Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GNOME 3 NO UBUNTU 11.04 2D COM SIS 672 E OUTRAS PLACAS DE VIDEO SEM ACELERAÇÃO


Vou relatar neste post, como instalei o gnome 3 no ubuntu 11.04 utilizando a placa de video sis 672 portanto já utilizava o unity 2D, tive gratas surpresas e alguns inconvenientes mais pesando os prós e contras acho que sai ganhando, antes de partir para a aprte mais simples que é a instalação do gnome 3 propriamente dito que não tem nenhuma complicação trata-se de apenas três comandos, isso no caso de 2D mais para uma instalação 3D a coisa se modifica um pouco, mais abaixo podemos ver as vantagens e desvantagens da instalação pese você também e continue a ler se ver que vale a pena:

vantagens

Maior riqueza e nitidez gráfica em janelas pelo uso da biblioteca gtk 3.0, importante para quem se utiliza de uma placa pobre como a sis.
Mais organização dos menus do gnome propriedade de janela etc.
A atualização do totem para versão 3.0 solucionou vários bugs quando este programa era exibia vídeo em 2D, inclusive com o driver git para sis 671/672/771/772.
Mais recursos no gedit

desvantagens

Unity volta para a versão anterior e não utiliza a área de trabalho
Bug no mousepad que não atende ao toque como botão esquerdo sendo necessário acionar o botão, no próprio mousepad para quem utiliza mouse não há nenhum tipo de incomodo.

para instalar o gnome 3 basta abrir um terminal e digitar o seguinte :

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3

clique enter e espere depois no mesmo terminal digite:

sudo apt-get update

espere o cache atualizar e depois digite sempre no mesmo terminal, o seguinte:

sudo apt-get dist-upgrade

O download é bem grande ultrapassa 200 mb, espere acabar o que depende de sua conexão e a instalação também será demorada, reinicie o computador, ao abrir GDM não utilize a entrada unity 2D redirecione o boot para ubuntu 2D.

* para os que tem o 3D ativado basta além do que foi dito acima incluir mais um comando após o último do terminal, que é o seguinte:

sudo apt-get install gnome-shell

para 3D inicie normalmente pela entrada padrão do GDM.

OBS: como se trata de um sistema em desenvolvimento e sempre estão adicionando e retirando pacotes pode ocorrer que ao ser atualizado no gerenciador de atualizações fiquem pacotes desmarcados nos que forem referentes a sua atualização o que pode ser verificado uma vez que nas versões mais recentes do gerenciador de atualizações existe uma espécie de subdivisões de atualizações e que destaca a fonte dos referidos pacotes, quando nos que forem referentes ao gnome3 ocorrer o que foi descrito acima repita o comando sudo apt-get dist-upgrade no terminal e pronto será tudo atualizado normalmente, desinstalando e instalando o que for necessário, mais vai aqui uma ressalva nunca refaça o comando sem antes dar um tempo como por exemplo de meio dia e nova verificação de atualizações ai sim repita o comando, pois a causa da atualização não marcada também pode ser sincronização do repositório.

Solução bug no mousepad - na barra lateral do unity, clique em aplicativos, busque por configurações do sistema, clique no botão mouse e touchpad na aba touchpad, ative as duas primeiras opções, que são, desabilitar touchpad enquanto digita e habilitar clique do mouse com touchpad, feche a janela e pronto o bug estará solucionado, o problema é exatamente porque estas duas opções estão desmarcadas.

Mais opções de personalização - através de um comentário do Blog de teste fui pesquisar a respeito de atalhos e outras configurações da área de trabalho, para iniciar, resolvi mudar o pacote de ícones utilizado pelo sistema para o faenza que é muito bonito e funcional e já estava instalado no meu sistema, mais para minha surpresa não tinha como fazer esta personalização, mais tenho a solução para esta e outras mudanças de aparência e algumas funcionalidades do sistema utilizando gnome3, basta instalar o pacote gnome tweak tools, um centro de modificações avançadas do gnome3, que permite mudar ícones, decorações de janela, fonte e muito outros itens do sistema, para instalar abra um terminal e digite:

sudo apt-get install gnome-tweak-tool

espere a instalação encerrar e depois clique em aplicativos na barra lateral do unity e busque por ajuste avançado de configurações abra este programa e embora não tenha tradução e seja em inglês é tão intuitivo que dispensa comentários.


