Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

SOLUÇÃO BUG DE NÃO DESLIGAMENTO, UBUNTU PERPETUO


Já estava com três versões do ubuntu que este bug não dava as caras em meu ubuntu que consiste em querer desligar e o botão de desligar na barra superior simplesmente não funciona e o ubuntu vai permanecer ligado ate que se proceda um desligamento incorreto, entretanto como o 11.04 é a penúltima versão antes da próxima LTS, já era de se esperar uma versão bem mais bugada que o normal mais a solução deste bug é até bastante simples bastante simples, que consiste em criar um lançador especial na área de trabalho da classe aplicativo no terminal, e ao clicar neste atalho já vai ser lançado o comando de desligamento no terminal automaticamente, e o terminal vai abrir lhe pedindo apenas a senha sudo digite o que esta sendo requerido clique em enter e o computador vai desligar normalmente, para este procedimento faça o seguinte:

1- Clique com o botão direito do do mouse na área de trabalho e clique na opção criar lançador.
2- Na janela que abrir, em tipo escolha aplicativo no terminal
3- No campo nome digite desligar PC
4- No campo comando digite sudo init 0
5- O campo comentário deixe em branco e clique na figura do botão do lado esquerdo e escolha um icone do sistema, clique em OK e estará criado o atalho especial para desligar o computador, em caso de falhas de desligamento.

Nota Importante - Este bug não tem apenas uma causa na maioria dos casos este comando vai funcionar em outros o bug é causado por instalações recentes de pacotes de terceiros com erros que causam o bug do não desligamento, na segunda causa a solução é lembrar a partir de qual instalação o ubuntu passou a ter o defeito e desinstalar o pacote totalmente ou seja através do synaptic com a desinstalação completa para expurgar as configurações também, ou com o comando sudo apt-get remove --purge nome-do-pacote no terminal.

31 comentários:

Anderson Henrique disse...

Infelizmente não funcionou.

Hugo Bastos disse...

anderson a causa do teu não desligamento pode ser outra lembra de algum pacote que instalou antes de começar a não desligar as vezes este bug tem também por causa pacote de terceiro de má qualidade.

anonymous disse...

Hugo tivoização é proibida pela lei brasileira?

Anderson Henrique disse...

Hugo, desde que eu instalei o Ubuntu 11.04, mesmo limpo, ele simplesmente não desliga, já vi em um fórum, que o problema era um conflito com a placa de rede, que continuava ativa, mas não vi soluções.

Anderson Henrique disse...

Além do que no meu desktop de casa, com hardware muito superior ao da SiS, não há esse problema.

Hugo Bastos disse...

É Felipe começo a pensar que tem muita gente tentando fazer pacotes que extraem informações do sistema onde é instalado e isso é identificado como tivoização, isso realmente pode gerar transtornos entre eles este do não desligamento em hardware de má qualidade, como sis por exemplo, quanto ao Anderson deve haver alguma coisa diferente em tua instalação procure ver onde se diferencia porque aqui no meu note cce com sis672 o sistema desliga com o comando no terminal.

anonymous disse...

Passei um "perrei" daqueles.

Fui usar o Lucid 10.2 (LTS) com o useful-multiseat mais o driver do wininschhofer da dica e fui mexer no syctrl com um monitor LCD ligado na porta VGA aqui do notebook mexendo nas configurações e eis que o sistema embaralhou a janela do LCD do note, então como não conseguia fazer volta, reinicializei.

E para meu terror o PC desligava tanto no Windows quanto no Linux quando iniciava o ambiente gráfico, imagina logo pensei que tinha danado o hardware.

Não conseguí inicializar nada de jeito nenhum, tive de reinstalar ambos, minha apreenção foi com o Windows, pois na pós-instação ele usa VESA genérico por não ter o driver SiS apropriado e por isso ia rodar mas ao se instalar o driver da SiS iria usar a parte 3D e aí fiquei como diz uma expressa feia mas que cabe aqui com "/dev/null na mão", voltou a funcionar, mas ainda estou assustado e com medo de que o problema volte de algum modo, foram duas horas de aflição sem fim.

