Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2009

DRIVER PLACA DE VIDEO SIS CHIPSET 671/672 PARA O UBUNTU 9.04


Era um grande problema configurar uma placa sis mirage 3 com os chipset 671 ou 672 por exemplo em notebooks da linha CCE e demais notebooks e netbooks de baixo custo, que em sua maioria se utilizam destes chipsets em suas placas de video, isso agora se tornou muito fácil graças a colaboração da comunidade ubuntu, lembrando que o drive do ubuntu 8.10 anteriromente citado neste blog com link e tudo mais não funciona no ubuntu 9.04, e este driver de aceleração 2d XAA é muito bom embora não ofereça acesso a efeitos 3d oferece uma aceleração 2d muito boa com cores e imagens muito definidas.
O driver para 32 bits em deb pode ser baixado cliquando no link driver sis 671/672 e semelhante mirage 3 basta no ubuntu jaunty lembrando que este driver é bem especifico, cliquar no arquivo que é muito pequeno e o instalador de pacotes fara o resto, bem ao estilo ruwindo, depois basta reiniciar o sistema e a placa de video estara funcionando perfeitamente.
A versão 64 bits que não esta em deb e não é a mesma acima descrita de 32 bits mais funciona muto bem pode ser encontrada em varios arquivos básicos que devem ser baixados no endereço http://www.xs4all.nl/~mgj1/SiS/ baixe todos os arquivos e como super usuario mova todos para a pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers, daqui para a frente a instalação é muito parecida com o antigo driver deb 32 do ubuntu 8.10, modifique o arquivo /etc/x11/xorg.conf acrescentando ao final da seção video driver "sis671" reinicie o sistema e veja como funciona para alguns ate sem a necessidade da alteração no arquivo xorg.conf, o driver é simplesmente reconhecido.

5 comentários:

Carlosync disse...

Cara vc sabe me disse, se esse driver funcionar no ubuntu 8.10 intrepid.

Juliano Fabiano da Mota disse...

No meu notebook não funcionou...

teste14 disse...

O pacote sugerido funcionou perfeitamente tanto para a resolução de 1024x768 quanto de 1280x800. Basta reinicializar após a instalação. Foi a única solução após uma verdadeira romaria por diversos fóruns em português e em inglês, sem sucesso.
Muito obrigado!

Notebook CCE W52 Intel Celeron 560 2,26 Ghz, 1GB RAM,com placa SIS Mirage 3 Graphics. Ubuntu 9.10.

moacirpires disse...

moacir pires. Tenho um notebook sim+ 1463, da positivo, com o chipset SIS M672, e não conseguia instalar no meu Biglinux 4.2, 32 bits. Agora consegui

Tiago disse...

funcionou perfeitamente. obrigado.