Contribuição do usuário blog de teste

reativação da área de trabalho no gnome3 em 2D

Na verdade este post começou comigo e se tornou amplamente colaborativo, quando o amigo acima que tem o total crédito da presente ideia, apresentou a solução nos comentários deste post, que consiste em instalar além do gnome-tools o dconf-editor, para recuperar a utilização integral da área de trabalho e garanto a vocês funciona como um relógio, para instalar o pacote abra um terminal e digite o seguinte:

sudo apt-get install dconf-tools

após a instalação clique em aplicativos na barra lateral do unity e busque por dconf editor, clique no icone ao abrir o programa procure na arvore na lateral esquerda e procure a seta correspondente a entrada ao clicar nesta vão aparecer outras opções busque dentre as que forem reveladas por gnome clique na seta para outras opções e dentre estas escolha desktop e mais opções vão surgir e dentre elas escolha background ao cliquar nesta opção marque a opção que vai surgir no campo direito da janela do programa show-desktop-icons nunca clique no botão set to default pois vai voltar a antiga configuração, simplesmente feche a janela e a configuração já vale, a área de trabalho estará ativa novamente como na versão anterior.

Para escolher que ícones deseja visivel na área de trabalho computador, lixeira ou rede, faça o mesmo que acima entretanto o caminho agora é org - gnome - nautilus - desktop e no campo da direita marque ao seu gosto, computador - computer-icon-visible, pasta home - home-icon-visible, rede - network-icon-visible, para ter os volumes montados na área de trabalho marque a opção volumes-visible

Veja os comentários deste post existem muitas correções fora esta descrita acima que podem ser realizadas com esta poderosa ferramenta.

Com todas as modificações acima descrita voltei a ter praticamente o unity que tinha antes de instalar o gnome3, não modifiquei apenas o comando do teclado que achei crtl+delete, bem mais seguro que apenas delete como era antes logo ganhei em gráfico, usabilidade e segurança ao final deste post que recebi colaborações valiosas, que sanaram praticamente todas as desvantagens descritas no inicio do post.

Dica especial: editada em 05/09/2011

Tive problemas com o adaptador bluetooth, pois o gerenciador que acompanha o gnome2 embora não seja desinstalado automaticamente não funciona no gnome3, entretanto a solução é bastante simples basta instalar o pacote blueman, um excelente gerenciador que funciona normalmente com gnome3 e bastante intuitivo, para instalar basta abrir um terminal e digitar o seguinte:

sudo apt-get install blueman

clique em enter e espere a instalação busque por blue na busca do aplicativos do unity e clique em gerenciador bluetooth.

27 comentários:

Blog de Testes disse...

Ótima a usabilidade do Gnome 3 2D com placas SIS.

Hugo, no início do ano, tive acesso a um notebook Itautec, com chipset Intel nativo, e a após instalar o Sistema, ainda tinha que arranjar uma solução alternativa para o controle de brilho do monitor no Linux (qualquer versão).

Nos paineis do Gnome 2.x era possível clicar com o botão direito e adicionar à barra superior o Controle de Brilho do Gnome.

Agora, após instalar o Gnome 3 nesse mesmo notebook, como fazer para se criar um lançador (ou atalho na área de trabalho) para o mesmo controlador de brilho que tinha versão classica no Gnome 3?

Hugo Bastos disse...

Blog de teste também agora que estou usando o gnome3 aos poucos na verdade estou editando este post a medida que descubro novas coisas, mais você me deu uma bela idéia de para onde direcionar minha pesquisa.

Blog de Testes disse...

Seria bom também após instalar o gnome-tweak-tool, instalat o dconf-editor, que leva o gerenciador de configurações do gconf. Depois de instalado o sistema, é possível trocar o padrão do brilho do monitor pelas configurações do dconf-editor no Gnome 3, já que nas opções de bateria-economia de energia nas configurações do sistema do Gnome 3 não é mais possível aumentar ou diminuir o controlhe de brilho, etc.

Blog de Testes disse...

