Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

XUBUNTU 11.04 NO LUGAR DO UBUNTU 11.04 EM MAQUINAS SIS 672 E DERIVADOS ALTERNATIVA INTERESSANTE

Ao testar o alpha 1 do ubuntu 11.04 me dei conta da dificuldade que teremos, nós os infelizes proprietários de hardware sis pois tanto o unity, como o gnome 3, requerem aceleração 3d para funcionar, a opções seria o uso de gnome 2 embora possível vai ser muito complicado instalar as cegas sem ajuda grafica alguma o gnome 2 no ubuntu 11.04, a alternativa realmente viável é o xubuntu 11.04, que não vem com o libreoffice entretanto já testei e fica muito bom instalando o libreoffice, mais o que me animou a testar foi uma frase que esta postada no site oficial do lançamento do ubuntu 11.04 no link.

http://www.ubuntu.com/testing/natty/alpha1

que diz o seguinte em inglês

To maintain compatibility with Xfce 4.8, Xubuntu will continue to use GTK2 instead of GTK3

em uma tradução livre significa que Para manter a compatibilidade com o Xfce 4.8, Xubuntu vai continuar a usar, em vez de GTK3 GTK2.

ou seja o xubuntu já vai ter como base ainda o gnome2, logo para que tanto esforço em fazer funcionar o ubuntu, se o xubuntu vai funcionar com perfeição, bastando instalar o libreoffice, e por meio gráfico é muito mais fácil, só vou sentir falta de alguns scripts do nautilus, mais como a base é gnome 2 fica fácil instalar o gnome 2 inteiro nele, em modo gráfico e acessa-lo quando do boot pelo gdm, caso isso se torne imperativo, porque a configuração do xfce no xubuntu torna este sistema quase uma cópia do gnome 2.
Essa dica é muito boa para os desavisados que acham que as placas sis 672, 671, 771 e demais derivados que funcionam hoje com driver 2D que fatalmente não vão funcionar quando da implantação do unity no ubuntu 11.04.
Obs: editei este post para esclarecer que desta vez o problema não será os drivers, pois o xorg até agora não evoluiu o suficiente para os drivers 2d do 10.10 terem que ser recompilados.

Além das dicas acima de instalar o xubuntu 11.04 e gnome 2, já existe como instalar o unity em 2D com interface em QT com temas GTK veja no link abaixo como instalar no ubuntu 10.10, esta muito estável:

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/01/unity-2d-apropriado-para-sis-671-672.html

20 comentários:

Lex Aleksandre disse...

Hugo,
Realmente é bem complicada essa opção do Ubuntu pelo Unity. Mas ainda pra quem é usuário de hardware SiS.
Eu sou usuário Debian e há pouco também migrei para o Xfce por conta de hardware limitado. Relato em meu blog (recém inaugurado) como procerder com a instalação personalizada do Debian 6.0 com Xfce. Pretendo postar todas as minhas experiências nesse gerenciador de janelas.
Confira em http://debianmaniaco.blogspot.com/

Rafael Machado disse...

eu tenho acompanhado o site http://www.omgubuntu.co.uk/ e segundo eles o ubuntu 11.04 vai vir com Unity e tbm com o Gnome normal. No entanto já existe uma versao do Unity que nao precisa de aceleração 3D. Estou usando Unity no Ubuntu 10.10 com chipset SiS m672...e roda perfeitamente....

Hugo Bastos disse...

A versão elf do unity roda em 2d entretanto o que temos no ubuntu 11.04 é algo totalmente diferente, na verdade sequer poder ser considerado o unity, o que foi feito ali na verdade foi a instalação do gnome3 com o shell do unity, a coisa complica muito porque é um sistema misto e novo, sinceramente tentei rodar o alpha 1 do ubuntu 11.04 e sempre requer aceleração, e para rodar em 2d tem que instalar o gnome2 inteirinho com uma sessão baseada em terminal com o xubuntu esta instalação além de menor pois quase todo o gnome2 já esta instalado, no xubuntu é gráfica pois pode ser feita tranquilamente pelo xfce.

Anderson (Chiro-san) disse...

