Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2009

DRIVER PLACA DE VIDEO SIS CHIPSET 671/672 PARA O UBUNTU 9.04


Era um grande problema configurar uma placa sis mirage 3 com os chipset 671 ou 672 por exemplo em notebooks da linha CCE e demais notebooks e netbooks de baixo custo, que em sua maioria se utilizam destes chipsets em suas placas de video, isso agora se tornou muito fácil graças a colaboração da comunidade ubuntu, lembrando que o drive do ubuntu 8.10 anteriromente citado neste blog com link e tudo mais não funciona no ubuntu 9.04, e este driver de aceleração 2d XAA é muito bom embora não ofereça acesso a efeitos 3d oferece uma aceleração 2d muito boa com cores e imagens muito definidas.
O driver para 32 bits em deb pode ser baixado cliquando no link driver sis 671/672 e semelhante mirage 3 basta no ubuntu jaunty lembrando que este driver é bem especifico, cliquar no arquivo que é muito pequeno e o instalador de pacotes fara o resto, bem ao estilo ruwindo, depois basta reiniciar o sistema e a placa de video estara funcionando perfeitamente.
A versão 64 bits que não esta em deb e não é a mesma acima descrita de 32 bits mais funciona muto bem pode ser encontrada em varios arquivos básicos que devem ser baixados no endereço http://www.xs4all.nl/~mgj1/SiS/ baixe todos os arquivos e como super usuario mova todos para a pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers, daqui para a frente a instalação é muito parecida com o antigo driver deb 32 do ubuntu 8.10, modifique o arquivo /etc/x11/xorg.conf acrescentando ao final da seção video driver "sis671" reinicie o sistema e veja como funciona para alguns ate sem a necessidade da alteração no arquivo xorg.conf, o driver é simplesmente reconhecido.

5 comentários:

Carlosync disse...

Cara vc sabe me disse, se esse driver funcionar no ubuntu 8.10 intrepid.

jmath1983 disse...

No meu notebook não funcionou...

Alunos da disciplina de Produção de Documentos Eletrônicos disse...

O pacote sugerido funcionou perfeitamente tanto para a resolução de 1024x768 quanto de 1280x800. Basta reinicializar após a instalação. Foi a única solução após uma verdadeira romaria por diversos fóruns em português e em inglês, sem sucesso.
Muito obrigado!

Notebook CCE W52 Intel Celeron 560 2,26 Ghz, 1GB RAM,com placa SIS Mirage 3 Graphics. Ubuntu 9.10.

moacirpires disse...

moacir pires. Tenho um notebook sim+ 1463, da positivo, com o chipset SIS M672, e não conseguia instalar no meu Biglinux 4.2, 32 bits. Agora consegui

Tiago disse...

funcionou perfeitamente. obrigado.