Outra coisa também, no Gnome 3 por padrão, pra se enviar para a lixeira, é necessário apertar CTRL e DELETE, nas configurações do dconf-editor é possível restaurar ao padrão de enviar arquivos para a lixeira para a tecla DELETE somente. Caso o Gnome 3 2d não dê mais acesso à área de trabalho, é possível reativar os ícones mais as opções do botão direito na área de trabalho com o dconf-editor.

É necessária a instalação, poderosa ferramenta. Não preciso postar como se faz, pois o Hugo pode se encarregar de editar o post. É isso.

Hugo Bastos disse...

blog de teste estou com o dconf-editor instalado e já consegui rever o comando da lixeira e a barra lateral do unity, que não gosto dela escondendo e o gui de configuração da versão que usava no gnome2 não funciona mais aqui, entretanto gostaria de mais detalhes a respeito da recuperação da área de trabalho, pois das muitas entradas que tive acesso no editor não relacionei nenhuma a isso.

Blog de Testes disse...

Como recuperar os ícones e o acesso à área de trabalho no Gnome 3.
Primeiro aqui pra mim, sumiu o Alt + F2 para digitar e rodar comandos, mas mesmo assim, com o dconf-tools instalado, basta Alt F2, ou mesmo digitar no Dash do Unity dconf-editor e seguir pela "Árvore":

org, gnome, e em background, marcar show-desktop-icons.

Isso vai dar o acesso normal à area de trabalho com o botão direito além de mostrar, claro, os ícones: Computador, Lixeira e Pasta Pessoal por padrão. Mas se por outro caso, só queira o acesso à Área de Trabalho com as opções do Botão direito do Mouse e não quiser os ícones padrão, o esquema ainda no dconf-editor é esse:

org, gnome, nautilus e em desktop, marcar ou desmarcar os ícones que desejar visíveis na Área de Trabalho do Gnome 3.

Então, sempre que instalar o Gnome 3, é necessário ter o gnome-tweak-tool e dconf-tools pra configurações e personalizações futuras.

tadeu saboia disse...

Amigos não consigo deixar a barra lateral em hide. Como faço com o dconf para deixa-la econdida quando um programa esta aberto?

tadeu

tadeu saboia disse...

*escondida

Hugo Bastos disse...

tadeu é facil abra o daconf e na arvore busque por com depois canonical e finalmente unity 2D, na opção hide-mode use 0 para never hide 1 para auto hide e 2 para modo inteligente desmarque use-strut caso queira trabalhar com a barra escondida escondida pois esta opção reservara o espaço pertencente a barra mesmo com ela escondida criando uma barra fantasma, esta opção é útil apenas para a opção 0 nunca com a barra escondida.

Blog de Testes disse...

Existem notebooks com chipset Intel em que não é possível ter acesso ao controle de brilho do monitor com as teclas Fn + Fx, só se corrige isso atualizando a BIOS. Usava o controle de brilho do Gnome adicionando à barra de tarefas superior no Gnome 2.x, como fazer pra ter o lançador do mesmo aplicativo para o Gnome 3?

anonymous disse...

Oi Hugo, gostaria de pedir licença para tocar num assunto junto da comunidade sobre uma coisa que foge um pouco (bastante) do escopo desse blogue.

Gostaria citar o seguinte: Qual o nível de suporte desses chips SiS nosso 671 e 672 num hackintosh, pois vendo uma matéria aqui (Olhar digital), um hackintosh (de forma legal, eles mostraram até um parece de um advogado e tal, que atesta ser legal a prática) sai mais barato que um sistema Windows (50% mais barato).

Alguém já teve experiência quanto a isso, sabe melhor um *nix like que um Windows pura e simplesmente.

Caso ninguém saiba não tem problema.

É que isso me despertou interesse e aqui por ser um blogue justamente ligado a questão de suporte ao nosso hardware específico, penso que possa conter de leve essa questão.

Se fugí muito peço desculpas, obrigado.

Magno Silvestre disse...

Poxa, eu não tinha o Unity instalado aqui no meu Ubuntu, então instalei o Gnome 3 certinho. Ai reiniciei e quando eu tendo abrir o Ubuntu aparece "Ubuntu Failed" e encerra a sessão.

tadeu saboia disse...

