Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

E CONTINUA A NOVELA UNITY E AGORA !


Todas as vezes que há um lançamento do ubuntu baixo no beta para que possa fazer os testes, entretanto agora no ubuntu 11.04 me deparei com uma verdadeira novela, pois agora no dia 08 de abril de 2011 a canonical a empresa responsável pelo ubuntu, chegou a anunciar que ao contrário do que vinha sendo testado o ubuntu 11.04, seria lançado esta versão com gnome 2, isso muda tudo entretanto quando me preparava novamente para biaxar e fazer um post, vem novamente os desenvolvedores do ubuntu no dia 14 de abril de 2011 com outra guinada de cento e oitenta graus, e confirmam o lançamento do 11.04 com unity, o que pode ser conferido neste link, post em inglês mais nada que um bom tradutor on-line não resolva.

http://lwn.net/Articles/438414/rss

com toda esta vacilação todos devem ter estranhado o fato de até agora não ter feito nenhum post a respeito do ubuntu 11.04, me desculpem mais estou pagando para ver e recomendo a todos para que instalem apenas após o lançamento pois um mudança de planos de ultima hora pode ser que nesta versão o beta ou o RC não seja sequer um pouco atualizavel por simples atualização através do synaptic ou por terminal, tendo que reinstalar do zero o que seria um desastre.

20 comentários:

henrique disse...

instalei o 11.04 no meu cee aqui, até q esta razoavel, to rodando em 1440x900 com unity2d e metacity, unico problema q estou tendo é na reprodução de videos, .flv roda mas sem maximizar o resto, quando tento rodar o sistema encerra a seção

Hugo Bastos disse...

gostaria de saber se vc esta rodando de arquivo ou direito da net por exemplo youtube através de plugin.

Rafael Machado disse...

henrique, tenta usar o SMplayer para ver videos...

eu to usando o Mint. tbm só pretendo usar de vez o Ubuntu apos alguns dias...

anonymous disse...

A se manter a data do release estamos a 8 dias se contar com hoje, caramba! Ainda se está em suspenso essa questão do Unity?

Não vou esperar não, sou early user assumido e vou mergulhar no precipício de cabeça.

A velha história do flash player, no caso de quem tem x64 ainda tem o agravante de não contar com instalação via clique-clique-mais-uma-vez-finalizar.

Vou experimentar para ver como fica com telas widescreen acima dos 1024x768, pois o 10.10 fica com os itens da interface um tanto quanto pequenos.

Hugo Bastos disse...

Éu já estou testando a algum tempo no entanto não posso postar sobre uma matéria totalmente indefinida.

Blog de Testes disse...

Rafael Machado, Meu notebook é como o seu, a Resolução padrão é de 1440x900, só dá pra alcançar essa resolução nele com os sisimedia. O que já usei de Xorg nele com resolução apropriada que pesquisei na internet, acaba deixando a tela com chuviscos. Ainda não consegui fazer um Xorg.conf que ultrapasse 1280x768, que não é a ideal pra ele (Com essa resolução a imagem fica meio embassada. Pelo menos não causa Bug nenhum), mas eu continuo tentando, quando conseguir eu passo aqui.


Com esses drivers sisimedia e "Barros Lee" sem xorg só os .la .lai e .so copiados, causam mais estragos que solução, ao meu ver. Em um
Programa Editor de legendas, por exemplo, não é possível de jeito nenhum sincronizar nada na tela sendo que não aparece imagem, fica a tela verde, e mesmo com o smplayer não ajudaria em nada nesse hora pois não ajuda no trabalho Texto + Vídeo do programa. Detalhe, alguns videos em .flv podem ficar lentos durante a reprodução porque alguns estão em HD, por isso da lentidão ao reproduzir.

1. O que há de errado com o Unity 2D no Natty? É certo que vai mesmo ser padrao o Unity 3D, mas tem a versão em QT confirmada. Um exemplo é que um teste do Gnome 3 dentro de uma Virtualbox sem drivers 3d instalados vai rodar em 2d assim mesmo.
2. E por que ninguém usa o VESA + xorg a essa altura do campeonato enquanto não sai um "Barros Lee 3D" e continua com os drivers que causam Bugs em 4 de cada 6 players do Linux com SIS?
3. Existe mesmo uma pequena aceleração neles?
4. Se sim, como fazer isso com o VESA + xorg também?

