Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ABRIR PDF NO BROFFICE OU OPENOFFICE 3.0 É POSSIVEL SIM


Com a extenção SUN PDF IMPORT EXTENSION já é possivel abrir arquivos PDF diretamente no broffice ou openoffice 3.0 o arquivo abre no draw, um programa de desenhos da suite de aplicativos office aberto e achei uma grande sacada pois agora o broffice 3.0 pode exportar o que já era corriqueiro e importar arquivos no formato PDF, ou seja salvar e abrir em PDF, e esta operação que faz com que o programa ganhe esta funcionalidade é muito simples é basicamente a mesma para todos os sistemas operacionais que tem versão do Broffice 3.0, pois trata-se de baixar e instalar uma extenção, e como foi dito o primeiro passo é baixar a extenção o que pode ser feito no caso do linux no link abaixo:

http://superdownloads.uol.com.br/download/34/sun-pdf-import-extension-linux/

lembrando que nas respectivas seções de windows e mac podemos encontrar a mesma extensão para estes sistemas operacionais. outro aviso importante é que este arquivo embora em alguns sistemas operacionais o que não ocorre no linux é tomado como um arquivo compactado, jamais deve ser descompactado. Prosseguindo na instalação no caso do linux devemos abrir o broffice em modo root, no meu caso que instalaei o Broffice no ubuntu 8.10 o que não é padrão do sistema mais também pode ser utilizado para o que vem por padrão so que em outra pasta, abra o nautilus em modo root, basta abrir o console e digitar sudo nautilus o gerenciador de arquivos vai abrir como root, va ate a pasta /opt/broffice.org3/program e nesta pasta clique em soffice e vai aparecer algumas opções clique em executar pronto o broffice vai abrir como root, no programa que abriu procure o menu ferramentas e depois no menu que se abrir gerenciador de extenções. quando abrir o gerenciador clique no botão adicionar indo ate a pasta onde salvou o arquivo clique neste e o resto é muito intuitivo uma verdadeira instalação estilo windows.

Um comentário:

Zé Carlos disse...

Muito boa a dica. Parabéns pelo blog, andei lendo uns posts e o blog tá com um conteúdo muito bom! São várias dicas, macetes que me ajudaram bastante.