bla e depois de um ano de desenvolvimento vem com o Zorin DE com efeitos 3d e 2d ambos usam as últimas atualizções do Gnome 3.

O que mais impressiona é que, do Live CD, no meu caso testei na USB, já carrega os gráficos com compiz em 3D, (Isso mesmo efeitos compiz num notebook SIS), muto lags e não deu tempo de eu poder instalar os gráficos do post para testar os frames.

Vou deixar aqui essa dica. Pra quem gosta do Ubuntu e mesmo quer orientar algum LInux no desktop pra um amigo pelo facebook e por ai vai, essa é a mais amigável distribuição Linux pra usuários de primeira viagem.

E ainda roda efeitos compiz no notebook SIS, já pensou?

Hugo, pode testar por um Live USB e dar uma olhada nesses "drivers SIS" já inclusos? Porque no caso do Ubuntu existem 2 Desktops: Unity 3D e o 2D, mas pra quem tem um note SIS só vai poder usar o 2D, diferente do Zorin DE onde se pode usar os 2.

Pra fazer a instalação do Ubuntu 12.04 não foi possível pra mim pelo USB, tive que baixar o 11.10 que nunca usei, pois tinha um Zorin baseado no 10.10 e depois de instalado o 11.10 fiz o upgrade para o 12.04, e agora depois desses efeitos 3D com SIS, penso em trocar definitivamentede distro, pois essa LTS vai ficar ai por pelo menos 5 anos de atualizações.

Hugo, da uma olhada ai nessa distro e nos drivers, por favor.

Obrigado.

Blog de Testes disse...

So um detalhe:

Com Zorin OS em teste, no Live CD/USB vai entrar direto na sessão com Zorin DE com efeitos Compiz/3D, para entrar no modo 2D, você deve Logout, depois escolher o Zorin Fallback mode que é o desktop 2D;
Em Usuário de Login digite live e em password, apenas aperte ENTER.

Interessante é que entrando no Gnome 3 Classic e em Classic fallback mode, não tem efeitos 3D de jeito nenhum em nenhuma dessas opções.

Alguém tem que pegar esses drivers e trabalhar melhor pois dá muito lag, tendo que reiniciar a sessão. Se alguém souber quais são os drivers que são carregados durante o DE default do sistema e esse mesmos não são carregados em outras opções de DE como Unity tem que fazer uma força aí pra ajudar. É possível já usar o quadrado + janelas gelatinosas.

À parte disso, fiz o teste no glxgears após instalar os drivers do post aqui do Blog para SIS Mirage, e no glxgears deu FPS de 631, é bom?

Aqui vai o link da comparação Windows VS Linux, com Zorin 5, baseado no Ubuntu 11.04.

http://www.youtube.com/watch?v=QHCDU-CUoaQ

Auf wiedersehen.

passarinho disse...

então, baixei e rodei ele pelo cd, realmente o compiz funciona, mas esta travando muito, tela fica piscando direto...
Resumindo, não tem como usar!

Blog de Testes tem algo para melhorar isso? Pq por um momento pensei em usar essa distro

Blog de Testes disse...

Ainda instalei os drivers mencionados no Blog, e praticamente não fizeram diferença, mesma experiência que você teve ai, Pedro Henrique. Loguei com o DE 2D pra desagtivar umas coisas nompiz e voltei para o 3D e tela piscando e lags.

Compiz funciona com SIS, já é fato, mas com relação a esses drivers, alguém precisa trabalhar melhor e fazer uma recompilada para se possivel, conseguir carregar o Sistema completo já em 3d.

Essa é a distribuição Linux mais amigável, tanto que essa nova release, só por já rodar os graficos em 3d é Épica. Sei que gosta do Ubuntu, mas se quiser que o Linux se prolifere no Desktop, precisamos de distribuições como essa, e blogs como esse também.

masato k. disse...

Na Debian wheezy, não podia compilar os codigos da fonte da github version sem "patches" do arch linux depois da atualização do xserver-xorg para 1.12.

