Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

UNITY UMA NOVIDADE OU UM DILEMA





Estou em um dilema, pois com o lannçamento do ubuntu 11.04, agora em abril restou por default apenas o unity seja 2D ou 3D, como opção padrão de interface para o ubuntu, no entanto não estou nada animado em instalar por padrão em meu notebook por exemplo um sistema em que o aproveitamento da área de trabalho será igual a zero, e instalar o gnome 2 seria uma volta ao passado e o gnome 3 minha placa de video não suportaria, diante disso decidi pesquisar um sistema pouco utilizado mais que muito me surpreendeu, pela leveza e beleza além de permitir todas as funcionalidades da área de trabalho de um sistema convencional, trata-se do kde-netbook, tudo indica que vou ficar no ubuntu mais vou instalar a interface kde-netbook, pois esta tem infinitamente mais recursos que o unity.
Aguarde em breve um post com todas as explicações de como instalar o Kde-netbook a partir do ubuntu 11.04, para ajudar os que quiserem ter instalado esta opção de interface grafica bem mais completa e bela que o unity, que estou utilizando no ubuntu 10.10 a nivel de teste e me causou uma grata surpresa, sobretudo porque descobri que após instalar o unity 2D o metacity fica turbinado e habilitando o metacity no KDE após esta instalação gerou o melhor desempenho que jamais tive na minha SiS 672, funcionando inclusive praticamente todos os efeitos da área de trabalho, isento de falhas usando driver vesa.
**A descoberta acima me levou a começar a pensar em outra opção ainda melhor, kde desktop com configurações mais light + matacity com tema para kde4+ kdm no ubuntu 11.04 e ficou excelente no ubuntu 10.10, pois o kubuntu traz um perfil do KDE mais para maquinas de altissimo desempenho.

***Sei que estão trabalhando muito no desenvolvimento do unity 2D e sei que muitos avanços vem sendo feito, entretanto vou apresentar nestes dias uma opção logo em ubuntu 10.10 e depois 11.04 de interface que reune kde e gnome, veja na captura de tela de meu notebook que postei acima que trata-se de kde4 4.6.1 no ubuntu 10.10 mais vejam que as applets são do gnome, gerenciador de rede, som e impressão que não aparece no screenshot, todos os programas são do gnome com total integração estetica aos kde com controle pelo painel do kde, o sistema ficou muito bom estou realizando os ultimos testes, ficou lindo e podem acreditar leve e com opções impensadas para a interface ate agora espartana do unity, clique na imagem que postei acima e vejam com mais detalhes.

**Realmente consegui por para funcionar todo umgnome dentro do KDE4 entretanto não postei porque queria primeiro verificar se o kde 4.6 tinha o mesmo problema que me fizeram abandonaro kde a muito tempo e se os programas sendo todos gnome ate que ponto isso poderia amenizar os problemas o maior deles é o fato de que a interface começa leve e vai pesando ao longo do uso ate praticamente paralizar o computador, o uso do pacotes gnome não interferiu em nada e após duas semanas de uso o kde pesou muito no meu note com 1 giga de ram, vou postar com se faz esta modificação sim, mais para o 11.04 após o seu lançamento, para quem quiser mais esta opção terá um aviso a maquina para utilizar kde tem que ter muita ram, fica bonito mais paga-se um preço.

25 comentários:

anonymous disse...

Por falar em temas e gerenciadores de janelas, seria possível ajustar em um tema metacity ou gtk2 a disposição e a quantidade de barras, fala sério se não fosse gtk2 e metacity para dar uma emulada de efeitos mesmo que básicos como glow e transparência e até alguns temas com elementos em SVG, quem tem uma placa SiS ia estar numa roubada.

Agora como assim turbinada, traz algo de novo?

Vou tentar ver o que dá para fazer com o Gnome 3, se dá para contornar eventuais problemas, mas aí dá para fazer um tema todo com metacity? com gtk2 sei que dá, apesar de ser mais complicado na minha opinião.

Me diz uma coisa como fica a questão dos dpis com as telas SiS é como no Windows ou você sentiu que difere?

A maior parte dos temas foi feita para telas SD e não HD aí reside outro problema para quem usa SiS e tem de modificar os temas para ajustar à tela, por isso perguntei se tem como mexer no dpi e se isso tem algum efeito prático bom e/ou efeito colateral indesejado.

Hugo Bastos disse...

