Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

SIS 671 NO UBUNTU MAVERICK 10.10 32 BITS DRIVER DO MANDRIVA 2011-0


Completando os possíveis funcionamento das placas de video sis 671/672/771 no ubuntu 10.10 maverick, lembrando que todos os drives que funcionavam no ubuntu lucid, não funcionam no ubuntu maverick, logo estou dando a opção dos drives sisimedia com versão 32 bits com agradecimento especial ao Mateus que ajudou nos teste deste driver, para iniciar baixe o driver no link abaixo:

driver sisimedia 32 bits xorg 1.9

driver sisimedia 32 bits xorg 1.9 link megaupload


Após baixar o driver descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois usando o nautilus como root, o que pode ser conseguido abrindo um terminal e digitando sudo nautilus copie o contéudo da pasta gerada na descompactação ou seja o único arquivo que se encontram dentro da pasta para a pasta localizada em /usr/lib/xorg/modules/drivers. O proximo passo é baixar o xorg.conf e substituir o arquivo original, baixe o xorg.conf para o driver sisimedia do mandriva no link abaixo:

xorg.conf sisimedia versão 2.0

xorg.conf sisimedia versão 2.0 link megaupload

Após baixar o xorg.conf descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois copie o arquivo que se encontra dentro da pasta gerada e cole substituindo o existente caso já exista na pasta /etc/x11 lembrando que na maioria dos casos este arquivo não vai existir copie e cole nesta pasta de qualquer maneira, sempre utilizando o nautilus como root. reinicie o sistema e este já estará na resolução desejada. O próximo passo é a instalação do sisctrl uma ferramenta de controle das placas de video sis no linux muito completo, que baixa no link abaixo:


sisctrl_32bits

sisctrl 32 bits link megaupload


A instalação deste pacote é muito no estilo windows por ser um pacote deb, basta cliquar e confirmar a instalação no instalador de pacotes, a ferramente é bem intuitiva.

Para assistir videos em Flash com tela cheia neste driver faça o procedimento do link http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/dica-importante-para-o-funcionamento-de.html


OBS: os parâmetros do xorg.conf deste post estão otimizados para um monitor de LCD widescreen como na maioria dos notebook ou netbooks atuais se você tem um monitor de LCD mais não é wide como nos desktop poderá funcionar pois inclui alguns parâmetros próprios, mais se o monitor for de LED ou CRT o driver será sempre este, mais os parâmetros do Xorg precisam ser modificados para se adequar a o novo hardware. na versão ubuntu maverick 10.10 todos os problemas do plymouth foram corrigidos não há mais aquelas interferencias ao iniciar o sistema.

Para quem pretende utilizar a versão 64 bits a mesma opção para esta versão já esta no blog neste endereço http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/driver-mandriva-2011-0-para-uso-em-sis.html

Xorg.conf atualizado para versão mais completa em 01 de novembro de 2010

63 comentários:

SpookMagi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hugo Bastos disse...

Jonnatha vc vai ter que verificar qual o tipo de monitor que esta utilizando nesta maquina muitos notebooks já tem monitor de leds com certeza a configuração do meu xorg.conf tera que ser modificada para funcionar na sua maquina, entretanto o driver é este, o xorg é que esta otimizado para lcd de preferencia 1280x800 e crt que são minhas maquinas voce vai ter que modificar o xorg.conf para a configuração de sua maquina mande por e-mail as configurações de sua maquina que vou ver se consigo um xorg.conf que funcione com ela.

SpookMagi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson Bakana disse...

No meu Acteon ACKM-78C (Lê-se CCE), o video SiS 671 funcionou legal com este driver. Só na inicialização do X que a tela fica um pouco embaçada, como se estivesse queimando, mas depois de carregado roda perfeitamente. Obrigado pela contribuição, a cada nova versão sofro em busca de uma solução para essa placa.

Anônimo disse...

Obrigada por essas dicas!
Cada versão que passa muda o driver dessa placa de video. Tentei as dicas para o Ubuntu 10.04 e já não estava pegando mais.
Tomara que um dia desenvolvam um drive para, assim, resolver esse problema.
Obrigada e continue assim!