Este vídeo mostra como fica o Unity 2D em um notebook Celeron com chipset SIS, possivelmente um CCE Acteon.

Unity 2D | Ubuntu 11.04 Beta 2 - SiS Chipset

http://www.youtube.com/watch?v=Hu7s2Q9SYqI

Magno Silvestre disse...

Eu rodei o Unity 2D no meu Ubuntu 10.10. Mesmo assim rolou uns travamentos grotescos. Meu note é um CCE Dual core.

Hugo Bastos disse...

para os interessados no unity 2D no ubuntu 10.10 tem um post no link

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/01/unity-2d-apropriado-para-sis-671-672.html

e no momento não estou apenas testando,mais desde que fiz o post estou utilizando normalmente o unity 2D

Rafael Machado disse...

Blog de Testes, muito estranho, pois minha resolução tbm é 1440x900 e funciona bem, ate mesmo os videos com o SMplayer (lá ate tem umas opçoes para escolher o driver da saida de video e deixei como "xv"). Para funcionar o chipset usei um dos tutoriais do Hugo Bastos... meu sistema é Ubuntu 10.10 64bits.

mas não funciona Totem e nem o Cheese. fica numa tela preta....

mesmo assim ainda espero drivers melhores. principalmente da (merda) da placa wireless Realtek.... o sinal é terrivel.

Anderson (Chiro-san) disse...

Hugo, vejo que já tentou o sisimedia no 11.04, mas não sei se viu, mas tem uma solução já que já estou utilizando e está funcionando perfeitamente, ainda melhor do que o VESA que deixa o sistema muito lento. Mas vamos lá. Primeiro na Synaptic procure por esses pacotes:
- git
- xorg-dev
- mesa-common-dev
- libdrm-dev
- libtool
- build essential
Todas as suas dependências serão instaladas e o download tem por volta de 14 MB, então após isso façam o seguinte:
$ git clone git://github.com/hellnest/xf86-video-sismedia-0.9.1.git
$ cd xf86-video-sismedia-0.9.1
$ ./configure --prefix=/usr --disable-static
$ make
$ sudo make install
Depois disso o sistema já estará funcionando perfeitamente e sem xorg algum. Além de que no Unity 2D, onde é consumido em média 700 MB pelo xorg VESA, nesse driver sismedia, há o consumo de apenas 300 em média.

Anderson (Chiro-san) disse...

Há, e quanto a tela preta do Cheese, você tem que digitar isso no terminal:
gstreamer-properties
após aberta uma pequena janela, modifique tudo para que fique como na screen abaixo a opção de vídeo:
http://sadpanda.us/images/454726-HPLTSE9.png

Moisés disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
henrique disse...

ia comentar exatemente oq anderson falou... 11.04 rodando de boa agora, acabando de assistir um .mkv em fullscreem, a reprodução não é algo notavel claro, mas em meu ver esta melhor q 10.x com drive vesa..

só to bolado q com a ultima atualização para o beta2 o meu grub mudou e o windows não quer dar boot mais ¬¬

Moisés disse...

Anderson fiz o procedimento e melhorou muito a resolução. O único problema era quando colocava para rodar vídeo, o sistema voltava para o login. Mas neste artigo "http://hellbunker.blogspot.com/2011/03/driver-sis-m671-m672-for-upcoming-natty.html" recomendam alterar a saída de vídeo para "X11" o que resolveu.

Rafael Machado disse...

Andeson, Moises, vcs estão usando resolução de 1440x900?

Moisés disse...

Olá Rafael!
1280x800

Anderson Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson (Chiro-san) disse...

Eu estou usando 1280x800.

Rafael Machado disse...

hum, entao é melhor eu esperar e pesquisar mais...

alias, essa dica ai é somente para Ubuntu 32bits, não é?

henrique disse...

minhas configurações ficaram um pouco diferentes.. usando 1440x900 e em "gstreamer-properties" meu ficou "sem Xv"....

hj sai definitivamente, enfim, formatar a criança, espero q meu problema com grub seja resolvido