Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

SIS 671 NO UBUNTU MAVERICK 10.10 64 BITS DRIVER DO MANDRIVA 2011-0


Oi pessoal desta vez foi mais dificil por as placas de video sis 671/672/771 para funcionar no ubuntu, pois o xorg deu um grande salto passou do 1.7 no lucid para 1.9 no maverick todos os drivers que funcionavam no 10.04 não funcionam mais no 10.10, embora já tenha dado uma opção de funconamento bem eficaz pois a evolução do vesa propiciou isso, para aqueles que curtiram o driver sisimedia do mandriva no ubuntu vai aqui a versão deste driver que funciona no ubuntu 10.10 64 bits que tem o xorg 1.9, pois o mandriva tem a mesma compilação que o ubuntu apenas em 64 bits em 32 bits ate a ultima versão o ubuntu compilava em i386 e o mandriva em i686 logo não funciona, mais para 64 bits é uma maravilha e o xorg do mandriva 2011-0 é o mesmo do ubuntu maverick, logo o que vale para um também vale para o outro, para instalar o driver o trabalho começa baixando o driver pre compilado neste link:

driver sisimedia 64 bits xorg 1.9

driver sisimedia 64 bits xorg 1.9 link megaupload

Após baixar o driver descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois usando o nautilus como root, o que pode ser conseguido abrindo um terminal e digitando sudo nautilus copie o contéudo da pasta gerada na descompactação ou seja o único arquivo que se encontram dentro da pasta para a pasta localizada em /usr/lib/xorg/modules/drivers.
O proximo passo é baixar o xorg.conf e substituir o arquivo original, baixe o xorg.conf para o driver sisimedia do mandriva no link abaixo:

xorg.conf sisimedia versão 2.0

xorg.conf sisimedia versão 2.0 link megaupload

Após baixar o xorg.conf descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois copie o arquivo que se encontra dentro da pasta gerada e cole substituindo o existente caso já exista na pasta /etc/x11 lembrando que na maioria dos casos este arquivo não vai existir copie e cole nesta pasta de qualquer maneira, sempre utilizando o nautilus como root. reinicie o sistema e este já estará na resolução desejada.

O próximo passo é a instalação do sisctrl uma ferramenta de controle das placas de video sis no linux muito completo, que baixa no link abaixo:

sisctrl_amd64

sisctrl amd 64 link megaupload

descompacte o arquivo baixado da mesma forma que os demais descrito acima, que sera criado uma pasta com varias subpastas em seu interior, o mais importante é mover o arquivo que se encontra dentro da pasta bin que se chama exatamente sisctrl, para dentro do diretório /usr/bin, isso se faz abrindo o nautilus como root no terminal digite sudo nautilus, movendo este arquivo o sisctrl ja estará instalado o programa, mas mova tanbém o arquivo que se encontra dentro da pasta man que foi criada na descompactação de nome sisctrl.1x para /usr/share/man/man1 e renomeie o citado arquivo para sisctrl.1.gz o próximo passo é criar um icone na área de trabalho para acessar o programa para isso clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolha a opção criar lançador preencha o campo nome com sisctrl e o campo comando com gksu /usr/bin/sisctrl clique no pequeno quadro acima do botão ajuda e escolha como ícone do lançador uma das imagens que estão na subpasta icons na pasta 32x32 da pasta extraída do arquivo baixado, apenas lembrando que não se faz necessário nenhuma alteração no xorg.conf porque o xorg que foi baixado anteriormente já traz todas as modificações necessárias, clique no ícone criado e você terá uma poderosa ferramenta gráfica para alterar opções de configuração da sua placa sis.