Girardi disse...

Cara: A resolução funcionou no Positivo Premium, porém os efeitos não. Tem como?

Hugo Bastos disse...

Girardi este é um driver 2d mais já estou trabalhando em uma solução parecida com alguns efeitos 3D a mesma que fiz para o lucid, neste link http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/06/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html
Esta solução não funciona de cara no maverick porque os drives precisam ser totalmente recompilados para o xorg 1.9, e precisa de muito tempo para uma compilação deste porte.

Donizeti disse...

Beleza cara! Aqui funcionou direitinho.
Muito obrigado pela dica!

Unknown disse...

Ola, fiz exactamente o que explica e nao funciona, tenho uma placa SIS671/672.
Pode dar uma ajudinha?

Unknown disse...

Desculpe....ups...
FUNCIONA.... esqueci RE-INICIALIZAR!
Esta foi a segunda melhor noticia da Noite a primeira foi Portugal ter ganho a Islândia 1-3. Bem aqui em Portugal ja se vislumbra o apuramento.
Cmpts, e OBRIGADOOOOOOOOO

L&E System Soluções em Informática disse...

fiz no meu e note book e deu Certo mais as funcoes 3D como faço para funcionar.. seria bom ... alguem pode ajudar...

Unknown disse...

Funciona perfeitamente.É só segui o passo a passo.

Alonso Silvio disse...

Excelente!!! muchisimas gracias

Unknown disse...

tenho esse chipset em um notebook da positivo, mas o monitor esta quebrado e estou utilizando um monitor externo mas quando o xorg.conf e reinicio a maquina não aparece nada na tela. voce pode me ajudar? obrigado

Hugo Bastos disse...

George Eduardo vai depender muito do tipo de monitor externo o monitor que foi otimizado este xorg.conf foi para um monitor de lcd widescreen, para outras configurações tera que ser alterado o xorg.conf, por exemplo os monitores de led utilizam resoluções de 1366x768 para adicionar esta resolução tenha em mente que o xorg é dividido em seções e no final de cada seção tem a indicação de seu final, na final da seção monitor acrescente a linha

Modeline "1366x768-60.0" 85.86 1366 1440 1584 1800 768 769 772 795 -hsync +vsync

e na linha modes logo no inicio da linha acrescente "1366x768@60"

e assim na initernet tem as especificações para cada resolução, outro dado importante é a taxa de atualização vertical e horizontal do seu monitor no manual dos notebooks sempre tem estes dados, ela esta representada no xorg.conf por algo como

Horizsync 31.5-50.0
Vertrefresh 56.0 - 65.0

no meu acteon m5 ficou assim com a numeração especifica para o meu monitor cuja taxa encontrei em um site na internet após consultar o manual e saber especificações sobre a tela:

Horizsync 40-50.0
Vertrefresh 30-50.0

veja que da para personalizar e todos podem funcionar com os dados corretso no xorg.conf porque o driver para sis 671/672/771 no ubuntu 10.10 é este mesmo não há outro.

Unknown disse...

Hugo, Boa noite,
infelizmente ainda não consegui fazer funcionar o monitor externo, a resolução é de 1024x768 e taxa de atualização não consegui descobrir no manual, mas com o windows ele funciona com uma taxa de:
H 48.5 KHz
V 60 Hz

desde já agradeço a sua ajuda!

Hugo Bastos disse...

Identifique o trecho do xorg.conf abrindo em um editor de texto e faça as modificações acrescentando ou modificando os valores nos trechos de linha que estou copiando abaixo:

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
DefaultDepth 16
SubSection "Display"
Depth 16
Modes "1280x800@75" "1280x800@60" "1280x720@60" "1280x768@60" "1024x768@60" "800x600@60" "800x600@56"
EndSubSection
Device "Configured Video Device"
EndSection

depois você vai ter que reiniciar o computador mesmo ele não tendo reconhecido o monitor de primeira porque este tipo de drive não reconhece monitor auxiliar no primeiro boot.

jamorais disse...

