Pesquisar este blog

domingo, 24 de outubro de 2010

SIS671 NO UBUNTU COM DRIVER VESA E ALGUNS EFEITOS 3D


Esta opção de funcionamento das placas de video sis 671/672/771 no ubuntu funciona com driver vesa logo universal e portanto sem os limites de driver para cada versão logo serve para a versão corrente ubuntu e qualquer outra versão que venha a ser lançada daqui para a frente, fazendo apenas uma ressalva de que devido as opções especificas para sis 671/672/771 este xorg.conf funciona apenas nestas placas embora seja vesa, antes de mais nada um agradecimento ao Tarso Dutra que me enviou uma opção do xorg.conf que primeiramente não serviu para o que se pretendia mais foi de fundamental importância para o sucesso dos testes, pois esta opção foi amplamente testada, e tem algumas limitações, a primeira é que a citada opção permitiu usar parte da memoria ram como memoria de video isso permitiu aumentar o desempenho do vesa ao ponto de poder habilitar o recurso de composição do metacity, este recurso pode ser ligado em qualquer condição, entretanto quando não se tem a taxa minima de fps, coisas estranhas ocorrem como sumir a imagem de um video e outras coisas, mais como utiliza ram não recomendo para quem tem menos de 1G de ram, outra limitação é que foi desenvolvida para a resolução de 1280x768, mais para quem tem por exemplo uma tela de resolução máxima 1280x800 a diferença é imperceptível, e a resolução não é errada como vi em alguns comentários, ela é uma das resoluções nativas do vesa, e o resultado neste caso com sombras no menu e efeitos no painel além de uma melhora incrível na imagem vale a pena, isso sem falar que esta solução não temos possíveis problemas enfrentados por alguns com a utilização do driver sisimedia, com o totem que teima em não rodar alguns videos em determinadas resoluções, sendo obrigado a utilização de players com configuração mais independente ao sistema como o VLC, rodando o totem com perfeição e o sistema mais estável, e para os mais habilidosos é possível incluir resoluções no xorg.conf. O primeiro passo é baixar o xorg.conf com todas as opções relatadas acima lembrando que mesmo sendo um xorg que usa vesa tem opções direcionadas para placa de video sis 671/672/771 e portanto pode não funcionar com outras placas de video.
link xorg.conf vesa sis671 1280x768 com dri

Após baixar o xorg.conf descompacte o arquivo usando botão direito do mouse e a opção extrair aqui, depois copie o arquivo que se encontra dentro da pasta gerada e cole substituindo o existente caso já exista na pasta /etc/X11 lembrando que na maioria dos casos este arquivo não vai existir copie e cole nesta pasta de qualquer maneira, sempre utilizando o nautilus como root, que se consegue abrindo um terminal e digitando sudo nautilus

Reinicie o sistema e seu ubuntu já estará com uma resolução de 1280x768 e funcionando com um rendimento da placa sis671/672 com cerca de 250 fps mais que suficiente para suportar os efeitos do metacity no lugar do compiz, Para começar a ativar os efeitos do metacity temos que instalar um repositório, para isso abra o terminal e digite o seguinte:


sudo add-apt-repository ppa:tualatrix/ppa

de enter e depois que instalar digite:
sudo apt-get update

de enter e espere concluir e depois digite:
sudo apt-get install ubuntu-tweak

de enter novamente e espere a instalação concluir: Abra o ubuntu tweak no menu principal após a instalação vai surgir o item Aplicativos-Ferramentas do sistema-ubuntu tweak procure no campo lateral esquerdo a opção configurações do gerenciador de janelas e após cliquar nela vai surgir no campo direito as opções referente a esta opção, no campo da direita marque a opção Habilitar o recurso de composição Metacity a ultima opção da pagina geralmente é necessario descer a janela, após marcar estará ativado os efeitos de sombras de janela e efeitos do painel além de uma melhora substancial na transição de imagens.

Em 10 de janeiro de 2011 editei este post para retirar a ativação dos módulos do kernel fbcon, vesafb e sisfb pois trouxeram muitas falhas de segurança ao sistema, em seu lugar encontrei uma outra solução que seja talvez mais eficiente e simples e não traz nenhum problema de segurança ao sistema trata-se da instalação no sistema do pacote xvfb, que se faz abrindo um terminal e digitando.

sudo apt-get install xvfb

deixe a instalação terminar e reinicie o sistema.

28 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, não funcionou. Eu tenho um Laptop da PHILCO que usa essas malditas placas SIS Mirage 3. A resolução do meu monitor é 1280 X 800, uso o Ubuntu 10.10 e sempre estou aqui no Blog pra ver o que eu acho de 9dade (pois o seu blog é oteemo, quase tão bom quanto o da Katylene). Enfim, decidi experimentar essa solução por que eu queria muito assistir determinados vídeos, que simplesmente não rodam sem a aceleração por hardware. Não falo de flash, mas vídeos normais mesmo (normalmente em HD). O Ubuntu e perfeito, mas essas placas me matam e acabou me rendendo ao Ruindows, o problema é que eu realamente não quero usar o sistema da Microsoft pois é muito inseguro, tenho medo. Será que você conseguiria achar uma solucação pelo menos pra assistir vídeos em formato wide (que são os unicos que não pegam)? Aguardo mestre. Ass Junior

Dimas R. Tomadon disse...