[Solução I]

Na página
https://projects.archlinux.org/svntogit/packages.git/tree/trunk?h=packages/xf86-video-sisimedia
baixe os arquivos
1. xserver112.patch
2. xf86MapDomainMemory-pci_device_map_legacy.patch
3. sync-with-freedesktop.patch
4. swap-func-rename.patch
5. pciTag-removal-workaround.patch

Patchea-los manualmente. Bom, é um pouco trabalho porque devemos modificar os números das linas indicadas nos patches antes de aplicar.

$ ./configure --prefix=/usr --disable-static
$ make
$ sudo make install


[Solução II]

Podemos aproveitar a fonte da pacote do arch AUR diretamente sem modificação dos códigos.
(Será que é o pacote do aquele argentino escreveu?)

Na página
https://aur.archlinux.org/packages.php?ID=34256

baixe "Sources" xf86-video-sis671-xxx-xxx.tar.gz
como
$ wget 'https://gitorious.org/xf86-video-sis671/sis-671-fix/archive-tarball/xf86-video-sis671-0.10.3' -O 'xf86-video-sis671-sis-671-fix-xf86-video-sis671-0.10.3.tar.gz' -c
ou sua maneira

e descongele o
$ tar xfv xf86-video-sis671-sis-671-fix-xf86-video-sis671-0.10.3.tar.gz

$ cd xf86-video-sis671-sis-671-fix

No diretório xf86-video-sis671-sis-671-fix,

$ autoreconf -vi
$ ./configure --prefix=/usr --disable-static
$ make
$ sudo make install

Neste caso temos que indicar 'Driver "sisimedia"' entre 'Section Device' e 'EndSection' de /etc/X11/xorg.conf.

Se GLX não funcionasse direto e/ou glxinfo reclamasse alguma coisa para te, verifique-se todos os arquivos relacionados com "mesa", especialmente, ligado com dri, porque, infelizmente, GLX usa DRISWRAST ainda.

Acho que o pacote da solução II é mais sofisticado e leve do que solução I com cheio de patches, e gnome-shell funcionou. Gostei disso.

Na Debian não tem Unity. Viver como fundamentalista não e fácil.
Ubuntista poderia tentar com Unity 3D?

# Desculpe meu escrito português terrivel porque sou estrangeiro.

Vesb Desing disse...

Olá Hugo, o meu problema foi na parte de colocar ocomando:
./configure --prefix=/usr --disable-static
Pois ele faz tudo certo, mas passa a mensagem de que falta o s pacote:
No package 'xorg-server' found
No package 'fontsproto' found
E depois, quando mando o comando:
make
Ele acusa falta de alvo:
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. Pare.
Já tentei procurar este acote no synapic mas não achei. O que você acha que deve ser?
Desde já agradecido pela compreensão e parabéns pelo blog.

Hugo Bastos disse...

Pessoal ligar o 3D ou até mesmo fazer funcionar o compiz nunca foi o principal problema da SIS já fiz muitos posts no passado que ligava o 3D usando parte do drive da distro Satux e até mesmo outras soluções com vesa e sempre existiu soluções para ligar o Compiz, mais o que não deixa estas soluções serem realmente viáveis é o desempenho dos drives para SIS no linux, que tem uma taxa de FPS horrível e quando se liga uma destas opções fica impossível de trabalhar pois a imagem pisca e treme em um efeito chamado lag alguns chamam de flag, porque o 3D ou o compiz reclamam taxas de FPS bem elevadas, portanto a imagem realmente ganha qualidade apenas em 2D, talvez os desenvolvedores do unity tenham razão de acabar com o unity 2D e partir para um sistema muito interessante que emula 3D usando o processador e não a placa de video isso realmente pode ser a solução para SIS e outras placas problemáticas.

Paulo Ramon "Pramon71" disse...

Hugo, boa tarde!

Parabéns pelo seu trabalho e seu esclarecimento a todos que têm esse horrível chipset no notebook.

Eu tenho um CCE XLE-432 que, infelizmente, veio com o vídeo da SiS. Sempre tenho que buscar soluções alternativas como essa sua para poder ter a resolução 1280x800 disponível, porém estou passando por um problema, depois que comprei esse notebook já troquei de tela duas vezes (estou na minha terceira), pois as mesmas começam a perder a imagem até que acabam queimando, você acha que isso decorre do não suporte oficial da SiS para Linux?

Observação: eu só uso Linux no Notebook.