Resolvido, muito obrigado!

Deu tudo certo aqui, só acrescentei as mesmas dicas do 10.04 com relação a inicialização para que o splash do Ubuntu aprecesse bonitinho, porém não instalei o driver sis para o 10.04, fiz modificações apenas no /etc/default/grub e no /etc/initramfs-tools/modules onde alterei as resoluções para 1280x800 e instalei o pacote v86d.

Valeu pela dica! Agora vou correr atrás da solução para a placa wireless RTL8187B.

Tarcio Sales disse...

Grande Hugo,
Meu amigo, muito obrigado mesmo!!!! Funcionou legal aqui!
Obrigado!!!!

Continue sempre assim, compartilhando o conhecimento.

Abraços,

Tarcio

Gaúcho de Pelotas disse...

Hugo! Muito obrigado mesmo! Sofri várias horas procurando uma solução para a resolução na placa SIS. Por aqui tudo certo agora!
Recomendarei teu blog a todos!

Tarso Dutra disse...

Caro Hugo, suas dicas são ótimas apliquei no meu laptop Durabrand DBT-52, com nossa famigerada Sis 671, ficou perfeito.
Navegando pela Net achei este tópico:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Configurando-a-memoria-de-video-para-o-xorg
Mas apenas abri o Xorg.conf:
$ "sudo gedit /etc/X11/xorg.conf"
e acresentei a linha: "VideoRam 262016" no arquivo, como abaixo:
Section "Device"
Identifier "device1"
Driver "sisimedia"
Option "DPMS"
Option "EnableSiSCtrl" "yes"
Option "useROMData " "False"
VideoRam 262016

Espero ter contribuido com essa informação, pois no meu laptop ficou melhor que antes, claro que depois de reiniciar.
Sucesso...

Delorean disse...

Obrigado Hugo,me ajudou bastante.
Eu to com o mesmo problema do Bakana, o a tela parece queimando na inicialização do sistema, mas depois fica d boa.
vlw

Hugo Bastos disse...

Tarsodutra, depois que você me falou sobre esta opção nos comentários fui testar e realmente melhora muito o desempenho e acomselho a introduzir esta opção no xorg, a unica ressalva que faço é para quem tem pouca memoria ram pois este procedimento transforma de forma virtual, memória ram em memória de video, por isso não é recomendável para quem tem menos de 1G de ram, quanto ao problema do delorean e do Bakana, o que você estão reportando é a falha no plymouth que já foi corrigida para muitas configurações de hardware nesta versão mais pelo visto não foi para todas as configurações de hardware, mais busque na internet através do google solução problema plymouth no ubuntu, use as soluções do lucid elas servem para o mesmo problema no maverick.

Tarso Dutra disse...

Realmente, não tinha percebido este detalhe de memória, pois atualmente acabamos usando equipamentos as vezes com mais de 1Gb de Ram.
Aproveito para outra dica que estou usando:
Apliquei no lançador um atalho,pois utilizo meu laptop para muitas apresentações no meu trabalho o que facilita utilização de segundo Monitor ou Projetor (normalmente 800X600).PS:enviarei captura de tela do atalho para seu e-mail.
Sucesso,

FabPort Enfermagem disse...

Show o tutorial, notebook agora com resolução de 1280 x 800 (16:10).
Parabens pelo blog.

Diego ~ Ewan Thot disse...

Cara, MUITO OBRIGADO! Já não tava mais aguentando aquela telona 800x600... Nunca mais compro nada com SiS...

Valeu!!!

kenedi disse...

Hugo Bastos primeiro quero agradecer pela sua contribuição à comunidade linux e também quero deixar uma dica ao pessoal se querem transparência por exemplo no terminal é só fazer o seguinte:
abre um terminal e digite gconf-editor e depois clique em apps>metacity>general localize o campo compositing_manager e marque.Essa dica também da para usar o Avant window navigator perfeitamente.
Abraço!

E.E DINORÁ PEREIRA RAMOS BRITO disse...

