Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2011

SOLUÇÃO PROBLEMA DESATIVAÇÃO DE EXTENSÕES FIREFOX 5.0


Como para muitos no ubuntu 11.04 o Firefox 5.0 foi instalado de forma até automático como uma atualização do 4.0.1, decidi não postar nada a este respeito pois já são muitos os post para instalação do Firefox 5.0, nesta versão a maior modificação se deu a nível de motor de javascript e segurança e realmente o firefox 5.0 é muito mais rápido que o firefox 4.0.1, mais com esta mudança brusca de versão ocorreu um problema até chato, pois a extensões não acompanharam a evolução da versão, e vão ficar desativadas quando da instalação do firefox 5.0, embora a grande maioria não seja realmente incompatível pois não houve nenhuma mudança em termo de interface de trabalho, nas versões anteriores isso se resolvia desempacotando e mudando o arquivo install.rdf, entretanto nesta versão até pela segurança reforçada não funciona este artificio, bati muita cabeça e a solução era simples e estava todo tempo ali, que é o seguinte:

A solução passa pela instalação de uma extensão Compatibility Reporter que desativa a verificação padrão do firefox sobre compatibilidade e tem uma politica bem mais inteligente do que simplesmente verificar um arquivo para dizer se uma extensão é compatível ou não com a versão para a qual se esta instalando a extensão, instale a extensão no link:

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/add-on-compatibility-reporter/

A o instalar e reiniciar, quando acessar a pagina de complementos vai ter uma aviso de que a verificação esta desativada, não reative, pois a partir dai o que vai esta ativo é a politica de verificação da extensão, o que vai com certeza reativar as extensões desativadas que não forem realmente incompatíveis e permitir a instalação de extensões do firefox 4 que não forem realmente incompatíveis.

**Nota - A única extensão que encontrei ate o momento que mesmo ativada causou sérios problemas foi a flagfox, caso tenha esta extensão é recomendado a sua desinstalação.

17 comentários:

Lex Aleksandre disse...

Para aqueles que não desejam instalar mais uma extensão em seu navegador basta seguir os passos:

Forçar instalação de extensões no Firefox

Passo 1. Na barra de endereços do Firefox 5, digite “about:config” e dê um Enter;
Passo 2. Leia o alerta e clique em “Eu serei cuidadoso, prometo!”;
Passo 3. Em um espaço em branco da página, clique com o botão direito do mouse, aponte para “Novo” e clique em “Boolean”;
Passo 4. Na janela que deve surgir, digite “extensions.checkCompatibility.5.0” e pressione “OK”;
Passo 5. Escolha a opção “false” e clique em “OK” novamente;
Passo 6. Reinicie o Firefox e experimente instalar aquela extensão incompatível.

Anderson (Chiro-san) disse...

Nunca gostei de instalar extensões no Firefox, nem ao menos usá-lo antes da versão 4, então a única extensão que uso é o LastPass, e esse funciona plenamente, então pra mim tanto faz.

Hugo Bastos disse...

É lex existe esta outra opção, vou ate postar como uma opção para usuários mais avançados, pois mexer no config para iniciantes é algo mais arriscado, essa opção é boa para usuários bem mais avançados,pois a extensão fornece alguma segurança extra quanto a extensões realmente incompatíveis, por exemplo ao instalar o google desktop, uma extensão é instalada em conjunto entretanto esta extensão já é incompatível desde a versão 3.5, pelo método do config esta extensão seria ativada, levando inclusive a possíveis travamentos, já pela extensão ela é desativada automaticamente.

Blog de Testes disse...

Alguém teve problema com a bateria do laptop dentro do Ubuntu?

Logo ao iniciar a sessão do usuário, aparece a mensagem da bateria mesmo totalmente carregada ter 47% de carga e pode estar danificada.

Foi depois de instalado o Natty, bateria passou a durar 1 hora apenas enquanto usava o Ubuntu, ao voltar para o Windows 7 e verificar o problema, também só resta 1 hora de uso depois de 100% carregada.

Detalhe, fica o Bug de "estimando o tempo restante da bateria" no Natty o tempo inteiro.

O Sistema pode ter corrompido a bateria?

Hugo Bastos disse...

Não blog de teste é natural a bateria de um notebook perder capacidade de carga ao longo de tempo é estima do que uma bateria de notebook após cerca de três anos de uso não consiga mais pegar carga alguma, desliga-se o carregador e o note desliga junto, e a perda de capacidade é crescente ao longo do tempo de uso é inevitável.

anonymous disse...

Quanto a questão do Firefox, a Video downloadhelper é a mais deixa o navegador lento.

Porém se eu vier aplicar o método provavelmente seria no FF7, porém ele ainda não oferece tanto a ponto de me fazer mexer.

@Anderson Henrique, aquele teste com o Lucid faço assim que conseguir fazer um backup completo e salvar as tralhas.

E de quebra volto para a "budega" do XP.

anonymous disse...

Quem puder contribuir, não, não é dinheiro, e com "conhecimento", tem esse link
( http://pt.wiktionary.org/wiki/Vocabul%C3%A1rio:Ingl%C3%AAs/Gloss%C3%A1rio_de_Inform%C3%A1tica_Ingl%C3%AAs-Portugu%C3%AAs_U )

Nem que seja só divulgando, que já tá bom demais.

anonymous disse...