Mesmo que o Unity esteja muito crú, digo que é muito bom. Já usei ele com aceleração 3D no meu desktop, é melhor é, mas também estou usando a versão 2D em meu note com a maldita SiS 671. Gosto muito, e queria saber se já há a possibilidade de utilizar o compiz, mesmo que somente para testes.

Hugo Bastos disse...

Não há como usar compiz com sis 671 series apenas metacity, mais existe uma esperança que ainda não esta presente no alpha 1, a equipe de desenvolvimento se topou com o problema das sis e outras placas de péssima qualidade e esta desenvolvendo um sistema alternativo, pois como eu disse o unity do ubuntu 11.04 não é o sistema que temos no 10.10, mais uma mistura do gnome3 com o shell do unity, estão resolvendo o problema desenvolvendo ao que parece uma mistura alternativa baseada em elf com gnome2, será que vai dar certo? para quem quiser conferir acesse o link abaixo, em inglês.

http://www.omgubuntu.co.uk/2011/01/ubuntu-11-04-to-ship-with-2d-unity-session/

Anderson (Chiro-san) disse...

Hugo, eu sei que não se pode rodar em SiS, eu estou falando do meu desktop, que tem placa NVidia. No Gnome eu uso o compiz, mas gostaria de saber se posso rodá-lo no Unity no meu desktop com a NVidia.

Hugo Bastos disse...

Chiro-san o ubuntu 11.04 que ao contrário do que todo mundo pensa não tem unity puro, ele mixa este sistema com o gnome3, já pode sim rodar no seu desktop com nvidia, testei no meu desktop, com nvidia também, entretanto não instale pois alguns problemas chatos ainda precisam ser resolvido faça um pen-drive bootavel, com arquivo de permanencia onde pode instalar novos programas e realizar alterações, o principal problema está no firefox4 que ainda esta bastante cru em alguns sites ele é bem incompatível, tanto que nunca fiz um post demonstrando a sua instalação pois, por enquanto seria pura perda de tempo.

Anderson (Chiro-san) disse...

Obrigado Hugo. Ao menos ficou uma lição disso tudo, nunca mais compro nada com placa SiS. Mas Hugo, me responda algo se puder. É verdade que o Barros Lee vai liberar o driver 3D para Linux? E se sim, sabe se chegará a tempo do 11.04?

Hugo Bastos disse...

Chiro-san de confirmado não tem nada mais alguns blogs informam isso como ete do link:

http://down-linux.blogspot.com/2010/10/boa-noticia-para-quem-tem-sis-drivers.html

mais so posso te dizer uma coisa se ele liberar este driver que tive já oportunidade de experimentar uma versão pre-compilada no ubuntu 9.10, a coisa vai virar o driver sis 671, 672, 771 e serie mirage3 para linux vai ficar melhor que o driver para windows, pois este driver extrai deste hardware taxas melhores de FPS que o driver de windows, nunca entendi também porque que ele nunca liberou o driver pois os termos de como ele trabalha para a sis são muito obscuros, uns falam em contrato, outros em voluntariado, vamos esperar que ele se desentenda com seus atuais patrões e resolva liberar o código fonte para compilação, ai todas as distros linux serão beneficiadas.

Anderson (Chiro-san) disse...

Hugo, acabei de mandar um e-mail para o Barros Lee, agora preciso ficar esperando. Qualquer coisa, te mando um e-mail.

Anderson (Chiro-san) disse...

Olá Hugo, tenho boas notícias em minhas mãos, o Barros Lee me enviou um e-mail de resposta onde diz que a SiS o pediu para que desenvolvesse o driver 3D para nós. Ele disse que tem somente o driver até a versão do 10.04, já que está a desenvolver o tal driver, abaixo segue o e-mail:

Dear Sir,

Here is the 2d driver for ubuntu 10.04.
If you are using vesa driver now, you may change your resolution to lower resolution such as 1024x768 first.
Then just copy sis_drv.* to /usr/lib/xorg/modules/drivers/
And restart X or reboot.

Recently, SiS ask me to develop new 3d driver for linux, so I just porting 2d driver to ubuntu 10.04.
If you find some bugs of 2d driver, I will fix it in my free time, maybe.

Best Regards
Barros Lee

Hugo Bastos disse...