Hugo Bastos disse...

paulo Ramon os drives 2D para sis pelo contrário por terem um nivel de atualização da tela portanto FPS muito baixo longe de serem um perigo para a durabilidade são na verdade um resguardo para esta, o problema da CCE é que o hardware utilizado é muito ruim éu mesmo tive um notebook que morreu devido a problemas na placa mãe há pouco tempo atrás ele simplesmente não lia mais a bios e tive relatos idênticos em loja de manutenção inclusive de pessoas que durante toda a vida útil do aparelho usaram apenas windows, no caso tudo é possível com uma SIS e CCE então é o cumulo do absurdo.

Unknown disse...

fiz um post de como desativar o XV no Slackware (minha distro principal) que serve principalmente para quem usa o Kubuntu e não tem como usar o gstreamer-properties, tá aí:

http://itaman.blogspot.com.br/2012/06/desativar-xv-no-slackware-com-placa-sis.html

Unknown disse...

Olá Hugo, já acompanho suas soluções desde que comprei um notebook sim+ com linux e resolvi adaptar o ubuntu nele. Atualmente rodo a versão Xubuntu 12.04, mas tenho problemas constantes de screen-flickering para iniciar e para desligar também… você saberia alguma solução para esse problema? Muito agradecido! :)

Hugo Bastos disse...

Oi joaquim este problema do screen-flickering, em drives sis vem desde a a adoção do plymouth para iniciar o sistema pois este sistema sempre opera com resolução mais baixa que todo os sistema, para solucionar este efeito de televisão com defeito, faça o seguinte:


1 – No Terminal, digite:

sudo gedit /etc/default/grub

2 -Localize a linha “#GRUB_GFXMODE=640×480” e, abaixo dela, adicione a seguinte:

GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280×800

4 – Atualize as configurações do Grub e gere uma nova imagem initramfs:
1

sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u

5 – Reinicie o sistema.

Unknown disse...

Obrigado, Hugo! Mais uma vez você me salvou. O flickering agora só está quando o Xubuntu inicia o desktop, mas o de boot e de shutdown acabaram! :)

ORKUTHELIO disse...

Não sei se vc ou alguém poderia me ajudar. Acontece que o meu HD pifou e estou rodando o Ubuntu 12.04 por um pendrive de 8 GB, com persistência de 3 GB. O problema é que o brilho do monitor oscila constantemente e quando há essa oscilação as entradas, tanto pelo teclado quanto pelo mouse, ficam bloqueadas. Tem horas que chega a irritar de tantas vezes que acontece. Será um bug?

Tauro disse...

Ola Hugo.

Gracias por compartir tus experiencias y conocimientos.

Te escribo porque tengo un problema. Seguí tus indicaciones en Ubuntu 12.04, mas no tuve éxito. Luego de bootear la pantalla se pone negra y no arranca. Ni siquiera responde, porque si toco CTRL-ALT-F1, no puedo ver la terminal, si toco CTRL-ALT-BACKSPACE o CTRL-ALT-DEL no pasa nada tampoco.

Probé creando un xorg.conf, en el que anoté como driver primero sis después sisimedia después sis671, pero ninguno funciona, la pantalla queda negra y el sistema trabado, congelado. Lo unico que puedo hacer es reiniciar la computadora.

Sólamente vuelve a funcionar si en driver pongo VESA.

La verdad que pasé muchas horas delante de la pantalla y estoy muy cansado. Leí muchas páginas, probé cosas, pero nada, no sé qué hacer.

Tenés idea de qué puedo estar haciendo mal? o qué falta hacer? Mi mother is P5SD2VM, y mi monitor Samsung SyncMaster Ls20a300b (resolucion óptima 1600x900 60hz Horizontal 30 ~ 81 kHz
Vertical 56 ~ 75 Hz).

Perdón que no escribo en portugués, se me complica ahora, pero si no podés entenderlo, haré un esfuerzo por traducirlo.

Desde ya mil gracias, espero tu respuesta. Un abrazo.