Agora a política de uso de hardware e drivers aqui passou a ser a seguinte nada que não venha do fabricante será instalado mais e SiS e Linux só 2D só ponho 3D aqui se a SiS liberar, do contrário esquece.

Nunca passei por isso e não quero passar de novo.

Quem quer muito acaba não tendo nada.

Pode até não ter sido só o driver e o sysctrl em sí, o useful-multiseat pode ter completado a equação, mas pelo sim pelo não, esse useful-multeseat também está riscado da minha lista branca.

Hugo Bastos disse...

O suporte a vga do wininschhofer por ser um driver muito antigo e note em 2004 não era a belezura que é hoje,mais ele da um relativo suporte 3D ao ubuntu 10.2 LTS, use o driver da dica atual compilado ele é melhor.

anonymous disse...

Eu tentei Hugo com o driver compilado mas deu erro, eu baixei tudo como devia no 10.04 (.2) e não compilou, por isso passei para o wininschhofen, e aproveitando que instalei, o Firefox que constava lá era o 3.6.17.

Testei tudo como na dica e o gxlgears ficou com 1170 um pouco para mais e para menos mas a maioria dos outputs nesse patamar.

Pode até ser que eu use ele mas o sysctrl não mexo mais nunquinha.

Só que o kernel dele não pega meu adaptador Intelbras TL-WN721N, no Natty pegava que era uma belza, tem uma opção de na hora de instalar usar um kernel mais novo que o do LTS na sua primeira versão, mas ter de instalar tudo de novo só para depois saber se roda é desanimador.

Agora Hugo não sei se já vivenciou mais esse entrave, tem como lidar com arquivos criados sob POXIN no Windows (NTFS), pois não consigo fazer nada neles, tanto é que criei uma partição dedicada Ext4 só para coisas baixadas via Ubuntu por causa disso, nem mover via Windows consigo.

anonymous disse...

Hugo achei esse programa iwScanner [http://kuthulu.com/iwscanner/index.php?module=screenshots] suportado no empacotamento deb, já ouviu falar, será que é seguro baixar?

Pela descrição parece mostrar a força do sinal sem-fio em tempo real.

PS: Voltei para o Natty como antes.

Anderson Henrique disse...

Ei, Felipe, já pensou em atualizar o kernel do 10.04 para o 2.6.39-0? Não vejo problema em fazer isso pois é um kernel bastante estável, e tá disponível por uma PPA, o que vai manter o kernel sempre na última versão. Se quiser tá aí:
sudo add-apt-repository ppa:kernel-ppa/ppa
sudo apt-get update

sudo apt-get install linux-headers-2.6.39-0 linux-headers-2.6.39-0-generic linux-image-2.6.39-0-generic --fix-missing

anonymous disse...

@Anderson Henrique, obrigado pela dica, vou tentar se instalar o Lucid de novo.

Porém tenho uma dúvida, o Hugo disse que o wininschhofer tem aceleração rudimentar de vídeo 3D, isso poderia ser percebido em jogos que rodam sob SDL e OpenGL ou por ser tão rudimentar ele acaba não entregando um desempenho tão maior que se faça perceber.

Espero que essa dica do An. Hen. me ajude pois tentei instalar o usando a opção que emprega o kernel 2.6.36 no LTS 10.04.2 na tela de boot e sabe o que aconteceu entrou numa tela daquelas desconfiguradas que os SiS tem ao dar boot sem driver apropriado e alí parou, sendo que tinha tons brancos e azuis.

O LTS 2 não ofereceu kernel nenhum além da atualização do 2.6.32 que vem embarcado.

