Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

RESOLUÇÃO SIMPLES DA INSTALAÇÃO DE DRIVER NVIDIA NO UBUNTU 10.04 LUCID


Até o ubuntu 9.10 instalar driver de placa de video nvidia era extremamente fácil bastava alguns cliques no mouse e pronto lá estava a placa nvidia funcionando em toda a sua já conhecida e reconhecida eficiência e com tudo que tem direito no ubuntu, quando instalei o ubuntu 10.04 lucid, na hora instalei da mesma maneira e aparentemente estava tudo correto entretanto passados alguns dias o driver simplesmente quebrava e o X não iniciava, tinha que colocar o login senha e depois dar o comando stratx e depois iniciava, como nem todo mundo tem conhecimento para ativar o x nestas condições imaginava que a instalação inteira tinha falhado e não é nada disso, fiquei curioso e comecei a pesquisar, iniciei do fato de que os problemas começaram quando o driver genérico da instalação com placa nvidia foi trocado de vesa para noveau, vi tanta solução pirotecnica com mil e uma intervenções no sistema, mais apenas uma solução simples me serviu perfeitamente e achei que apenas isso bastaria e realmente nunca mais tive os problemas relatados acima, a solução consiste em bloquear os modulos do kernel responsaveis pelo carregamento do driver noveau, e assim deixar o driver nvidia livre para desempenhar sem interferências seu papel, para bloquear os modulos abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf
vai abrir um arquivo no editor de texto acrescente estas duas ultimas linha ao final do arquivo:

blacklist vga16fb
blacklist nouveau

salve e feche o arquivo mais atenção a partir deste momento não reinicie o computador, pois não vai ter nenhum driver de video ativo, então antes instale normalmente o driver da Nvidia em sistema-preferencias- drivers de hardware a instalação é muito intuitiva instale os drivers atuais se sua placa for recente, mais de acordo com a idade mais avançada da placa instale driver 173 ou se mais antiga ainda driver 96, depois da instalação ai sim reinicie o sistema, caso já tenha o driver nvidia instalado simplesmente bloqueie os modulos do driver noveau como explicado acima e reinicie o sistema e pronto não vai dar mais conflito uma solução simples e muito eficiente.

Muitos estão classificando as drivers nvidias no ubuntu 10.04 como lentos, mais por exemplo o resultado final das modificações acima no meu desktop com uma nvidia geforce 6100 utilizando driver linux 173, foi uma placa que rende 9000 frames em 5s ou seja 1800 fps se compararmos com sis 671 por exemplo que rende apenas 1000 frames em 5s em uma instalação muito boa ou seja mais ou menos 200 fps, a mesma sis 671 no windows com os drives oficiais 3d instalados raramente alcança 4500 frames em 5s ou seja 900 fps, por isso evite esta placa se pretende jogar em seu computador com aceleração 3d, chegamos a conclusão então que chamar de lento a velocidade da nvidia vai parecer engraçado, senão uma grande mentira.

Um comentário:

Unknown disse...

oi! legal achar isto aqui.. estou tendo um grande problema com a resolução do meu monitor, já reinstalei o SO muitas vezes. nos fóruns são tantas respostas diferentes e complicadas que me perco. Mas fiquei com uma dúvida: basta eu bloquear ou tenho também que remover todos os drivers nvidia e noveau nativos do 10.10? e o tal do gdm? desligo e depois ligo? rsrs se puder dar uma luz agradeço!