Para que o sisctrl funcione com perfeição é necessário ainda abrir um terminal e digitar
sudo chmod 777 /usr/bin/sisctrl

OBS: os parâmetros do xorg.conf deste post estão otimizados para um monitor de LCD widescreen como na maioria dos notebook ou netbooks atuais se você tem um monitor de LCD mais não é wide como nos desktop poderá funcionar pois inclui alguns parâmetros próprios, mais se o monitor for de LED ou CRT o driver será sempre este, mais os parâmetros do Xorg precisam ser modificados para se adequar a o novo hardware. na versão ubuntu maverick 10.10 todos os problemas do plymouth foram corrigidos não há mais aquelas interferencias ao iniciar o sistema.

Nesta versão do ubuntu os erros decorrentes deste uso de drive estão mais suaves, pois testei e o totem não fechou sequer uma vez, mesmos eu estando rodando do pendrive, caso queira assistir videos em tela cheia em flash como no youtube por exemplo siga esta dica do link http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/dica-importante-para-o-funcionamento-de.html

OBS: Para sis 671 no ubuntu 10.10 32 bits, já inclui no blog um post com este driver, no endereço http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/10/sis-671-no-ubuntu-maverick-1010-32-bits.html onde faço um agradecimento a quem participou do teste do driver.

xorg.conf atualizado para versão mais completa em 01 de novembro de 2010

40 comentários:

Armando Taffarel Neto disse...

Amigo, alguma dica para 32 bits? Por enquanto estou usando vesa, mas com 1280x768, sendo que a resolução correta seria 1280x80. Obrigado

Hugo Bastos disse...

Estou trabalhando em um driver 32 bits entretanto o driver 64 é mais facil exatamente pela conincidência de compilação com o mandriva 2011-0 entretanto o driver é o sisimedia da intel, que a própria sis vem enviando para alguns usuários não compilado por e-mail, estou compilando e caso não ocorra algum erro acho que hoje a noite ou amanhã tenho o mesmo driver em 32 bits, quanto a resolução 1280x768 ela é correta para vesa que não suporta 1280x800 entretanto não há grandes diferença de imagem não e o vesa em 1280x768 esta com mais fps que o sisimedia em 1280x800, isso com o xorg que esta disponível neste blog.

Hugo Bastos disse...

Armando ou qualquer outro que queira ajudar, compilei o drive em 32 bits aparentemente sem erro entretanto estou indo trabalhar nas eleições e não tive tempo de testar mais para quem quiser me ajudar e testar o driver compilado esta noite, de preferência em um pendrive pois pode dar errado:

para baixar o driver copie e cole no navegador o endereço -

http://www.4shared.com/file/-5YAhwoC/sisimedia_ubuntu_1010_32bitsta.html


para baixar o xorg.conf copie e cole o endereço no navegador-

http://www.4shared.com/file/b5a7JnWu/xorg_sisimediatar.html

descompact o driver e mova para /usr/lib/xorg/modules/drivers

caso não tenha xorg.conf /etc/X11 crie um arquivo em branco e nomeie como xorg.conf e copie o conteudo do xorg baixado, para o arquivo criado ou caso tenha delete tudo e copie este.

reinicie o sistema e veja o resultado e poste, nos comentarios deste post, reenviei o comentário pois ontem o link para o driver estava errado.

Mateus disse...

O driver para 32 bits funcionou perfeitamente, resoluções e desempenho idênticos ao driver para ubuntu 10.04. Muito obrigado!!

Unknown disse...

Thanks a lot! The driver and the control panel work very well. In some respects even better than under Windows!

David Duarte disse...

Obrigadão!!!

VonNaturAustreVe disse...

@hugo bastos

Estou tendo problemas para fazer o download do drive sismedia pelo 4shared, não tem como fazer o upload do drive em mais um mirror?

[]'s

LINUX SOARES disse...

Amigos, instalando o Ubuntu 10.10, consegui usar o mesmo Driver e descobri uma forma de melhorar o Inicio do Ubuntu, não deixando sem nada como esta atualmente referente ao SiS 671 claro, deem uma olhada nesse POST: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2010/05/ubuntu-10-04-problemas-na-inicializacao-com-uma-sis-671-resolvido/

Abraços e ótima sorte!
Viva ao Software Livre.