Estava um pouco desanimado com a resolução de tela do Ubuntu 10.10, mas depois de seguir suas dicas consegui colocar na configuração desejada. Valeu, continue o bom trabalho!

E.E DINORÁ PEREIRA RAMOS BRITO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
henrique disse...

man... sigui o post, e ta pegando de boa, só q os videos não maximizam, se eles são 800x600 ficam em 800x600, não expandem, tem como fazer algo pra assister em fullscream?

Hugo Bastos disse...

Henrique esta solução tem alguns problemas em rodar videos que requerem aceleração se vc roda muitos videos nestes termos, recomendo que utilize a solução com vesa e alguns efeitos 3d, embora possa usar o composite do metacity com esta solução é grande o numero de retenção de janelas na tela o que não ocorre com tanta intensidade quando se utiliza vesa em 1280x768, veja o link:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/10/sis671-no-ubuntu-com-driver-vesa-e.html

arthur disse...

grande irmão hugo, muito obrigado pela diga, funcionou perfeitamente, uma pena que por enquanto nao funciona os efeitos 3d para funcionar os efeitos visuais, mas a resolução de 1280x800 ajuda muito,continue assim compartilhando os seus conhecimentos.

Unknown disse...

Cara... Muito obrigado pelo post... Sou novato nessa coisa de linux e estava pra desistir.
Agora quero aprende a configurar esse treco no braço.
Ficou uma faixa meio estranha na inicialização... mas depois fica bom...

PS: Virei fã do blog.

Juliano disse...

Também pode usar o DRI para ativar o Mesa project 7.9 (caso o mesmo não esteja ativo) nesse caso poderá usar alguns software com opengl como o Google, stelarium alguns joguinhos. nada de compiz ainda. a Sis começou a disponibilizar alguns drivers para linux como pode ser visto no site, segundo alguns blogs o barros lee vai desenvolver agora que acabou o contrato com a M$ o driver 3d para a 671 mirage 3. o Mark também está tentando solucionar o problema com via e sis mesmo que tenha que desenvolver o Wayland e abandona o xorg de vez, vamos aguardar ou trocar o note! rsrs o que nem sempre é fácil!

Juliano disse...

como usar o dri em julianosodeiro.wordpress.com

copiar a parte do xorg que contenha o dri

ثصثقفخىا ثىىهىل™ disse...

Hugo !! Agradeço a vc pela ajuda. Faz praticamente 1 ano e meio que tento fazer isso q consegui fazer. desde a epoca do ubuntu9.04 qnd comecei na era Linux.
Agora ainda me resta 1 duvida. as partes gráficas nao funcionaram, apenas a resolução que ficou na desejada.. é apenas isso(que ja foi muito) msm?

abraço e aguardo reposta!

Alcione Boff disse...

Caro Hugo.
Pro meu notebook positivo deu tudo certinho, uso a versão 32bits. Só não consigo ter acesso ao painel de controle do sisctrl pois não consigo criar o atalho pra ele na área de trabalho e ele tão pouco aparece no menu aplicativos. Você tem alguma dica de como fazer isso? Para a versão de 64bits tem o passo a passo mas nesta é diferente. Agradeço se puder me dar uma luz.

Ivan7 disse...

Caro Hugo, fiz exatamente igual ao post, só que da última vez, meu ubuntu travava e só depois que eu desligava na mão voltava a funcionar e travava de novo. Desinstalei tudo e reinstalei de novo, só que desta vez, depois que fiz as configurações do post e reiniciei, não apareceu a resolução desejada, só a 800x600. Da outra vez deu certo desta vez não. Estou com ubuntu num note cce com chipset da sis. Que Deus abençoe a sua generosidade!

eticre disse...

1000 thx
work nice at 24bitppx depth

i'v donwnload driver source from various link but after compiled they work only at 16bitppx depth

please can you post source code of sisimedia_drv.so

Unknown disse...

Ola, recebi um drive do barros lee, do 10.04 só que n sei instalar!

alguem ai ja usou o drive do barros!

Simone disse...

