Pesquisar este blog

domingo, 21 de outubro de 2012

PRIMEIRAS IMPRESSÕES UBUNTU 12.10, VÁRIOS ASPECTOS E USO COM SIS MIRAGE 672 E SÉRIES




O ubuntu 12.10 quantal foi lançado e prometia enormes novidades por não ser uma versão LTS, entretanto o que vimos foi uma evolução lógica do que já esta colocado há algumas versões nada tão drástico, como quando o ubuntu não utilizou mais o gnome 2 como interface default e partiu para o gnome 3 com um shell totalmente desconhecido há época chamado unity, o que gerou naquela ocasião uma distro altamente instável, mais isso não ocorreu agora, e  o que acabou sendo lançado é uma versão praticamente evolutiva do 12.04 que é um LTS mais o 12.10 embora utilize versões mais avançadas do kernel, do unity e do gnome não rompeu drasticamente com nenhum dos conceitos do ubuntu 12.04 LTS, logo eu considero o ubuntu 12.10 também muito estável e aconselho aqueles que só utilizam versões LTS a experimentar e garanto que vão se surpreender, e bem melhor usar o 12.10 que sair fazendo upgrades de pacotes, e até de kernel no ubuntu 12.04 LTS.

DICA ESPECIAL PARA USUÁRIOS MAIS AVANÇADOS.

Eu tenho em casa fora algumas outras máquinas um velho computador que esta com um HD já um pouco envelhecido e que por algum motivo depois de algum tempo geralmente em torno de 30 dias não iniciava mais o ubuntu, então fiz um desafio de instalar de forma duradoura a distro neste HD e sai testando várias partições possíveis e fiquei muito surpreso com o uso de partições XFS no ubuntu é um sistema de particionamento muito estável e com uma vantagem pode ser desfragmentado e verificado de forma ultra rápida com um simples comando no terminal e com a partição montada e o desempenho do ubuntu neste tipo de partição é extremamente aumentado que não é necessário alterar nenhuma de suas configurações default de uso de memória para conseguir desempenho excepcional.

Para utilizar a partição XFS na instalação ao chegar no particionador opte por aopções avançadas e edite as opções da partição onde pretende instalar o ubuntu desta forma:

No campo onde tem não usar partição clique e utilize a opção XFS com journaling

 ponto de montagem / 

marque a opção formatar partição 

continue a instalação normalmente e para desfragmentar todo o sistema e verificar a integridade da partição use o comando abaixo com a partição montada mesmo, entretanto recomendo fechar todos os programas pelo fato de que os clusters em uso não serão desfragmentados ou verificados, não que vá causar problemas a partição:

sudo xfs_fsr -t 8000 /dev/sdxy -v 

** substitua sdxy pela partição utilizada pelo ubuntu por exemplo sda1 ou qualquer outra que seja utilizada pelo sistema.

USO DE PLACA SIS MIRAGE 3 671 / 672 E SÉRIE. "em estudos driver com problemas na compilação nesta versão" com solução alternativa, abaixo:

As versões mais avançadas do ubuntu já tem um funcionamento precário com este tipo de placa mais ainda muito primário em cima do driver genérico, entretanto como foi citado acima esta versão é praticamente uma evolução do 12.04 LTS e continua valendo todas as regras para funcionamento no post relativo a esta versão no link:


SOLUÇÃO ALTERNATIVA:

Como solução alternativa sugiro uma upgrade no funcionamento do driver vesa  que já vem ativado para funcionar por default usando a sugestão deste post:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2010/09/solucao-definitiva-2d-sis-671-ubuntu.html

Esta solução ainda é da época do 10.10 mais em se tratando de vesa nada se modificou é um driver coringa que serve não só para sis 672 e serie mais também para muitas outras placas sem suporte o defeito é a falta de resolução que poder sanado da forma descrita no post.

MUDANÇA PARA OS QUE UTILIZAM GNOME CLASSIC OU OUTRAS INTERFACES GRÁFICAS.

Outra mudança pontual, foi o fato de o ubuntu 12.10 não vir com o botão lateral a senha que escolhe o tipo de sessão, este fato pode ser um grande problema se você pretende usar Gnome classic ou qualquer outro tipo de interface no ubuntu 12.10, mais isso se deve a retirada de um pacote, que realmente com a nova tecnologia implantada nesta versão que pode rodar em 2D unity 3D perdeu o sentido pois o ubuntu sai apenas e unicamente com o unity 3D, portanto sem ter que escolher mais nada a respeito da sessão, por isso o pacote não acompanha mais a distro, então se pretende instalar outra interface gráfica vai que instalar o pacote que faz a escolha entre elas.

Para complementar a instalação por exemplo do gnome classic ou do gnome shell, proceda normalmente a instalação como nas versões anteriores, entretanto ao final antes de reiniciar o sistema  abra o terminal e execute o comando abaixo:

sudo apt-get install gnome-session-fallback

Espere a instalação, reinicie o sistema e a outra interface estará funcional exatamente como nas outras versões anteriores.

12 comentários:

sucessoforever disse...

Olá amigo, sempre segui seus procedimentos mas desta vez, no 12.10, o driver sis não instalou. fiz, revisei mas não funciona. Tem certeza que funciona com o 12.10? Obrigado, nas outras versões funcionava legal.