Felipe é que junto com a instalação do Unity 2D que está nos repositórios PPA tem dependencias que melhoram através de atualizações sobretudo no ubuntu 10.10 o desempenho do metacity, ao instalar o unity 2D voce estará melhorando sensivelmente o desempenho do metacity.

tudo indica que vou baixar o ubuntu 11.04 e instalar o KDE com metacity e mudar para KDM para ter acesso a todas as opções do menu K, tais como ligar, desligar o computador que no GDM desaparecem, o kubuntu é muito pesado pois traz um kde completo e com configurações para maquinas de altissimo desempenho quero uma interface light,não se trata de um sonho já estou testando e ate trabalhando nisso em meu notebook e com a instalação de um tema GTK para Kde4 a integração metacity KDE ficou perfeita, vou postar depois do dia 01 de abril após sair o beta do ubuntu 11.04

Blog de Testes disse...

Você não vai acreditar, mas do Maverick voltar para o Lucid é quase um milagre na melhora de uso.

O consumo de CPU do Ubuntu 10.10 em Notebook SIS é de matar, consumo em mais de 90% em vídeos Fullscreen temperatura em quase 60° pesquisando, e muito, relataram ser um Bug do Kernel nativo do Maverick do alto consumo de CPU.

Blog de Testes disse...

... Sobre o que "Você não vai acreditar":
Foi muito simples a instalação dos drivers de vídeo, pois após instalar o Sistema (Lucid Lynx 10.04.2), adicionei o Repositório do xorg-edgers para obter as últimas atualizações, e incrível foi o desempenho usando apenas o Xorg.conf com VESA e glx gears, conseguindo mais de 1100 Frames por segundo =).
Como você postou uma solução para drivers SIS no Lucid,Hugo, no seu post diz que você adquiria um desempenho de 1000 com todos os programas fechados, mas com as novas atualizações do xorg-edgers, posso assistir a vídeos em Fullscreen no flash sem precisar mais desabilitar aceleração por hardware, sem falar no consumo da CPU, que tá friinha.

Se puder fazer mais algum avanço, teste o Lucid 10.04.2 com os repositórios do xorg-edgers e após atualizar, compile aqui um drive VESA para os chipset SIS, para o Lucid. Posto aqui o que estou usando, retirado do site Viva o Linux.


Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "vesa"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
HorizSync 30-68
VertRefresh 50-85
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection


Resolução padrão ficou em 1280x768 (16:10), se houver alguma falha com esse Xorg para VESA no Lucid, corrija aqui, por favor.

Fica a dica: enquanto não sai drivers 3d SIS para o Gnome 3, Lucid Lynx vai estar disponível por um bom tempo e melhorando. =)

Blog de Testes disse...

*Mais de 1000 Frames em 5 segundos, corrigindo

Anônimo disse...

Olá Hugo. Tudo bem?

Gostaria de saber, se possível, qual a sua opinião a respeito dos Drivers compartilhados por Barros Lee. Estou entrando no mundo do software livre agora. Estou meio perdido. Ainda bem que você é solidário e compartilha conosco soluçoes.

Os arquivos e configuraçoes que você indica os links tem alguma vantagem sobre os Drivers disponibilizados por Barros Lee?

Desculpa se minhas dúvidas estão sendo impertinentes ao post e/ou inconvenientes de maneira geral.

Sucesso e abraço.

Hugo Bastos disse...

De forma alguma jamais considero uma pergunta impertinente, neste blog liberdade total, Barros Lee é o maior expert do mundo, em placa SIS no linux e seus drives são sempre os melhores, vale lembrar que como qualquer driver para sis liberado para linux tem que esta configurado segundo a versão do X e a arquitetura da distro, por exemplo um driver para ubuntu 10.04 jamais funcionará no ubuntu 10.10 o xorg do 10.04 é 1.7 o do 10.10 é 1.9, um driver para 32 bits jamais funcionará em sistema 64 bits e vice versa.

Anderson Henrique disse...

Hugo, quero deixar claro algo, o aproveitamento da área do trabalho do Unity 2D não é nula, aliás, não mais. Na última atualização que fiz no Natty Narwhal instalado em minha máquina, já há a possibilidade de usar a área de trabalho na versão 2D do Unity. Está ainda melhor, somente falta agora, poder mover os ícones de lançador.

Rafael Machado disse...

Hugo, o Ubuntu 11.04 ainda vai trazer a opção do desktop Gnome normal. apenas do 11.11 em diante que haverá apenas o Unity por padrão.

Portanto não precisaremos nos preocupar tanto em ter q usar o Unity...alias, já usamos Windows, Gnome, KDE... Não custa nada se adaptar ao Unity. E depois de instalar o Ubuntu 11.04 basta instalar o Unity 2D nos nossos (in)felizes notebooks SiS... hehe

Só mais uma coisa: já possui solução para o uso da SiS no ubuntu 11.04?