Obrigaadaaa, valeu, funcionou direitinho... sou nova em linux e estava meio desanimada por causa deste problema com a placa, mas é só SEGUIR A RISCA este tutorial que conseguimos resolver o problema!!! Valeu mesmo!!!!

Genki disse...

Boa tarde Hugo Bastos..

eu não sei se aqui é o lugar pra perguntar isso

mas estou tentando mudar a resolução da tela do meu pc.

o drive de video é VIA Technologies, Inc. P4M890.

Como faço pra instalar e colocar na resolução 1024x768.

Obrigado

Lúcio Mazzoni disse...

Hugo, eu segui exatamente os passos mostrados aqui, mas quando reiniciei o notebook, que possui um monitor LCD, aparece a mesma tela citada pelo primeiro comentário. Alguma luz?

Maelyson disse...

Funcionou para mim!

Muito obrigado!

Unknown disse...

PARABÉNS!!! Grande iniciativa. Tenho um Notebook Acteon (CCE) que nunca configurava 1280x800 (só 1280x768) e no Ubuntu 10.10 apenas 800x600. Com suas orientações funcionou tudo PERFEITO! MUITO OBRIGADO MESMO!!!

Anônimo disse...

Muito obrigado!! Funcionou de primeira!! Você é muito generoso.

Vieirinha disse...

Caro Hugo, muito obrigado pela sua ajuda meu velho, foi realmente providencial. Está funcionando com uma resolução legal mesmo. Mas queria relatar dois problemas e saber se tem uma saída ai na sua manga.

1: No totem os vídeos não reproduzem.
2: Usando o VLC os videos reproduzem mas percebo que fps fica mais lento, como se fosse uma quadro-a-quadro entende? Tem uma solução para melhorar essa reprodução de videos?

Peço ajuda pois é o note de minha esposa e a estou convencendo de continuar no mundo open hehe
Muito Obrigado

Carlos Oliveira disse...

Mandou muito bem, funcionou perfeitamente aqui no meu notebook Positivo Premium. Parabéns!

Raphael Andreoni disse...

Olá,

segui o seu tutorial e funcionou tudo ok, mas quando ligo o monitor externo (samsumg syncmaster b2230) tenho que habilitar o VGA no sisctrl e a resolução não preenche todo o monitor (1280x800), sei que a 1280x768 funciona ok, só não está habilitada, apesar de estar listada no arquivo xorg ela não aparece como opção.

Ninguém perguntou ainda, mas tem como usar 1920x1080? Consigo apenas no windows com o monitor do noteboook desligado, ligando apenas o externo, pois o do notebook não aceita esta resolução.

Abraço

Raphael Andreoni disse...

Esqueci de mencionar uma coisa.

Quando ativo o CRT1 no sisctrl a wireless cai e não volta de jeito algum, o mesmo acontece quando ativo direto no xorg.conf. Não consigo ver qual a relação entre um e outro, poderia ajudar-me por favor?

Obrigado.

Magno Silvestre disse...

Fala grande Hugo! Cara, sempre venho aqui pegar esse método para usar o meu Ubuntu 10.10... Porém, ele sempre fica travando (Aquelas coisas do Windows) Travando em coisas bobas, porém, meu Notebook é bom, Dual Core, memória boa... Aí sempre preciso instalar o Windows (infelizmente), será que não existe nenhuma técnica que possa deixá-lo estável? Ele fica lento e aplicativos congelam no desktop algumas vezes. Abraço, e obrigado pro ajudar todos nós!

Dênis Pícoli disse...

Aqui fica travando também... péum péum...

Magno Silvestre disse...

Poxa, esperando aqui sua resposta, talvez nem tenha, mas queria muito largar o Windows de vez, Meu notebook é um CCE XLP 432M; Dual Core/4Gb ram/320 Gb HD/ Placa V. Mirage Sis+3

Shelter disse...

Cara obrigado pela ajuda... só Deus sabe o que eu passei para tentar configurar a resolução no meu note. E Deixo ai minha dica para quem possui um positivo z580

Obrigado!!

Aninha disse...