"tadeu é facil abra o daconf e na arvore busque por com depois canonical e finalmente unity 2D, na opção hide-mode"

Muito obrigado pela ajuda, mas em meu dconf não há esta opção. Só existe: com, canonical e depois indicator, que para a data e hora.
Você teria mais alguma sugestão?

Desde já muito grato

Junior Menegatti disse...

Olá Hugo. Parabéns por mais um excelente post. Já instalei o Gnome 3 2D e realizei os demais ajustes mostrados nesse post, funcionou perfeitamente, porém estou com um problema que pelo visto ninguém aqui teve. Minhas janelas estão ficando com duas barras de título. Veja a imagem http://imageshack.us/f/850/capturadetelaqa.png/
Como posso corrigir isso? Desde já obrigado.

Blog de Testes disse...

Em alguns notebooks com chipset intel nao é possível usar o controlhe de brilho do monitor no Gnome 3 pelas teclas Fn + Fx.
Como no Gnome 3 sacaram até a opção de criar lançadores na área de trabalho, existe ainda a opção de usar um comando no Terminal que resolve o problema do Brilho do monitor no máximo no Gnome 3, se ainda nas próximas versões do mesmo não solucionarem tal "Bug":

pkexec /usr/sbin/gnome-power-backlight-helper --set-brightness 1

No final da linha, trocar o número por um maior, se quiser mais brilho.
Essa gambiarra previne problemas de saúde e visão.

tadeu saboia disse...

Encontrei a solução para o modo hide automatico da barra do unity 2d + gnome 3 2d que não esta aceitando o modo hide automático pelo dconf-editor.

No terminal com o comando:

gconftool -s -t int /desktop/unity-2d/launcher/hide_mode 2

Obrigado pela ajuda.

Anônimo disse...

Olá

Kra estou com um problemão, depois de atualizar e instalar os pacotes eu reiniciei para completar o update, porem depois disso meu pc não liga mais... depois do Splash meu monitor fica igual quando está apagado, pode me Ajudar?

Desde já agradeço (:

Junior Menegatti disse...

Fala galera. Alguém conseguiu descobrir porquê estou com duas barras de títulos como na imagem a seguir?

capturadetelaqa

Rafael Machado disse...

Hugo, já deu uma olhada no Mandriva 2011? o suporte a placas SiS continua otimo..., nao teria como recompilar o driver para outras distribuiçoes? inclusive para tentar usar o Gnome3 com o shell?

ito disse...

Rafael Machado, como usar Gnome 3 no Mandriva 2011 com placa SIS?
Alguma idéia?

Rafael Machado disse...

pois eh, nao sei ainda. nao estou tentado a testar, pois esses dias instalei o Mandriva 2011 e fodeu com meu Mint 10. nao funcionava o mouse e o teclado....e nao posso me aventurar a correr esse risco, pois preciso usar o computador com o Mint no emprego...

mas o Mandriva funcionou muito bem.

henrique disse...

Precisando de ajuda, sá segui todos os passos do post, escolho o gnome na tela de login, mas carrega o gnome classico, sem efeitos, estou usando ubuntu 11.10.. tem algo mais q possa fazer pra abilitar?

henrique disse...

Preciso de ajuda, segui todos os passas do post, mas ao carregar o gnome pela tela de login, carrega o ubuntu classico, tem algo mais q possa ser feito pra carregar o gnome3, queria muito usar ele.

ps: usando ubuntu 11.10

Anônimo disse...

Boa tarde ontem instalei o ubuntu 11.04, e não me contentei e quis colocar unity já que minha placa e sis, so que fiz como o post fala coloquei ate a linha de recurso 3d, mas quando o sitema inicia ele nao loga da um erro falha no load o que é isso?

Anônimo disse...

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3

sudo apt-get update


sudo apt-get dist-upgrade


digitei essas tres linhas conforme o termino de cada operação sua.

Anônimo disse...

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3


sudo apt-get update


sudo apt-get dist-upgrade


sudo apt-get install gnome-tweak-tool


faltou a ultima linha agora esta certo.

Poderia me relar o que aconteceu.

Obrigado Sandro

henrique disse...

instalei os mesmos porem aquela barra tipo a da unity q o gnome tem, não aparece, simplesmente parece q o gnome é o ubuntu sem efeito..