Hugo Bastos disse...

VonNaturAustreVe me mande um e-mail para hblv33@ig.com.br que eu te mando drive 64 e 32 na mesma hora

VonNaturAustreVe disse...

A

VonNaturAustreVe disse...

Obrigado, mas já consegui efetuar o download :)

[]'s

Cristiano Almeida disse...

Hugo, meses atrás comprei um notebook com esta placa de vídeo e foi quando descobri seu tutorial de como fazer funcionar no Ubuntu 10.04. Hoje que instalo no Ubuntu 10.10, mais uma vez você me deu uma enorme ajuda. Muito obrigado mesmo por compartilhar com todos nós! Deus lhe abençoe.

Edison Rocha disse...

Amigo,
Acabo de instalar o Xubuntu 64 bits em meu note CCE com a famigerada placa do mal, achei seu blog e li todos os passos, mas não consigo fazer com que ele funcione. Quando reinicio o sistema não sobe o "X" e fica só em modo texto... Dai vou e removo o xorg.conf em /etc/X11 e o bicho volta a subir o X, mas em 800*600, tem alguma saida pra isso? estou fazendo algo errado? Obrigado desde já e parabéns pelo trabalho no blog. O Software Livre precisa de gente assim.

Marcos Nóbrega disse...

Fiz o procedimento indicado aqui para o Ubuntu 10.10 64bits mas mesmo assim não funciona, tenho um Positivo SIM+ 1062 e quando faço esse procedimento ao reiniciar ele inicia no modo texto e o modo gráfico fica indisponível. Alguma luz?

Hugo Bastos disse...

Para o caso do Edson Rocha ele precisa verificar se a versão do xubuntu que ele esta instalando á a 10.10 se não for este não é o driver, pois este driver é exclusivo para o xubuntu, kubuntu, ubuntu 10.10 maverick qualquer outra versão este driver não funciona, já no caso do marcos júnior esta bem claro que o problema é que alguns notebooks utilizam resoluções de video que não contemplei no xorg.conf, neste caso ou vai ter que incluir manualmente ou procurar um xorg.conf que contemple esta resolução uma resolução que não foi prevista neste xorg.conf que acompanha o driver é a resolução 1368x766 muito comum em alguns notebooks pois não havia como testar pois não tenho nenhum equipamento que utilize esta resolução de video, para ambos os casos a saida é deletar o xorg.conf que o sistema vai voltar para 800x600 a minha sugestão é que acrescentem as resoluções que não estão presente no xorg.conf na linha modes, a resolução é apresentada em modo decrescente no formato assim '1368x766@60' é a resolução seguida da taxa de represh

Unknown disse...

O compiz funciona com esse driver? E parabéns pelo blog. Vejo essa dúvida com relação as SIS em muitos blogs sem solução aparente. Obrigado.

Hugo Bastos disse...

Clayton esta é uma solução 2D mais já estou trabalhando em uma 3D parecida com a que esta no blog para o lucid, este é o problema da falta de suporte a sis ao contrário da NVIDIA por exemplo não libera um pacote DEB que contenha código que se compila automaticamente e a cada nova versão do ubuntu, lá vai um nova compilação dos drivers disponíveis de forma manual, para que este se amolde a versão xorg da versão do lucid que tinha o xorg 1.7 para o maverick que tem xorg 1.9 temos um grande salto dai também temos grandes problemas.

Unknown disse...

Cara, xorg.conf para LED Pooor favooor ;/

Unknown disse...

Do Ubuntu 10.10 claro xorg.conf para Leed,

Hugo Bastos disse...

g-durigon não fiz um xorg.conf para leds porque não tenho um hardware nestes moldes, mais se quiser ajudar poste como comentário a taxa de ataulização horizontal e vertical, do seu monitor bem como a resolução maxima, isso pode ser conseguido através do manual de instruções do notebook ou do monitor em questão ou no site do fabricante,que com estas informações posso fazer um xorg e vc testa ok!

xXx disse...

