Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DICA ESPECIAL SOLUÇÃO BUG DO RECONHECIMENTO USB UBUNTU 11.10



Desde a versão 10.10 que o ubuntu vem paulatinamente negligenciando o reconhecimento USB entretanto na versão atual 11.10 a coisa chegou a prejudicar totalmente o reconhecimento USB, pois utilizo modem 3g e teclado e mouse externo USB em meu note e o reconhecimento esta terrível se reconhece o que esta em uma porta não reconhece o que está em outra e assim sucessivamente, pensei que se tratava de meu hardware, pois as vezes os bugs são específicos para determinado hardware, entretanto fui realizar uma instalação para um amigo do ubuntu 11.10 em uma CPU que o hardware estava muito distante do meu note e para minha surpresa lá estava o mesmo problema, a CPU as vezes deixava de lado o modem 3g ou o tecldo que no caso era usb, voltei ao meu note e percebi que se iniciar o computador com nada plugado em porta USB tudo que você vai plugando vai sendo reconhecido de forma impecável.

A solução pelo menos temporária para este bug é plugar os dispositivos usb incluindo modem 3g, apenas após o inicio completo do sistema, pois se iniciar o sistema com dispositivos plugados corre o sério risco de não ser reconhecido e não adianta retirar e plugar novamente após o inicio do sistema o dispositivo não vai ser reconhecido de jeito nenhum se iniciou o sistema com ele plugado e não foi reconhecido durante a inicialização.

Tenho uma teoria a respeito da origem deste bug, o reconhecimento USB durante o boot caiu junto com o tempo do boot da versão 10.10 ate a versão 11.10, logo se alguém tiver a vontade de corrigir, vai ter que procurar em algum componente de reconhecimento USB ligado ao boot, pois parece que algum programador exagerou na dose e desligou algum componente de boot para ganhar tempo e gerou toda esta confusão.

7 comentários:

anonymous disse...

Migrei hoje, e que merlim! -->> (Unity), não consigo exibir o conteúdo dos diretórios em modo "lista" com os tamanhos ao lado do nome, só rola o modo "ícones", cadê essa bodega? E Hugo, essa integração de aplicativos com a barra superior está bem ruim, por exemplo estava vendo o que tinha baixado na janela de downloads do Firefox e queria desmaximizar a janela principal do Firefox e não dá, antes tenho que obrigatoriamente fechar a janela filho (de downloads), que merlim! E falta refinamento, olha na janela de login, belezura, bonitinha, mas a janela de login do PC travado (sabe quando o SO obscurece a tela quando se fica um tempo sem usar) é a antigona, ninguém pensou em dar uma reformulada digamos "na traseira", só a parte "dianteira" é que recebeu um lifting, má, má, má. E a transição está uma bagaça tem hora que dá uma congeladinha e volta da terra do além.

Mas apesar disso, vai ficar assim, porém o que mais me recinto é não ter um mísero joguinho bom na "central de programas", para mim era "central de software", mas... parece que se mudou, um joguinho que seja, com gráficos limpos, pois world of goo aqui só com imagem interpolada, "já num guento" mais. Se alguém souber um bom programa P2P eu agradeço aqui não rola um, fica ad aeternum, e olha que "no outro" (aquele) tenho o firewall de terceiros ajustado para "broqueá" no talo ainda assim funfa, e aquela promessa de melhorar a vida de quem usa multiplas telas que a Canonical ventilou, espero que cumpram pois aqui um monitor é padrão e outro é wide, e não consigo desligar o wide do lap e nem ajustar o monitor externo no formato correto, se a Canonical desse um jeitinho, ia ser "djimaixchs".

anonymous disse...

Quanto a questão do USB, cheira a algo relacionado ao d-bus.

Hugo Bastos disse...

Felipe concordo com vc acho que algo ligado ao d-bus não esta muito bem nesta versão tanto que após as ultimas atualizações que incluíram itens ligados ao d-bus, o problema amenizou um pouco o meu teclado externo já consegue ser detectado plugado no boot, isso se após o boot fica clicando diversas vezes na tecla caps look, já é um avanço.

anonymous disse...

Hugo, você por acaso testou a gravação de DVDs nos Ocelot? Aqui não está gravando, será que é só aqui?

Hugo Bastos disse...

Acho que é falta do dvdccs2 uma biblioteca que lê dvd restrito que pode ser encontrado no repositório, medibuntu.

anonymous disse...

É, alguma coisa tá faltando mesmo, tentei lançar as apps em terminais, e se acusa que não se acha -> "Joliet SVD" com -> (unable to find Joliet SVD), não consigo gravar CDs com Brasero e nem ISOs em Pendrives com o usb-creator-gtk (o criador de dispostivos USB inicializáveis do Ocelot), bem quando precisava fiquei na mão, a libdvdcss2 instalei, mas não fez funfar, engraçado que no synaptic acusa instalação bacaninha, já na central de software diz que quebrou.

Júlio César disse...

Sua decepção não diz respeito apenas ao UBUNTU pois no FEDORA 16 acontece a mesma coisa.
Estou usando o DEBIAN com GNOME-SHELL e o problema não acontece.
Com o UBUNTU 12.04 BETA2 isso não ocorre.
Com os dois últimos eu consigo ver todos os dispositos USB conectados e funcionando separadamente e normalmente.