Acho que o kernel dá jeito na questão do conector sem-fio USB, agora será que o wininschhofer suporta uma leve acelerada para jogos simples, não estou pensando em nada pesado só world of goo, pois se nota que a imagem está interpolada e parece que puzeram uma imagem do tamanho da tela de um celular numa TV 1080p, está muito "embaçado" literalmente.

Blog de Testes disse...

Felipe,

Esses drivers compilados para o Natty funcionam melhor ainda no Lucid Lynx 10.04.2, é tão estável que até o Totem funciona, sem fechar, só com isso se evita de instalar mais 1 ou 2 players pra compensar e ainda continua com suporte a webcam.

Instala o Ubuntu 10.04.2 LTS, adiciona o repositório do Xorg-edgers pra tu ter as mais recentes atualizações no Xorg e pra instalar os novos drivers compilados como no post aqui do Blog, tu deve instalar o determinado git que é o mesmo o 10.10 e 11.04 no Synaptic .

Esses novos drivers ficam muitos estáveis no LTS, pois fui formatar e instalar o Natty, perdi a função da webcam, Totem não serve mais e de brinde um Bug de áudio no VLC.

Blog de Testes disse...

Felipe,
segue o procedimento que eu postei antes aqui nos comentários do Blog pro Lucid, no Down-Linux também tem o mesmo post pra ajuda.

Levei quase 2 meses pra instalar o Natty no notebook e apagar o LTS.
Uso o 11.04 no desktop que tem um GeForce desde a versão Beta 1 e mesmo com o hardware muito potente, continua sendo uma release muito buggada e no laptop ficou quase o mesmo desempenho do kernel do Lucid, só ganhei mais Bugs.

anonymous disse...

O git no LTS (.2) não aparece como git acho que lá o pacote que carrega o software vinculado é referido como git-core, fiz tudo como no post que descreve os passos, mas ao compilar deu erro, por isso não conseguí testar o driver compilado no Lucid.

Queria usar a aceleração do wininschhofer mesmo que só para jogar coisas leves, world of goo e talvez alien arena que são bem leves, porém sem aceleração não dá para rodá-los bem.

Os dois são jogos nativos Linux.

anonymous disse...

Ei acabei por instalar o iwscanner e não me arrependí é realmente como a página do projeto dele diz um clone do NetStumbler e permite acompanhar o sinal wireless aqui do Natty em tempo real.

Instalei mas reporto que a central reportou-o como de má qualidade, com uuid que o sistema considera mal ajustados, mas tirando isso é uma beleza.

Blog de Testes disse...

Felipe,

O git só tem no Synaptic do Natty e do Maverick.
Para instalar os drivers no Lucid Lynx, deve se instalar primeiro o determinado git do post, que não tem no repositório Lucid Lynx:

sudo add-apt-repository ppa:pdoes/ppa/ubuntu

Depois de atualizar o sistema pode baixar e instalar os drivers pelo mesmo procedimento do post do Blog sobre o Natty no repositório do Synaptic.

Blog de Testes disse...

Os drivers do Winischhofer e os do Barros Lee já estão datados. Fazendo pela mesma instalação do post do Natty, esses novos drivers funcionam com resultado muito melhor no glxgears no Lucid Lynx.

anonymous disse...

Blog de Testes, obrigado pelo auxílio, mas a dúvida fica, que é a seguinte eu reinstalei o Natty, reinstalei tudo como antes, só que eu queria saber se o driver do wininschhofer (parte 3D) é usável apenas no Lucid ou mesmo esse novo driver compilado (git) dá alguma acelerada 3D pois no artigo que o Hugo postou fazia uma citação de que o wininschhofer dava uma aceleração 3D rústica.

Nesse git que baixamos, não o pacote, o arquivo do repositório git em sí, consta um texto no arquivo readme que diz que apenas a série 300 dos controladores da SiS suportam o uso do DRI, pois penso cá com meus botões só botei o Lucid por pensar que o driver winischhofer pudesse dar essa aceleração mesmo que rústica, o DRI do wininschhofer é ou não funcional só na série 300?