Philco 14118

* Modelo (Tela): 14.1” (16:10) WXGA (1280 x 800) TFT cristal líquido colorido (LCD)
* Processador: Intel - Pentium Dual Core
* Memória DDR2: 4GB 667Mhz
* Disco Rígido: 320GB
* Chipset: SIS M672FX + SIS 968, SIS 307ELV
* Software: Linux
* DVD: Super Multi, DVD RW
* Webcam: Integrada, 1.3 Mega Pixels
* Áudio: 2 x 1,5W, integrado com som Stéreo
* Card Reader: Leitor 5 em 1 para cartões de memória: MS, SD, MMC, XD, MS-PRO
* Comunicação:
* Rede Ethernet, 10/100 Mbps
* WiFi: Wireless Lan 802.11 b / g
* Modem: interno para Dial-Up, 56Kbps
* Bateria: 6 Células, Lithion-On
* I/O:
* Três portas USB 2.0
* Uma saída para microfone
* Uma saída para fone de ouvido
* Uma porta VGA, 15 pinos, para conectar ao monitor
* Uma entrada DC para adaptador
* Um conector RJ-45, rede (internet banda-larga)
* Um conector RJ-11, dial-up (telefone)
* Leitor de cartão 4 em 1 para SD / MMC / MS / PRO
* Um adaptador para cartão PCMCIA (do tipo 54mm)
* Teclado: ABNT 2 (Português)
* Adaptador AC: Adaptador universal para 100-240V AC / 50-60 Hz, com saída para 19V DC
* Tensão: Bivolt
* Consumo: 90W

Hugo Bastos disse...

xXx você já experimentou o driver?

porque este monitor que vc mandou as especificações é igual em todos os detalhes técnicos ao que tenho no meu acteon M5 e funciona muito bem, a única diferença possível que pode causar problemas é o fato da placa sis em questão ser a SIS M672FX um modelo bem diferenciado que até agora so conheço a philco que utiliza este modelo, se não funcionar tente vesa com efeitos 3d com 1280x768 pois vesa não suporta 1280x800, a diferença de imagem é imperceptível no seguinte link, copie e cole no navegador:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/10/sis671-no-ubuntu-com-driver-vesa-e.html

Rafael Machado disse...

gksu /usr/bin/sisctrl nao esta funcionando no Kubuntu 10.10.

algum comando especifico para o ambiente KDE?

Unknown disse...

Cara to tentando instalar o Ubuntu 10.04 LTS no meu notebook CCE que usa SiS Mirage 3 Graphics. Não consigo usar o modo grafico, pois fica parecendo que meu monitor perdeu varredura, a imagem fica toda embaralhada.
Como consigo resolver isso??

Hugo Bastos disse...

Rafael no kubuntu 10.10 utilize o comando kdesu /usr/bin/sisctrl que vai funcionar, quanto a pergunta do Bruno Campello de Andrade, se for apenas no inicio é o velho problema do plymouth que imperou no ubuntu 10.04, a unica solução é a atualização do kernel que pode ser realizada com repositorios ppa, fiz um post a respeito, no link:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/09/resolucao-definitiva-problema-do.html

Roberto Freire disse...

Sou novo usuário do Linux Ubuntu 10.10 e estou com um probleminha que não sei como resolver.
Tudo teve início quando percebi que não tinha som no pc ai eu percebi que era um problema simples de fazer o Linux reconhecer qual das saídas de som da minha placa,e voltou o som porém não consegui fazer sair o som do meu tecladinho Midi e instalei o ALSA e apareceu o controle de som que também não tem a opção Midi,
Ai eu desinstalei o ALSA e o Linux avisou que poderia ocorrer um problema,mas eu pensei nada grave basta reinstalar o driver de som,porém não sabia que isso seria muito difícil no UBUNTU,minha placa mãe é A31g pior é que não anotei o nome do driver,no Rwin é fácil baixar um programa que detecta os drivers e instala gratuitamente porém não encontrei nenhum programa do gênero para UBUNTU.
Tentei recuperar pelo modo de recuperação e pelo cd e pelo cd ouve falha como pode? Como encontrar e instalar esse drive?