Parabéns mais uma vez, tenho um philco 14103 sis 671, kubuntu 10.10 64bits esse xorg ficou maravilhoso

Unknown disse...

Marcos,

Para rodar videos com aceleração estou usando aqui o mplayer, com a opção de saída de video (vo) em xv. Tem funcionado bem inclusive para videos em 720p. Aí para uma melhor integração com o gnome estou usando o gnome-mplayer, está disponível nos respositórios. Estou usando como driver um daqueles binários, parecido com a solução aqui do blog do driver sisimedia do mandriva, mas na realidade estou utilizando outro cujo nome do módulo é sis671 (infelizmente não lembro onde encontrei esse driver). Mas acredito que com o sisimedia deva funcionar também. Estou utilizando inclusive os efeitos de transparência do metacity, conforme descrito nesse blog.

Dimas R. Tomadon disse...

Estou usando a seguinte configuração do kwin, Em configurar os efeitos da área de trabalho > Tipo de composição , escolha Xrender ,ficou muito legal , depois é só escolhendo os efeitos e ver qual consegue ser habilitado , não há muitos mas ficou muito bom!!1

Hugo Bastos disse...

Marcos Junior verifique direitinho como esta aplicando a solução todos os passos, pois trata-se de uma solução vesa muito generica embora com opções especificas para sis 671/672/771, so acharia que a solução não funcionou, se fosse uma solução sisimedia sem aceleração pois os notebooks da Philco, normalmente utilizam sis672FX, uma versão ainda mais complicada da SIS mirage3, mais tenho visto relatos de que a sisimedia já funcionou em alguns Philvo com esta versão piorada da pior placa de video que existe.

Saul Zinato disse...

Olha, eu sou iniciante no ubuntu, então eu to cm umas dúvidas aki, q podem parecer ridículas mas q nao consigo resolver.
Pra começar, nao consigo colar o arquivo descompactado na pasta X11, da acesso negado, eu ja verifiquei se a minha conta de usuario é de administrador.
Em seguida, não sei bem o que seria usar o nautilus como root, quando eu digito sudo nautilus no terminar abre a pasta root, ai eu fico realmente sem entender.
Nunca tive contato com o Ubuntu, por isso não sei nada.
O meu objetivo, de princípio é apenas poder usar o SO com uma resoluçao descente, pq do jeito que está fica dificil!
Da uma ajuda, por favor!
Muito obrigado!

Hugo Bastos disse...

Saul em primeiro lugar para usar o ubuntu abandone a idéia do windows de que existe um usuário administrador, no ubuntu a administração dos arquivos do sistema so pode ser realizada chamando programas pelo terminal, como root para assim ter acesso irrestrito de leitura e escrita aos arquivos do sistema no caso os programas mais utilizados para isso são o nautilus e o gedit, o nautilus chame no terminal sudo nautilus e a instancia do nautilus que se abrir será como administrador e vai abrir na pasta root a partir desta pasta navegue para onde desejar e faça as modificações necessárias lembrando que apenas este nautilus que abrir quando foi chamado no terminal tem este poder de modificação não é chamou uma vez e o nautilus vai abrir como administrado a partir dai não, tente cliquar em F9 coso a barra de navegação lateral não estaja ativa para que navegue ate o sistema de arquivos.

Unknown disse...

aqui funcionou so tive que trocar a resoluçao de 1280 para 1024, pois o meu monitor nao suporta essa resolução,muito obrigado!!

Anderson (Chiro-san) disse...

Gostaria de saber se tem como ligar um projetor no meu note com essa maldita placa usando essa dica sem precisar do sisctrl, e se possivel como faço?

henrique disse...

opa.. pegou! nem acretitei parabens mesmo! só 2 duvidas.
meu monitor tem resolução nativa de 1440x900 tem como jogar pra essa resolução? pq nessa q esta fica um leve embassado, se não tiver não tem problemas...
A outra é q fica umas linhazinhas horizontais clarinhas por toda a tela, só da pra perceber mesmo quando vai ver videos.. sabe o pq ou se tem como tirar?
desde já grato!

Hugo Bastos disse...

chiro san esta solução não é recomendada para quem faz uso de projetores externos pois a saida vga do note ou seja a segunda saida para monitor vai jogar sempre na mesma resolução do monitor se o monitor aceitar 1280x768 otimo, senão no blog já tem dois posts com driver e uso do sisctrl no ubuntu 10.10 com sis671 o sisctrl da uma mão nestes caso porque configura o segundo monitor ou projetor com muita facilidade, henrique vesa tem mesmo estas linhas quase imperceptiveis, mais é uma solução que permite rodar todo tipo de video inclusive os que requerem aceleração, logo troca-se uma coisa pela outra.

henrique disse...

blz... tirar uma duvida... estou tendo um pequeno problema na execução de videos, eles estão dando pequenas travadas quando estão em fullscream, com relação a reprodução oq poderia fazer pra melhorar o desempenho? desativar o metacity das janelas adiantaria? ou usar outro xorg?