Puts! Faz a tempos eu estava na busca pela solução! Vou fazer o passo a passo e ver. Espero que dê certo. Obrigada.

Raul Yamasaki disse...

Primeiramente agradecendo a Hugo Bastos pela iniciativa e posteriormente postando (talves) uma solução para o colega:
Magno Silvestre
Veja se este xorg.conf funciona?
# (xorg.conf para Ubuntu 10.10)
#
# Só altere as configurações abaixo se apenas souber o que está fazendo

Section "Device"
Identifier "device1"
Driver "sis"
Option "DPMS"
Option "EnableSiSCtrl" "yes"
EndSection

##retirando algumas coisas

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
Option "DPMS"
HorizSync 30 - 63
VertRefresh 50 - 75
Gamma 1.000 1.000 1.000
EndSection
##utilizando drive sis.drv.so
Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
DefaultDepth 24
SubSection "Display"
Depth 24
Modes "1280x800@75" "1280x800@60" "1280x720@60" "1280x768@60" "800x600@60" "800x600@56"
EndSubSection
Device "Configured Video Device"
EndSection


Uso em sis 661

Unknown disse...

Bom mesmo, eu quebrei a cabeça, mas felizmente deu certo a resolução.
Muito obrigado!

Prof César Augusto Neves disse...

uso Ubuntu desde a versão 9.4, sendo que esta foi a única que funcionou 100% no meu Intelbrás i21 com placa SIS 671. Para o meu pesar, após instalar a versão 10.10 e fazer toda a função (xorg, driver e sisctrl) o Ubuntu só iniciava em modo texto, simplesmente sem nenhuma interface gráfica. Já procurei na internet em diferentes foruns, mas até agora nenhuma solução (e muitos outros estão com o mesmo problema). Minha solução foi voltar para o 10.4.

Outra coisa: instalei o Xubuntu 10.10 pelo VirtualBox e testei o Unity 2D. Funcionou, mas com definição 800x600 por causa da placa SIS. Instalei o driver e ficou somente em modo texto novamente.

hiei disse...

Oi chamo Luan
Sou novo no linux, e fiz o passo a passo que esta no artigo, mas quando reinicio o ubuntu ele mostra uma opção de reiniciar o x ou restaurar a configuração, sera por que eu uso o ubunto 10.4
E so consegui instalar o mesmo dentro do Windons.
Vcs podem me ajudar ??

Jv disse...

Ola Hugo

Muito Obrigado mesmo. Meu pc generico fabricado no brasil q vem com a placa SiS agora funciona na resolução em 1280x800.

Agora como habilitar os Efeitos Visuais???

Unknown disse...

Nao consegui.O bash reporta que o directório /etc/X11 não existe.Veja abaixo:wilson@wilson-Positivo-Mobile:~$ /etc/x11
bash: /etc/x11: Arquivo ou diretório não encontrado
wilson@wilson-Positivo-Mobile:~$ /etc/X11
bash: /etc/X11: é um diretório
wilson@wilson-Positivo-Mobile:~$ sudo nautilus /etc/x11
[sudo] password for wilson:
Initializing nautilus-gdu extension

** (nautilus:24458): WARNING **: Failed to get the current CK session: GDBus.Error:org.freedesktop.ConsoleKit.Manager.GeneralError: Unable to lookup session information for process '24458'

(nautilus:24458): GConf-CRITICAL **: gconf_value_free: assertion `value != NULL' failed
Nautilus-Share-Message: Called "net usershare info" but it failed: "compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare: cannot open usershare directory /var/lib/samba/usershares. Error Arquivo ou diretório não encontrado
Please ask your system administrator to enable user sharing.


(nautilus:24458): GConf-CRITICAL **: gconf_value_free: assertion `value != NULL' failed
Por favor espero resposta. Obrigado.

Chino22 disse...

Muito obrigado parceiro, eu consegui arrumar o meu notebook pela dica de você.

Unknown disse...

Simplesmente sensacional.
Muito obrigado pelas dicas.
Funcionou perfeitamente aqui , continue com o excelente trabalho . Sucesso!