Retificando o link certo é esse:

http://pt.wiktionary.org/wiki/Vocabul%C3%A1rio:Ingl%C3%AAs/Gloss%C3%A1rio_de_Inform%C3%A1tica_Ingl%C3%AAs-Portugu%C3%AAs

é que eu tenho um túnel de vendo no lugar que deveria ter massa cinzenta, rsrsrsrsrsrs.

Hugo Bastos disse...

Felipe bem interessante este dicionário completo de termos de informática em inglês e sua respectiva tradução para o português.

Blog de Testes disse...

Rapaz,

Saiu uma notícia sobre um problema no kernel 2.38.x.

http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTYwNA

Desde o lançamento da versão final do Natty, venho acompanhando a usabilidade do sistema pelo Youtube, lá em um canal de um usuário do Reino Unido, após 2 tutoriais com a interface Unity depois de instalado o Ubuntu 11.04, ele postou um vídeo, sentado em um sofá, falando da experiencia com a mais recente versão do Ubuntu.
Disse que depois de várias vezes do sistema todo travar, muitos bugs com plugins do compiz e problemas com a imagem da captura de tela com que grava seus vídeos para o youtube, não suportou mais e voltou para o 10.10. Porém também falou da diferença no uso de tempo da bateria em seu Netbook: Com o Maverick tinha 9 horas de sudo de bateria, como Natty 5 horas. 4 horas de diferença...

Isso já tem mais de um mês, e é fato que essa é se não a versão mais buggada do Ubuntu, pelo menos a mais criticada.

Digo isso pois uma garota veio até mim com um netbook pra sacar o sistema original e instalar o Windows, como o 7 ficou muito pesado, pus o Zorin OS. O problema foi com relação à bateria, não durou mais de 3 horas.......

Mais alguém teve problema sobre o tempo de uso da bateria no notebook? A minha também ficou com um problema depois de instalado o Natty e agora que vai fazer 2 anos esse note.

anonymous disse...

Os SOs estão todos meio zicados, o Windows 7 aqui come boa parte da bateria em 5 minutos no modo alto desempenho e nem avisa se estiver com o adaptador ligado, simplesmente faz aquele barulhinho e quando me dou conta, mais rápido pelo som que pela imagem já estou no breu com o PC desligado forçosamente.

Tem alguma coisa que os desenvolvedores estão querendo abraçar com os dois braços e pernas que deva estar criando esse tipo de coisa, algum padrão que adiciona uma camada de programação.

Anderson (Chiro-san) disse...

O Natty está realmente bugado, tenho o mesmo problema com travamentos, do nada ele simplesmente trava geral. Com relação à bateria, não sei, porque minha bateria tava com problema, mandei pro cara trocar as células e até hoje não recebi... assim complica.

Blog de Testes disse...

O usuário no Reino Unido sobre o que comentei que postou o vídeo relatando os problemas com o Natty me respondeu pelo Youtube dizendo:

(traduzido)

"Eu tenho mantido um olho sobre o relatório de bug:

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/760131

sobre o uso de energia aumentou no kernel 2.6.38. Há uma possível correção no post # 99, mas soa mais como uma correção para o superaquecimento que não é o que meu netbook está fazendo.
Nós só temos que esperar por uma atualização do kernel em 11,04 e o problema deve ser corrigido.
Estou deixando meu netbook como está, por agora, ele está ficando pelo menos quatro horas na bateria (ainda decepcionante comparado a 8 horas em Lucid)"

Se o problema aconteceu pela "vida normal" da bateria estar chegando à aposentadoria, possivelmente, mas a certeza é que foi aos primeiros dias de uso após instalar o sistema.

Blog de Testes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog de Testes disse...

O Blogger fica esquisito ao postar links com o Google Chrome, vão incompletos e esse eu acho um navegador mais rápido que o Firefox no Linux

Se não apareceu correto, junte as partes:

https://bugs.launchpad.net
/ubuntu/+source/linux/+bug/760131

anonymous disse...

Ei Blog de Tests, Chrome (ou Chromium) esquisito? Eu acho é bugado, aqui ele fecha do nada, ainda acho verde demais, e o fato da barra de abas não ter rolagem ao infinito como no Firefox é problema.

Bem se ainda quer usá-lo de todo jeito, e tem muitas abas recomendo o complemento (<<-- o palavra feia para add-on) tab menu, que dá aquele mesmo recurso do botãozinho triangular que abre uma lista de abas abertas a la Firefox do Firefox, redundância necessária :)

--xx--xx--

Aeh Hugo, lembra daquela dica do maff, pensei que comentar para o desenvolvedor ia ser chover no molhado, mas ao que parece pelo menos ele se mexeu para ver se dava conta de dar solução àquela questão.

Se vai corrigir são outros quinhentos, mas pelo menos deu ouvidos a demanda, o que é um bom sinal.

link da resposta dele

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/mozilla-archive-format/reviews/295814/

Então isso me dá alento no mundo de TI, de que há pessoas que se importam.

--xx--xx--

Quanto a questão da bateria, esse assunto me interessa, pois o PC é um laptop e no dia que precisar depender da bateria não quero que ela seja drenada no último grau.

O Blog de testes mantém um olho no assunto e eu sou um seguidor dos comentários dele, e olha sem twitter, que é o mais incrível. :)

Blog de Testes disse...

Errou Felipe,

Quem "tá mantendo o olho no assunto" é o cara lá que posta os vídeos no Youtube, testou o Ubuntu Alpha 1 do Oneiric e ele mesmo posta certos Bugs no Launchpad.
A frase saiu assim pela tradução do Inglês britanico para o português. :)