Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

FINALMENTE UM VISUALIZADOR DE PDF EXCELENTE PARA O UBUNTU





O ubuntu vem há muitas versões com um visualizador de documentos que também abre arquivos no formato PDF, chamado evince no entanto quando se trata de abrir estes arquivos, o programa evince não é nenhum exemplo de máxima usabilidade ou eficiência da abertura destes arquivos, o que deixava o ubuntu muito a desejar, e por outro lado instalar o acrobat reader, é o mesmo que naufragar o seu sistema operacional seja ele qual for, tamanho o peso desta instalação, tal e qual como acontece no windows a maquina sente a instalação perdendo potencia, com a desvantagem que no linux a versão do acrobat reader já está bem defasada.

Foi então que surgiu o qpdfview, um programa que representa a solução de toda esta problemática pois é leve, muito eficiente na abertura de arquivos PDF, tem abertura em abas, com uma pesquisa requintada, para isso basta usar o atalho ctrl+F que surge um painel de pesquisa além de muito completo em opções, deixa o evince comendo poeira, além de representar uma inovação pois um programa tão completo pode ser tão leve, e isso deve-se a sua base pois a interface é toda escrita em QT4, por isso também muito elegante, e retiro todas estas opiniões usando o programa em meu dia a dia pois como advogado tenho a imperiosa necessidade de abrir diariamente inúmeros arquivos em formato PDF.

Para instalar este maravilhoso programa no ubuntu em sua versão estável pois também existe um repositório com uma versão mais nova, mais não recomendo versões em desenvolvimento, abra um terminal e digite o seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:b-eltzner/qpdfview

clique enter, digite a senha de root e confirme instalação cliquando em enter novamente quando requerido no terminal, depois no mesmo terminal, digite o seguinte:

sudo apt-get update

clique enter e espere a atualização do cache e após digite no terminal 

sudo apt-get install qpdfview

clique enter e espere o download e instalação, após e só procurar por qpdfview na pesquisa do unity e abrir o programa.

OBS: Muitas pessoas deixam de utilizar o programa por achar que o mesmo não cópia nada para a área de transferência, entretanto isso não é verdade apenas a forma de realizar esta operação é diferente e muito completa, para copia clique em crtl+C, e o cursor vai deixar de ser uma mão e virar uma cruz, esta cruz é uma ferramenta de seleção selecione a área que quer copiar e dentro e embaixo da área selecionada o programa vai perguntar em uma pequena janela se pretende copiar texto ou imagem clique na opção desejada e já estará na área de transferência.

6 comentários:

Tom Alvim disse...

Obrigado por compartilhar esta excelente ferramenta. Eu procuro por algo parecido há anos e sempre fiquei meio frustrado, pois gosto muito do linux e geralmente somente o windows tem programas assim tão completos...obrigado novamente.

Luiz Antonio disse...

Bom, eu instalei seguindo as suas instruções e, ao final, o programa não reconhecia os arquivos .pdf. Então eu reinstalei usando o comando e não deu outra. Tudo funcionando perfeitamente bem. Programa leve e cheio de recursos. Obrigado por compartilhar 'Suas descobertas diárias....
Abraços

Humberto Lopes disse...

Instalei mas nao consigo abrir arquivos .pdf, ja tentei reinstalar mas continua não abrindo. Alguem sabe como resolver?

Professor Josival de Santana Antunes disse...

Eu estava triste com o visualizador de PDF do linux ubuntu. Isso me levou a uma pesquisa sobre um software adequado às minhas necessidades. Sua dica foi formidável para mim. Obrigado!
Josival.

Jonnathann Silva Finizola disse...

Que lixo, postagem um visualizador PDF que só faz visualizar, não adiciona marcação nem porra nenhuma. É por isso que o Linux é uma bosta! Que adianta ser um SO todo seguro se não atende as necessidades do usuário?

Ismar Russano disse...

Aplicativo bom!!! Funciona perfeito no Ubuntu Studio 14!!!
Rápido e tem a funçao CTRL C, para salvar a imagem de um detalhe ampliado.
Boa ferramenta.
Obrigado!