Mauricio

bmx disse...

poh !! galera o zorin 6 aceita sim aceleração 3D, cubo e etc... nas placas sis. li o comentario lah em cima e baixei para testar ..realmente o live cd trava mesmo, mas se vc instalar direto e depois acessar gnome classic e posteriorenete desabilitar os efeitos das animaçoes, depois habilitar o cubo funciona de boas mas lembrando tambem, q primeiro tem que fzer os procedimentos desse post do hugo para o dirver
pode ser do ubuntu 11.4. 12.4 tanto faz como diz o hugo kkkk lembrando quando fizer isso nao habilita o nada somente depois do comando $compiz –-replace e que vai habilitar

tive sim problemas mas oq eu eu fiz deixei um script pronto na area de trabalho porq de vez e nunca quando eu ativa mt efeitos ele sumia as bordas das janelas

passarinho disse...

Hugo sabe se tem como jogar a resolução pra 1920x1080?

passarinho disse...

HUgo, sabe se tem como jogar a resolução pra 1920x1080?

Romualdo disse...

bom dia Hugo, tenho acompanhado a bastante tempo suas soluções para os pobres usuários SIS e realmente seus post tem ajudado e muito a resolverem o problema, porem no backtrack 5R2 infelizmente não consigo instalar o sis media, sempre aparecendo um erro no instante do "make install" agradeceria muito se pudesse ajudar como sempre tem feito para a comunidade de sofredores SIS...

Romualdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romualdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romualdo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá poderias me ajudar? tenho um positivo sim + 1455 com placa sis mirage 3 tentei instalar uma vez e travou o pc no boot bom agora instalei o ubuntu 12.04 com interface gnome queria utilizar os efeitos visuais mas a placa como sabem é meio temperamental quero muito instalar o drive ppoderias me orientar pois além de ter um pessimo note sou iniciante no mundo linux

Unknown disse...

olá poderias me ajudar? tenho um positivo sim + 1455 com placa sis mirage 3 tentei instalar uma vez e travou o pc no boot bom agora instalei o ubuntu 12.04 com interface gnome queria utilizar os efeitos visuais mas a placa como sabem é meio temperamental quero muito instalar o drive ppoderias me orientar pois além de ter um pessimo note sou iniciante no mundo linux

haroldo disse...

Olá Hugo, também tenho um not cce e não consigo visualizar vídeos, começa a sair o som, porém sem imagem e logo em seguida a tela começa a piscar e o not reinicia na tela de login. Aconteceu isso no ubuntu 11.10 e agora na 12.04 e já fiz os procedimentos que você posta. Ficarei grato se você me socorrer. Obrigado

Hugo Bastos disse...

Acho que os ultimos comentários deste post o erro diz respeito a não execução do comando gstreamer-properties e a modificação do sistema de video conforme a figura no post ao final do procedimento , se isso não for feito o pc realmente vai travar no boot, e fiz ainda uma outra recomendação de não utilização do reprodutor de video padrão do ubuntu por não permitir trocar a saida de video, dar preferencia a reprodutor de video que permitem esta troca da saida de video para X11 slow, como VLC e mplayer e seus derivados.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pode desativar o XV tbm no xorg.conf como eu falei ali em cima, pois como uso KDE não tem esse gstreamer-properties...
Fiz um post no meu blog explicando:

http://itaman.blogspot.com.br/2012/06/desativar-xv-no-slackware-com-placa-sis.html

Unknown disse...

Valeu cara, não estava usando o Ubunto no meu Notebook pelo motivo da resolução não estar adequada, deu muito certo, brigado.

Unknown disse...

cara estas tuas dicas funcionam em todos testei no 10.04 no 11.10 e no 12.04 deu certinho eu tava tendo que usar o ruindows pra ver videos valeu

dilasmartins disse...

Alguém conseguiu configurar o skype pra utilizar o X11 ao invés do xv? Vi nesse post que tem como, só não achei o scrip em lugar algum, no post tem um link do megaupload =/

Link do post: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Skype-+-Webcam-usando-X11-no-lugar-do-XV-com-o-Driver-SIS-671-em-Debian-Ubuntu

Kaio César disse...

Galera, não tava conseguindo de jeito nenhum colocar minha resolução correta com os drivers, dicas e tutorias que vi. Só nesse site (http://ajoliveira.com/ajoliveira/pt/software/xorg.php) que finalmente consegui.
Funcionou de primeira. =)
Lá tem drivers para SiS até o 12.04.

É o site do mantenedor de drivers para SiS. Muito bom! Acessem e boa sorte!

