Pesquisar este blog

sábado, 21 de maio de 2011

GUI GRAFICO DE CONFIGURAÇÃO DO UNITY 2D


Se você utiliza o unity seja ele 2D ou 3D com certeza deve ter sentido falta de uma gui de configuração grafica, pois no ubuntu 11.04 a interface unity veio por padrão com a barra lateral auto ocultando ao abrir uma janela, eu por exemplo não gosto de ter que tocar lá em cima no simbolo do ubuntu para que a barra lateral apareça acho bem mais confortável, que a barra fique lá onde está fixa, só que para mudar esta configuração seria necessário vário comando no terminal foi ai que descobri um pacote deb que me fornece todas estas opções de maneira gráfica, embora alguns sites afirmassem que o pacote consta dos repositórios oficiais do ubuntu mesmo com todos possíveis não consegui encontrar, e vasculhei vários ppas e nada, resolvi após minha longa busca disponibilizar este pacote muito útil para quem utiliza unity 2D ou seja os que não tem aceleração gráfica, como os pobres usuários de sis 671 / 672 e seus derivados e algumas placas de video que não tem um suporte razoável para linux.

O primeiro passo para a instalação é baixar o pacote procure pelo link correspondente a sua distro ubuntu 11.04 32 ou 64 bits, foi disponibilizado em dois servidores, para evitar problemas técnicos e de trafego:

link para 2d-desktop-setings 32 bits 4shared

link para 2d-desktop-setings 32 bits megaupload

link para 2d-desktop-setings 64 bits 4shared

link para 2d-desktop-setings 64 bits megaupload

os pacotes acima estão disponibilizados para o ubuntu 11.04 e seguramente vão funcionar nesta versão, após o download simplesmente clique no arquivo e vai abrir a central de central de programas do ubuntu com o botão instalar já direcionado para o arquivo, após a instalação na barra lateral do unity clique em aplicativos e na janela dos aplicativos no campo de pesquisa digite 2 e vai aparece a opção 2D-desktop-seting clique nesta opção e na janela que abrir, as três primeiras marcadas como launcher preferences são referentes a barra lateral a primeira opção é a default a segunda é a auto ocultação permanente ou seja a barra já sai oculta e só vai aparecer quando se clicar no simbolo do ubuntu, a terceira opção é always show é a barra lateral fixa, marque esta, também desmarquei em desktop show volumes and devices pois acho uma redundância, a barra mostrar os volumes montados e a área de trabalho também, desmarcando esta opção a área de trabalho passa a mostrar apenas os programas de maiores destaque que você por nesta área.

7 comentários:

anonymous disse...

Um legal, mas Hugo, de tanto acessar reparei que o conteúdo do site não tem nenhuma sinalização quanto a copyright, salvo as páginas para backup caso precise consultar e não tenha rede e sei que o uso para esse fim é legal, mas ainda assim, fico ressabiado e bem.

Hugo Bastos disse...

Não entendi bem a pergunta, mais se for para copiar, este blog não tem nenhum interesse econômico, sou advogado e trabalho nele como hobby para difundir conhecimento em linux, e todos os pacotes aqui difundidos por mim tenho cuidado de verificar a licença todos são GPL em varias versões, alguns são pedaços de códigos aleatórios recolhidos em sites de teste, disponível em FTP aberta.

Hugo Bastos disse...

Alias o blog surgiu da necessidade de registrar tópicos importantes que eu fazia após a instalação do linux em meus computadores pessoais e do escritório, e ai pensei porque não registrar e compartilhar ao mesmo tempo o melhor para isso, seria naturalmente um blog.

anonymous disse...

Eu pessoalmente só quero ter certeza que a polícia não me acuse de roubar você por ter as páginas salvas aqui, claro falando hipotéticamente, assim como gostaria de num futuro caso venha a ter um blogue poder fazer referência do conteúdo aqui em poustes, ou criando howtos, ou mesmo baseando trabalhos derivados nesse caso sendo interessante que se garantisse que ficassem sempre disponíveis, que se desse os devidos créditos a você e ao mesmo tempo difundindo a informação ao máximo possível tal qual como suscitado por você por meio da GPL para qualquer um que queira melhorar a info, acrescentando, reeditando, pinçando trechos e creditando a info.