Anônimo disse...

Opa, depois que segui suas instruções, que eu lembro que no 10.04 deram muito certo, dessa vez, no 10.10, quando eu reiniciei para as alterações fazerem efeito, ele o ubuntu iniciou em modo de texto (acredito eu). Como faço para voltar para o modo gráfico ?

ثصثقفخىا ثىىهىل™ disse...

Hugo !! Agradeço a vc pela ajuda. Faz praticamente 1 ano e meio que tento fazer isso q consegui fazer. desde a epoca do ubuntu9.04 qnd comecei na era Linux.
Agora ainda me resta 1 duvida. as partes gráficas nao funcionaram, apenas a resolução que ficou na desejada.. é apenas isso(que ja foi muito) msm?

abraço e aguardo reposta!

TELEXFREE Paraiba disse...

Vc eh o Cara, fiz com 64 bits, funcionou que eh uma blz, obrigado!!!!!
VIVA ao software livre!

anonymous disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anonymous disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dimas R. Tomadon disse...

Hugo por gentileza , me indique qual o melhor tutorial pra rodar minha sis 671 no backtrack rc2 , ele usa kde 3.5.1 e kernel 2.6.35.8 , tô meio perdido qual devo usar pelo fato do kernel ser atual e o ambiente gráfico mais antigo, valeu e parabéns pelas novas matérias !

DroidT disse...

Olá o xorg que disponibilizou não funcionou, o x não inicializa, fica em modo texto, apaguei o xorg e voltou ao normal, alguma ideia do que pode ser?
Uso um monitor 15,4" wide, placa sis mirage 3

anonymous disse...

Hugo os drivers do 4shared e megaupload são diferentes. No tarball do 4share se encontra um arquivo .so de agosto e no megaupload um arquivo .so e um .la de julho, ao que se deve a diferença? Tem algum efeito prático?

anonymous disse...

Olá Hugo, poderia me ajudar com uma dúvida, estou querendo aplicar um tema que mimetize o Windows 7, minha pergunta é: Usando temas Gtk2 posso fazer com que o próprio tema suma com a barra superior e jogo os ícones para a barra de baixo ajustando os ícones automaticamente ou ainda não chegamos a este patamar com os temas no Gnome?

Sabe, fazer o processo de passar temas para outros mais simples e fácil sem precisar que o recebedor do tema tenha de ficar configurando o tema no sistema na unha.

Unknown disse...

Sem palavras pra agradecer. Procurei tanto em inglês e acabei achando a solução num bog brasileiro.

Unknown disse...

Cara! Muito Obrigado! Muito obrigado mesmo! Um salve também para a Mandriva por dispor desse drive... funcionando ok aqui no slackware 13.37. Se você não se importa, vou divulgar essa dica o máximo possível! Abraços

Lucas Martinho disse...

YES... MANDOU BEM MEU DOUTOR... Massa... nada como você pra ajudar os usuários zicados da SiS...
Em falar nisso fiz até um instalador automatizado para aqueles iniciantes que nao entendem muito de dar cp xorg.conf /etc/X11 e tal...
O Script tá bem redondo...
Qualquer coisa... Visita meu blog: www.ly2f-digital.blogspot.com que tb é de assuntos variados, incluindo linux.

André Vitor disse...

Seu post quase me ajudou, mas ocorreu o mesmo problema com os demais colegas, mas surfando na web consegui encontrar um link com os drivers corretos , então fica a dica, pois todas as tentativas são validas link : http://doc.ubuntu-fr.org/sis_771_671

Esther Camilo disse...

Apenas quero agradecer. Funcionou perfeitamente. Obrigada