Hugo Bastos disse...

amigos vou verificar com mais cuidado quanto a sis mirage 3 para isso estou reativando um velho note cce que tenho para fazer alguns experimentos mais de antemão so vejo uma possibilidade dificuldades temporárias com o repositório git como todo repositório sincroniza, pois o driver é compilado e se todos os pacotes para compilação estiverem presentes, ou seja os pacotes que o posta requer sua instalação, e conferi uma a um e estão pefeitamente presentes nesta versão sem nenhuma modificação em sua nomenclatura, não há como o driver não se adaptar a qualquer xorg durante a compilação.

Hugo Bastos disse...

na verdade esta solução vai turbinar o desempenho de driver vesa que já vem com a distro fazendo com que ele alcance facilmente a resolução desejada conforme esta é uma solução alternativa antiga pois o driver vesa é um generico serve não apenas para sis mais para toda placa sem suporte oficial, mais resolve muito bem para uso comum, a resolução vai para o que se espera nunca tive problema com esta solução e o melhor é que como não se instala nada apenas se configura melhor o driver vesa que já esta instalado caso se arrependa basta deletar o xorg.conf

Fábio André disse...

Quando é que esse problema da resolução da placa de video SIS 671 c/ o Ubuntu vai acabar...?

preciso corrigir toda vez que atualizo, desde da versão 9 em meu note CCE, já estamos na 12.10 e é a mesma coisa!


...não queria ter que trocar de notebook!

Hugo Bastos disse...

na verdade esta solução vai turbinar o desempenho de driver vesa que já vem com a distro fazendo com que ele alcance facilmente a resolução desejada conforme esta é uma solução alternativa antiga pois o driver vesa é um generico serve não apenas para sis mais para toda placa sem suporte oficial, mais resolve muito bem para uso comum, a resolução vai para o que se espera nunca tive problema com esta solução e o melhor é que como não se instala nada apenas se configura melhor o driver vesa que já esta instalado caso se arrependa basta deletar o xorg.conf.

Claro que deletar o xorg.conf so retorna as condições anteriores se sua distro não tinha um xorg.conf antes como nos ubuntu mais modernos, caso tenha faça uma cópia guarde em outro local e quando quiser voltar ao estado anterior, simplesmente substitua e claro sempre neste caso reiniciar o sistema.

Anônimo disse...

Olá a todos. Também estou tendo problema na hora de compilar o driver no Lubuntu 12.10. O problema ocorre durante o make. Fora isso, a solução alternativa usando o vesa funciona satisfatoriamente, a menos do antialiasing que não fica lá essas coisas.

Se alguém tiver alguma dica, ficarei grato! Abç!

ERRO:

vgatypes.h:88:1: warning: 'IOADDRESS' is deprecated [-Wdeprecated-declarations]
In file included from sis.h:214:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
vstruct.h:244:2: warning: 'PCITAG' is deprecated [-Wdeprecated-declarations]
In file included from init301.h:60:0,
from init301.c:76:
sis.h:247:17: fatal error: xaa.h: No such file or directory
compilation terminated.
make[2]: ** [init301.lo] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/home/gauss/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
make[1]: ** [all-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/gauss/xf86-video-sismedia-0.9.1'
make: ** [all] Erro 2

Hugo Bastos disse...

olha claiton indiquei esta solução alternativa exatamente porque problemas de compilação são problemas de difícil solução estou verificando todos os arquivos possíveis para que o driver compile, mais parece que as mudanças são maiores que eu imaginava, se alguém quiser dar uma força esta aberto o desafio para compilação do driver do repositório GIT.

Anônimo disse...

Oi Hugo! Sim, a solução alternativa é uma mão na roda nesses casos. Apesar de não ser perfeita, funcinoa muito bem; estou utilizando-a agora. Desde já lhe agradeço por todo material disponibilizado e pela presteza em resolver problemas desse driver. Também estarei perseguindo uma solução para esse novo release.

Um abraço!

Rafael Machado disse...

Eu larguei de mão com esse meu notebook. a SiS é tão ruim que nem suporte a Windows 8 eles vão dar.

O jeito pra mim vai ser continuar a usar Win7 por uns anos ate conseguir juntar a facada pra comprar um Ultrabook, heheheh

Matheus disse...

Hugo Bastos é o seguinte ... Eu uso o kubuntu 12.04 e quero instalar o 12.10 so que o driver do 12.04 nao funfa no 12.10 .... queria saber se existe o driver sis para o 12.10 ...

OBS : no meu 12.04 existe varios bugs tambem : ele nao pega os efeitos do compiz , ele nao roda videos ... e uma frescura .... queria saber se pode mi dar uma rewsposta em relação a todos eses problemas....

Hugo Bastos disse...

wagner se vai usar o 12.04 o driver dos repositórios git, não é necessário a solução alternativa, comece com este post:

copie e cole no navegador

http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2012/03/solucao-video-sis-671-672-771-772-e.html

fica perfeito a solução alternativa é para o 12.10 que o driver passou a não compilar na máquina, o driver é 2D portanto nada de efeitos ou outros enfeites do compiz mais tem uma bom desemepenho em termos de frame por segundo, este driver era para compilar em todas as versões inclusive 12.10 mais inexplicavelmente não compila, pois compilar é gerar o driver in loco com informações contidas na própria máquina a partir de um código fonte padrão.

Hugo Bastos disse...

Pois é wagner esta placa sis é tão ruim que sequer tem suporte para windows 8, é por isso mesmo que expus duas soluções para quando um não funcionar vamos ter o plano B.