Sabe mesmo músicas dadas gratuitamente por algumas bandas não trazem info sobre o licenciamento, em teoria, os usuários não tem como provar que as tais músicas foram gratuitamente dadas e que foram legalmente baixadas, licença para mim no caso é igual a um recibo, apesar de em nosso país esse assunto não ter a devida atenção que mereça, nós da comunidade gostamos de ter essa sensação de sabermos o que podemos ou não fazer com aquilo que a rede nos oferece.

Por exemplo usando a questão das músicas, alguém que baixe as músicas gratuítas e queira usar num orkut da vida, sempre terá a dúvida se pode, dúvida a qual quem proveu o download de graça poderia ter dirimido deixando o usuário mais confortável do que pode ou não fazer com o conteúdo.

Posso usar a info daqui então sob licensa GPL? Você nos licencia assim?

Pois se assim for será bom, pois todos que tiverem interesse em postar em seus próprios blogues tem como garantir todas as benesses que a GPL garante ao autor original ou a fonte, e também a quem usa o conteúdo.

Por exemplo lembra quando a Microsoft disse que não podia hospedar aplicativos em GPLv3 em seu marketplace? Mesmo sendo abertos e gratuítos. Então esse tipo de questão do que pode e não se pode sempre pode ser melhor definida ajudando quem usufrui da info ou código usar tal "bem" da T.I. de forma mais fácil, acessível, direta e sem que o usuário precise ficar temerário.

Não é uma questão neufrágica, é mais relacionada a ideologia e filosofia do que qualquer coisa.

Sabe quando se baixa um pacote de ícones no Gnome look, quando consta uma licença que diz o que se pode ou não fazer com eles, encare a licença nos tarballs como a "sinalização" a qual me referí, não sei se conseguí me fazer entender.

Algo dizendo, "O conteúdo deste site pode ser usado sob licença GPL ou Creative Commons", ou mesmo "Todos Direitos Reservados", acho que não posso exigir esse tipo de coisa, mas indagar sobre pelo menos uma vez penso que possa ser tolerado pelo autor do blogue.

Se minha indagação não for producente por favor ignorar, não tenho o intuito de irritar.

anonymous disse...

Agora tem uma coisa, que preciso falar, até quando a Canonical vai ficar se pondo como um ponto de divergência para a comunidadade? Agora foi na interface com o Unity e ao que parece continuará da mesma forma com o systemd.

Sabe o que me espanta quanto a questão com o Unity é sua personalização, o fato de capacidades de ajustes terem ficado de fora sobre a alegação que por não serem usados por boa parte dos usuários (acho que se referiram aos inexperientes a princípio penso eu) o trabalho de manter tais funcionalidades não se justifica!!!

Como assim? Nossa falta no Duo Gnome3/Unity um gerenciador de temas que permita mais do que só instalar temas e personalizar elementos que já vem por padrão nos dois ambientes.

Ou será que os criadores de temas e personalizações terão que eternamente se valer de GIMP e ler uma documentação do GTK e passar alguns meses até ficarem apto a criar alguma coisa minimamente aproveitável.

Olha o Gnome3/Unity que ainda podem ser considerados um duo tipo Português/Espanhol que ainda tem muitas similaridades precisam ao que eu vejo de um tapa, nem MIME para temas temos, usamos tarballs, a questão da facilidade de usar um clique para tudo no Linux fica distante e comprometida dessa forma.

Bem, com o Unity ainda engatinhando, o tal do Wayland vai por mais areia nos nossos olhos até o caldo ficar "comestível" se é que virá mesmo.

Esse artigo ajuda a diminuir essa lacuna que a Canonical deixa, que ao meu ver não é algo que a comunidade quer, principalmente quando mais e mais usuários novos começam a aderir e querem mais facilidade e praticidade de fazer as coisas do que conhecimento aprofundado a respeito.

Hugo Bastos disse...

Digamos que as informações do site estão licenciadas na forma da licença GPL, pois tenho por maior objetivo difundir ao máximo o conhecimento de software livre, então nada melhor que os termos da GPL.

Anônimo disse...

Olá hugo,

fiz tudo, instalei o 2d unity settings marquei a opção show alway e desabilitei a de volume, já que também odiei essas duas opções que antes estavam marcadas. Mas nada alterou a bendita barra continua se escondendo e os volumes continuam aparecendo... o que será que tenho que fazer pra resolver isso?

Valeu