Alcione Boff disse...

Beleza. Aqui no meu note Positivo Mobile funcionou bem no quesito resolução, ainda não testei outras coisas. Mas minha dúvida é a mesma, pois a resolução do meu notebook também é de 1440x900. Li no seu post que tem como acrescentar resoluções neste xorg. Você sabe como fazer? Gostaria muito de aprender. Desde já agradeço e parabenizo pelo seu excelente blog. Nos ajuda muito.

Hugo Bastos disse...

Henrique estas travadas podem não ser do video pois o vesa éo mais leve de todos os sistemas de video pois gera imagens diretamente na placa de video, quanto a resolução de 1440x900 exposta pelo alcione na verdade não é que a resolução do note seja esta, e ele vá funcionar bem apenas nela, esta é a resolução máxima suportada pela máquina entretanto existem muitas outras que este suporta, abaixo desta nunca acima, e há como acrescentar resoluções desde que o vesa suporte, estas resoluções suportadas pelo driver vesa estão em muitos tutos pela net.

Anderson (Chiro-san) disse...

Por favor uma ajuda aqui. Instalei aqui no meu notebook o Kubuntu 10.10, mas os vídeos não aparecem nele, fica uma tela preta, mas no Ubuntu não tenho tal problema.

PW disse...

Olá!
No meu note não funcionou, lembro que já tentei uma vez, no passado. Agora instalei o Ubuntu 10.10, e nem a solução que eu tinha antes não ta dando, usava o driver sis671.

Aqui a imagem fica toda sobreposta, umas 4 vezes, tentei por outras resoluções e continou. Alguma idéia?
Obrigado!

Unknown disse...

No notebook do meu irmão, ao usar esta versão do xorg.conf acontece o mesmo problema que o P. falou. A imagem fica sobreposta aparece 5 imagens cada uma deslocado para um lado,de forma que elas se sobrepõem

vinicius disse...

No meu note (Positivo Sim 2044) tmb ocorreu o mesmo que o Rodrigo e o P. disseram.
Ajudem-me por favor!

Danilo RGS disse...

Estou usando o driver Vesa no meu notebook Firstline FL187 e estou muito satisfeito com a parte gráfica. A única coisa é que não consigo usar o projetor. Tentei instalar o SisCtrl, mas quando tento abri-lo ele não executa. Segui os passos dos outros tutoriais, exceto mudar o arquivo Xorg, pois o único que funciona em meu note é o Vesa. Tenho que fazer alguma alteração no Xorg para que o SisCtrl funcione com o Driver Vesa?

gileno disse...

Valeu!
Tenho um laptop Positivo D217S (na realidade Clevo M720S), com a infame Sis Mirage 3. Uso Ubuntu 11.04 32 bits, funcionou perfeitamente.

Parabéns!

Danilo disse...

Amigos, para reproduzir vídeos com a SiS Mirage 3 no Ubuntu 11.04, usem o VLC com o modo de saída em "Saída de vídeo do X11".
O chipset da minha placa é o 671, e com a sugestão do gnome-player em XV, simplesmente ainda não funcionou!

Thiago Neves disse...

Senhores, desde o dia 23/09 que eu tento configurar a saída VGA OUT do notebook SIM+ 1463 (com SIS m671) pra um monitor externo (aoc 912vwa - resolução nativa 1440x900), mas sem sucesso. Já tentei com Ubuntu 10.04 LTS, 11.04, Mandriva mas nennhm funcionou corretamente. Já tentei com os drivers sis671 e sisimedia. Gostaria de saber se algum de vocês conseguiu realizar esta proeza de, usando um notebook com vga sis 671/672 jogar o video para o monitor externo e este ficar em 1440x900. O máximo que consigo botar no monitor externo é de 1280x800 (resolução nativa do monitor do notebook). No notebook a imagem fica perfeita, o problema é somente setar o vga out pra ficar 1440x900 no monitor externo. Alguma dica?

dyrer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
dyrer disse...

Numa instalação limpa do ubuntu 12.10, encontrei uma modesta aceleração 3d no meu note cce com essa maldita sis, só resolvi descompactando esse xorg. E foi só isso. Grato e já fica a dica.

648trindade disse...

Funcionou perfeitamente no meu positivo premium, EXCELENTE post :D

648trindade disse...

EXCELENTE dica, funcionou perfeitamente no meu Positivo Premium :D

Rahtaah disse...

Cara você é muito foda, antes de ler seu comentario tinha reinstalado o Ubuntu 11.10 varias vezes, sou foi em cima do laço no Ubuntu 11.10. Continue descobrindo coisas para ajudar quem necessita.

Unknown disse...

Muito obrigado!!!! Estava quebrando a cabeça com esse negócio, até pq sou iniciante no mundo Linux e graças a este seu tutorial consegui colocar a resolução correta no notebook.