Desenvolver acho que não pois o codigojá existe e vou te dizer o resultado é excelente o que deve esta havendo é que a sis autorizou apenas a distribuição de pacotes pre compilados e não o código fonte, com isso tem que haver todo um trabalho de compilação de acordo com cada versão do ubuntu de acordo com a versão do xorg e arquitetura, além de pacotes para outras distros rpm, deb, tar em diversas arquiteturas, vai ser liberado mais pelo texto da para perceber que será uma coisa bem controlada e nos moldes de proprietário ao extremo.

anonymous disse...

E a questão do wayland no Natty Narwhal? Vai usar drivers do X, ou próprios?

Parece mais percalço pelo caminho, para mim usar Xubuntu não é o melhor dos mundos, a SiS podia liberar esse códio de uma vez, de 6 em 6 meses é esse quiprocó. Se ficasse na mão da comunidade o negócio andava sem problema.

Vai que o Barros Lee, Deus nos livre, vai visitar São Pedro em pessoa, aí danou-se tudo.

Se isso acontecer me autoimplodo.

Hugo Bastos disse...

Felipe não é que se vai usar o xubuntu é um sistema até razoável, mais para se chegar a um sistema parecido com o de 10.10 usando gnome2 que com certeza a sis funcionara sem problemas é muito mais fácil usando o xubuntu como base, que o próprio ubuntu 11.04, seria uma espécie de ubuntu 11.04 usando gnome2, isso se você não gostar do unity em 2D que já andei pesquisando é uma verdadeira salada usa ate QT, biblioteca que é base do KDE, tenho medo destas misturas, deus ajude que tudo seja uma mudança acertada, porque senão !!!

Anderson (Chiro-san) disse...

Hugo, o Unity 2D está bom, ainda não está maduro, mas já está utilizável. O que eu ainda não consegui fazer foi trocar a posição do ícones depois de fixados na barra, já tentei de tudo, mas não funciona. Acho que mesmo com todas essas misturas de coisas no Unity 2D, ele está bom, mesmo que ainda com problemas, como o ícone de rede ficar dançando um pouco na barra superior, ao menos comigo.

Hugo Bastos disse...

É por já ser funcional o unity 2D que estou também apostando nele, embora em termos de linguagem de programação o ubuntu 11.04 seja uma inovação em todos os sentidos, se queriam inovar conseguiram em grande estilo, é algo nunca experimentado no mundo linux em termos de interface com o usuário, seja inclusive com dois submundos o 3d e o 2d, alguém já viu algo parecido em alguma outra distro, no que diz respeito a versão oficial desta, acho que não !!!

kenedi disse...

Hugo Bastos ,Barros Lee liberou um driver 2d para Ubuntu 10.10 e 10.04 no seu site!Interessnate mas já tem problemas se entrar no Ubuntu 10.10 com o kernel linux 2.6.35-25-generic trava depois de carregar o sistema ! mas no outro kernel 2.6.35-22-generic até agora que estou utlilizando está até estável.Viva o Linux e que o ruindows não precisa mais usar!!
abraço!

Blog de Testes . disse...

Vim comentar sobre os Drivers 2D do Barros Lee recém liberados, mas já o fizeram...

Hugo, usei por um tempo um driver VESA seu, em que diz no post utilizar memoria RAM para obter um melhor desempenho, sai deste e voltei para o VESA de outro post anterior, pois aqui no meu Positivo aumentava demais o consumo da CPU assistindo vídeos em Full Screen. A temperatura chegava a 58-62 graus depois de um tempo de uso.
Fazendo umas pesquisas, disseram que o alto consumo de CPU é um Bug desssa versão do Kernel 2.35.x no Ubuntu 10.10, existe solução?

E ainda, é possível fazer um upgrade do drive VESA no Lucid Lynx para uma versão mais atual em que só precise carregar o Xorg compilado como no Maverick? :)

Anônimo disse...

Ola, a todos nao é possivel utilizar sIS672 em modo classico no 11.04.? è que o Unity esta mt cru !

Kugi Eusebio disse...

Hi, I can't speak portuguese sorry. Anyway, I have Ubuntu 11.04 64 bits. I/m trying to do this http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2010/06/sis-671-672-mirage-3-funcionando-no.html but it's not working. It doesn't boot. Do you have driver compatible for Ubuntu 11.04 64 bits?Sorry I'm a newbie.Thanks :)