Mário WIlson disse...

Legal estas soluções para versões anteriores. Na versão 12.04 ela aceitava normalmente o xorg.conf, com uma pequena alteração nas linhas de comando ele aceitava a mais simples alteração. Porém o compiz não funcionava com o drive sis, pois o compiz entra em conflito e travava a máquina, eu testei no 32 e 64, na resolução de video eu consegui usar inclusive em telas de 32 polegadas.
Agora no UBUNTU 12.10 nada da certo, o compiz funciona, mas a resolução é de 4:13 e não 16 ou 24 deixando a tela ainda grande, eu testei todas as alternativas de seu blog para o 12.10 e nenhuma deu certo, a tela fica grande demais e não funfa, trava o tempo todo.

Meu CPU um placa mãe CCE processador 2duo 2gb memória e mesmo assim não aguenta o vídeo e fica travando, não deu certo nem o xorg.conf, X,org, X.conf ele não reconhece estes arquivos e passa direto. De acordo com suas soluções deveria funcionar, mas não funcionou, uma pena, é sinal que temos que voltar para a prancheta.

Deixo uma dúvida, caso possa responder, se o ubuntu não tem xorg, como ele funciona onde fica o arquivo que faz ele identificar o monitor e a resoslução?

AÇÃO AMBIENTAL disse...

Estamos em 2013 e o post continua atual, neste sentido dou meus parabéns ao elaborador e complemento, dizendo aos desesperados que comprei meu positivo em 2013 (SIM 8455 Core I3 4GB) e continua impossível instalar ubuntu. O 12.10 até instalou mais travou e não voltou mais...

Anônimo disse...

Galera, uso o Debian Jessie e faz tempo que venho utilizando a solução alternativa que colega mantedor do post apresentou. Há certo tempo venho procurando alguma solução para essa SIS 671 e hoje encontrei. Parti desse passo-a-passo, super claro e preciso!

http://gravitacoes.com/2013/03/31/instalando-o-driver-de-video-sis-671672771772-no-crunchbang-ou-no-debian-wheezy/

Só observando que o link para download do pacote não está legal, daí procurei e achei esse aqui:

https://gitorious.org/xf86-video-sis671/sis-671-fix/source/38bf667ae42818edca60607b38c70100eab3ca36:

Basta clicar em DOWNLOAD, do lado direito. Seguindo os passos, compilei o driver, reiniciei o notebook e sucesso!

:)

Espero que ajude a muitos!

Unknown disse...

graças a Deus encntrei este post CARAL... encontrei muita besteira esse aqui sim resolveu meu problema valeu HUGO

willamy magalhães disse...

Ja O meu problema é que nem consigo instalar ubuntu ou qualquer outra distro no meu notebook com a placa SIS.
Ja tentei varias mas a unica q consegui ate agora foi a Rosa Marathon.

Marcus CIrus disse...

William já tive esse problema porem resolvi, tente instalar a versão linux Elementary Os q funciona bem e reconhece a placa sis, caso não reconheça me diz q vou ti dar tres tecnicas q funcionam.

willamy magalhães disse...

Essa semana estarei bem ocupado, mas vou voltar a realizar testes.

Kostadin Penov disse...

Hello there. First thank you very much for the hard work and help!
I want to report what happened in my case.
My machine is laptop Asus K50c and the only way that i made it working on full resolution was:
Installing Ubuntu 12.04 LTS with usb flash drive created particular with the default program “STARTUP DISK CREATOR” I specify it because i tried to make it with “UNETBOOTIN” and it gave me a error that the system detect there is something wrong with the “CD”.
So after installation, i update with the comand ” sudo apt-get update” and after that i downloaded SYNAPTIC PACKAGE MANAGER and i download and install the following packages:

git

xorg-dev

mesa-common-dev

libdrm-dev

libtool

build-essential

After that i restart and BOOM it works.
When i follow the WHOLE procedure as it prescribed above (when install the driver) the screen became black and nothing ever shows.
Sometimes after fixing the resolution the touchpad and keyboard stoped working. If that happens in you case here you can see the solutions: https://www.google.com/amp/s/techwiser.com/fix-keyboard-not-working-in-ubuntu-18-04/amp/