Blog de Testes disse...

Pergunta:
Um Xorg.conf com configuração diferente do suporte padrão da placa de vídeo interfere no consumo da CPU? Digo se ultrapassa os limites do que se suporta, quando em players c/ vídeo em fullscreen, Firefox, + Mp3 chega a consumir mais da CPU pra rodar mais liso" sem travar?

Hugo Bastos disse...

Ao amigo do blog de teste lembro que o xorg.conf apenas interfere nas configurações do x ou seja parte grafica o sistema como o todo, kernel e o que faz todo o trabalho arduo de verdade é preconfirado de outra forma inclusive o consumo de memoria e processamento que esta dentro do kernel, veja o pach que postei, no endereço abaixo:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/02/patch-para-o-ubuntu-1010-que-chega-em.html

copie e cole ou arraste para a barra de endereço do navegador, este pach acelera o kernel 2.6.35 exatamente porque mexe com a distribuição do consumo de memoria e processamento do sistema.

João Batista disse...

Já existe algum driver que funcione o Ubuntu 11.04 (e Kubuntu também) com as placas da SiS?

Blog de Testes disse...

Lamento não ter tido tempo pra testar as correções de Bugs com o patch para o Ubuntu 10.10, pois ao publicar a solução aqui no blog, eu já havia voltado ao Lucid Lynx assim que saiu a versão 10.04.2 e já estou satisfeito agora. =)

Hugo, dessa vez, dê uma olhada nas JPEGS da minha Área de trabalho, pois pelo LiveUSB do Ubuntu 11.04 Beta 1 cheguei a usar somente o xorg Vesa do comentário anterior,ainda instalei o Unity 2D pelo Synaptics e ficou ótima a nova interface, só que outra vez, aconteceu do mesmo Bug (não sei se é bug mesmo) de consumo alto de CPU com vídeos em players e flash em fullscreen.


. Minha máquina é um Notebook da Positivo 1455, sendo que a Resolução padrão dele é de 1440x900 . Essa resolução nativa nele, só é atingida com os drivers do Barros Lee nas versões anteriores Lucid e no Maverick ou drivers sisimedia , com vesa chega a 1280x768 e a imagem não chega a ficar tão nítida quanto a padrão, mas o que acontece: Drivers do Barros Lee e sisimedia nesse notebook ficam com tela verde e chuvisco de vez em quando nos players, Totem fecha sozinho ao maximizar e outros erros já conhecidos, já Vesa, é garantido 2d sem bugs, 100%, até no Gnome padrão/Unity 2d do Natty Beta 1, salvo se esses drivers 2d acima têm alguma mínima aceleração por hardware, coisa que não sei.

Sinceramente, só queria usar VESA com 2d básico em Sis, que até a proxima versão do Ubuntu tem o Gnome padrão.


Link jpegs Beta 1 sis VESA.tar.gz

http://www.4shared.com/file/hviq19mv/Ubuntu_1104_Beta_1_Desktop_JPE.html

Rafael Machado disse...

Blog de Testes, bom saber de suas experiencias. creio que nossos notebooks possuem quase o mesmo hardware.

qnt aos videos consumindo CPU, já tentou usar o SMplayer? lá nas opçoes de saida de video escolha a opção "XV". aqui o consumo não passa dos 10%.

com o Totem observo o mesmo problema. logo apos abri-lo ele fecha-se. Qnd ele reproduz nao aparece imagem. o mesmo acontece com o Cheese.

Blog de Testes disse...

Status: Cheese, editor de legendas e qualquer outro player com "transmissão" normal de imagem.

Esses famigerados bugs da tela verde e chuviscada eram do tempo do Karmic e já abandonei sisimedia há algum tempo. Barros Lee's também só vou no 3D agora (ainda convicto). Ao menos até aqui, 11.04, tem o Gnome padrão 2d. :)

Mário Bertini disse...

adoro seu blog, muito por causa dele que continuo usando ubuntu no meu notebook.
Estou ansioso pela sua próxima atividade, todo dia visito o blog.
parabéns!!!

Hugo Bastos disse...

joão em 2d aqui mesmo no blog tem muitas opções para este funcionamento mais com aceleração 3d, apenas barros lee um funcionario da sis e autor do driver tem um que já foi testado inclusiver por mim e que pretende liberar em breve, não sei se a tempo para o 11.10, e acho que nos mesmos moldes do driver para nvidia, instalação automática através de scripts no gerenciador de drives proprietarios.

anonymous disse...