Agora olha como a coisa é digamos esdrúxula, se eu instalo o 10.04.2, com o kernel nativo dele o conector wireless que tenho não funciona e tenho de apelar para outra solução, a questão é que nem sempre a outra solução (rede wireless) está disponível, agora está, mas num futuro não, por isso vou ter de achar um jeito de salvar a pacote-dependência exigida para compilar esse driver do git e também do Kernel que o Anderson indicou e jogar num DVD.

Blog de Testes disse...

Reinstalando o Natty, vai conseguir mais facilmente a rede Wireless, junto com muitos bugs do sitema. No Lucid vai ter que sair desse Blog e correr pra encontrar uma solução pra a placa Wireless e se conseguir uma boa solução pra essa, instalando os drivers git compilados + o repositório do xorg-edgers pra obter as últimas atualizaçõs do xorg vai conseguir uma aceleração com uma porcentagem de frames boa, mas se a intenção é jogar o Alien Arena, pode esquecer.

anonymous disse...

Agora vendo um programa na Bandeirantes "A liga" que estava mostrando o descaso com transporte público, por abandonodo poder competente e inércia das empresas pretadoras de serviço, fico contente em saber que por ser de domínio público o Linux permite-nos endereçar os problemas como esse blogue permite.

Vou voltar ao Lucid, o argumento do blog de testes sobre Totem me convenceu de vez.

Hugo Bastos disse...

Essa é a intenção que eu tinha quando fiz o blog um espaço livre para discutir soluções em software livre, inclusive com a comunidade entre os seus membros nos comentários dos posts, quanto a Band onde resido estamos sem a emissora, pois a Tv Meio Norte que transmitia o sinal resolveu dar o seu grito de independência e Teresina uma cidade com mais de um milhão de habitantes não tem mais a Band e a Tv meio norte virou Rede Meio Norte, com 100% de programação local esta com satélite e afiliadas em cidades próximas da Grande Teresina.

Anderson Henrique disse...

Ei, alguém mais aqui está sofrendo com problemas de lerdeza na inicialização do Ubuntu 11.04 na hora de entrar no desktop? No começo ele estava rápido, mais depois de umas duas semanas, ficou lento na entrada.

anonymous disse...

Quando você diz entrada se refere ao tempo antes de aparecer o GDM para se logar? Acho que está um pouco mais sim, além de após um tempo algumas horas de uso começar a ficar lento inclusive não aceitando comandos na interface gráfica, as vezes preciso desligar forçosamente via botão de energia.

Anderson Henrique disse...

Quando digo entrada, refiro-me após o login no GDM.

anonymous disse...

Não demora depois do logon pelo menos aqui nada a relatar, continua o mesmo.

anonymous disse...

Dando uma olhada no site da SiS tem uma página (http://w3.sis.com/support/support_faqs_16.htm) que mostra um driver para Redhat 9.0 (aparentemente oficialmente suportado pela SiS, já que consta no site).

Se não fosse um kernel e um Servidor X tão velho, até dava um jeito de transplantar, mas obsoleto desde jeito é impraticável.

anonymous disse...

Pergunta além tem o endereço de quem está suportando esse novo driver compilado? Queria me informar o mais possível a respeito, afinal somos os mais interessados.

Anderson Henrique disse...

Felipe, instalou o 10.04.2? Há alguma aceleração 3D pra rodar jogos leves? É que to pensando em baixar de novo, mas a rede aqui não ajuda, então não quero perder tempo baixando pra nada.

Blog de Testes disse...

Vídeo em inglês demonstra o resultado do Lucid Lynx com interface do Maverick e Natty com versões dos programas atualizados.

http://www.youtube.com/watch?v=rF-ARFijHtE

Rodrigo disse...

Olá, galera! eu solucionei o problema do ubuntu 11.04 não desligar em meu note, foi facil..

A dica tá aki:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,11266.0.html

Segui as instruções do Tota.