Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

MANUTENÇÃO NO UBUNTU 8.10 ISSO EXISTE?



Notei que o ubuntu com o passar do tempo perdia um pouco de velocidade e fui investigar o porque desta queda de desempenho, na verdade para mim tive uma primeira surpresa foi com a quantidade de arquivos que tinha se acumulado ao longo do tempo na pasta /tmp, vi que esta pasta era para guardar arquivos temporários sai a procura de uma solução para este problema e encontrei, trata de uma automatização da exclusão dos arquivos temporários no final de cada sessão do ubuntu, não é necessário a instalação de nenhum pacote adicional basta editar um arquivo de texto para a adição de linha de comando, para iniciar bas chamar o gedita através do console digitando o seguinte :
sudo gedit /etc/init.d/sysklogd

no próprio gedit na guia localizar através do cópiar e colar localize o seguinte texto por óbvio cópiando e colando e mandando localizar:

stop)

log_begin_msg "Stopping system log daemon..."
start-stop-daemon --stop --quiet --pidfile $pidfile --name syslogd
log_end_msg $?

ponha o cursor no final da última linha clique enter para que o mesmo vá para a linha de baixo fazendo uma linha em branco no qual você vai colar o seguinte código:


rm -fr /tmp/* /tmp/.??*

É salvar, fechar o arquivo e pronto a cada final de sessão o ubuntu vai excluir os arquivos temporários de forma totalmente segura e automática.

Outra manutenção muito simples que pode ser feita e que alivia também de forma eficiente sobretudo o dico rigido é a exclusão do cache do gerenciador de pacotes onde ficam guardados a cópia de todas as atualizações e os pacotes instalados por gerenciador de pacotes, basta digitar o seguinte no console para se livrar destes arquivos inúteis:

sudo apt-get clean

clique em enter e pronto o cache estará automáticamente limpo.

Outro ponto importante é a remoção de pacotes instaldos automticamente e que não tem mais nenhuma serventia para o sistema entretanto continuam instalados consumindo recursos da máquina, para se livrar deles de forma segura, basta digitar o seguinte no console:

sudo apt-get autoremove

clique em enter e após todas as etapas acima seu ubuntu estará novamente redondinho.




2 comentários:

Unknown disse...

Cara, muito bom esse do tmp, mas quanto ao apt-get clean e autoremove... NÃO!!! Esses arquivos garantem um backup seguro para seu Ubuntu, e só devem ser removidos caso realmente não sejam utilizados depois e/ou tenham uma cópia salva em outro lugar. Não recomendo. Como disse, se quiserem limpar seu HD se arquivos inúteis, a dica do tmp vale, mas a segunda só deve ser usada caso não queira mesmo utilizar os pacotes no cache. Como dica, digo que utilizem ou um empacotador comum ou de preferência o AptOnCd para criar o backup da pasta /var/cache/apt/archives para o uso futuro.

conan disse...

Aspenben az ország egyik legszebb butikjában elérhető nehezen megtalálható Panerai órák. Idén júliusban megnyitjuk az Oliver Smith Jeweler butikot,rolex replika amely 100% -ban a tanúsított előzetes tulajdonú órákra koncentrál, a birtokon és az Oliver Smith ékszereken kívül. Első rotációs gyűjteményünk az Iconic Sports Watches lesz, ahol a legkeresettebb sportdarabok nagy gyűjteményét fogjuk összeállítani, ideértve a Rolex, Audemars Piguet, Patek Philippe,replika óra Panerai és az Omega modelljeit, csak néhányat említhetünk.