Quer dizer que vão liberar o driver mas não o código, um passo para frente que não nos leva a lugar algum, aí com qualquer upgrade do X.org voltamos a estaca zero.

O problema não é nem ficar com Unity ou qualquer outra coisa em 2D, o que mais deprecia nossa experiência com os notes com SiS é a duração da bateria x ventoinha que fica enxendo a paciência, ah é claro os vídeos com engastos (lag) também, ah é claro não posso esquecer nem dá para jogar um joguinho simples como World of Goo para Linux direito com a tela toda "embaçada" por conta da interpolação que ocorre quando não há aceleração 3D.

Outro ponto que vamos ter de enfrentar e remanufaturar os temas para se adequarem aos novos ambientes de maneira mais integrada.

Você Hugo que chegou a testar essa lenda chamado driver 3D, me diz o Barro Lee é o pelotão e um homem só, ele por acaso é o único que faz driver para as placas SiS incluindo todas as plataformas? Por que se for assim nunca vamos ter drivers bons nunca, o de 64 bits para Windows 7 é outra lenda, outra história de conto de fadas.

Essas minhas indagações teem fundamento?

anonymous disse...

Hugo sei que aqui pode não ser o lugar mais adequado, mas vou ser o menos inoportuno e perguntar assim mesmo, como fazer a configuração da resolução de um monitor ligado à saída RGB da nossa abençoada SiS? E uma ainda mais complexa, apesar de não haver sido especificado em nenhum canto sei que aqui a minha SiS pelo menos no Windows suporta 1280x800 no display do notebook e 1024x768, por acaso consiguiria fazer sair 1280x800 nos dois displays? Você já se deparou com uma questão assim? E para finalizar 1280x800 é o máximo que suporta ou dá para "expremer" mais alguma coisinha com algum driver em especial.

PS: Com o Unity, as os programas que que criam docks ficam sem chão contra esse competidor, não acha?

Hugo Bastos disse...

É perfeitamente possivel configurar dois monitores distintos usando o driver do mandriva que já se encontra no post, com o sisctrl instalado tal como no post e com a configuração do xorg ativada a função xinerama, além claro de um xorg.conf que por ter a função xinerama ativa tenha duas configurações de monitor monitor0 e monitor1 geralmente na internet encontra-se muitos exemplos deste xorg.conf com a função xinerama ativada,o sisctrl ajuda muito pois após a configuração do xorg.conf para dois monitores os ajustes de ambos passam a ser grafico e separadamente.

anonymous disse...

Hugo no seu post sobre o uso do driver de 64 bits do Mandriva no Maverick postei o seguinte:

Hugo os drivers do 4shared e megaupload são diferentes. No tarball do 4share se encontra um arquivo .so de agosto e no megaupload um arquivo .so e um .la de julho, ao que se deve a diferença? Tem algum efeito prático?

---XX---

Pergunto novamente são dois drivers distintos? Não são todos os arquivos são só os dos drivers que tem conteúdo diferente.

Hugo Bastos disse...

vou verificar esta diferença o 4shared tem corrompido e apagado muito arquivo sem explicação se for o mesmo driver pode ser isso que ocorreu, sempre dê preferencia ao megaupload

Blog de Testes disse...

Digite o comando top no seu terminal/konsole, e veja quanto o seu xorg e o plugin-containe para flash no Firefox consomem de CPU.

Blog de Testes disse...

A experiência com o Unity não é tão traumática, e não diria que estariamos em um Dilema.

Até onde sei, Unity 2D é feito em QT, correto? Se é possível rodar um KDE 4.6 pesado daquele jeito em hardwares com placa SIS, é melhor já ir acostumando com a nova interface padrão do Ubuntu. Não sei se os sequidores deste Blog ainda aguardam uma solução para os Drivers das placas SIS para o Unity ser postada aqui, mas até onde dito VESA é a solução definitiva 2D para placas de vídeo SIS para o Ubuntu 10.10 e todas as versões futuras.

anonymous disse...

QT e Unity, que beleza a disvirtuação (Unity) andando com o capeta (QT), o QT foi mantido muito tempo fora dos padrões livres, só depois que ouve uma ameaça de debandada é que tornaram ele "livre" para uso não-comercial num nível aceitável, apesar disso não me esqueço, não foi a comunidade quem o pariu, e sim uma empresa sangue-sulga.

O que está emperrando o driver da SiS é o suporte a instruções x64, ainda espero o suporte, afinal acho que temos o direito de tê-lo, mesmo que não legalmente mas moralmente e éticamente.