Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

RESOLUÇÃO DEFINITIVA PROBLEMA DO PLYMOUTH NO UBUNTU 10.04 LUCID


Ao instalar o ubuntu 10.04, sobretudo com placa de video com suporte ruim como sis 671/672, o plymouth que são as primeiras telas do sistema onde aparece o nome ubuntu 10.04 e a evolução do carregamento do sistema, fica parecendo uma tv velha com distorções horriveis e apenas após este show de horrores é que o sistema realmente carrega, para você que apenas atualiza o sistema quando é uma versão LTS ou este fato te influencia para deixar o sistema mais tempo e não pretende migrar para o ubuntu 10.10 que vai ser lançado 10 de outubro de 2010, e que já tentou de tudo como eu para resolver o problema fazendo as intervenções no sistema indicadas em varios tutoriais na internet eo máximo que conseguiu foi um ver o nome do sistema por poucos milesimos de segundo e o resto do carregamento um show de riscos e distorções, só tem uma solução para o problema atualizar o kernel do lucid para 2.6.35, descobri isso porque resolvi atualizar mesmo pois vou instalar do zero no dia 10/10/2010 e qual não foi minha surpresa o problema do plymouth desapareceu e o sistema inteiro ficou mais estavel, não surgiu nenhum problema novo e desapareceu vários dos que tive com o lucid.
Para atualizar o kernel primeiro vou dar uma dica, se você tiver alguma regra de montagem automatica de hds no arquivo /etc/fstab apague deixe apenas as regras correspondentes ao sistema e a swap se você tiver, pois o que deu para notar o kernel 2.6.32 monta as partições de um hd unico como se este fosse e o 2.6.35 separa o sistema e a swap das demais partições, como se estas fossem outro dispositivo, no meu caso quando era 2.6.32 a montagem era assim sda1 sistema, sda2 swap, sda3 partição de arquivos, no 2.6.35 ficou assim sda1 sistema, sda2 swap, sdb3 partição de arquivos, cuidado com as regras implantadas de forma automatica neste arquivo pelo programa storage device manager, as regras de montagem automáticas podem ser restabelecidas após o primeiro boot com o novo kernel, entretanto a montagem tem que seguir a nova designação de unidades, segundo o exemplo acima.

Em primeiro lugar vamos adicionar um repositório ppa nos qual estão os arquivos do novo kernel, para isso, abra um terminal e digite:

sudo add-apt-repository ppa:guido-iodice/best-intel

clique em enter e aguarde a resposta do terminal

depois no mesmo terminal digite:
sudo apt-get update

clique em enter e espere a atualização dos repositórios

Para finalizar basta abrir o gerenciador de atualizações em sistema-administração-gerenciador de atualizações e atualizar o sistema aceitando todas as atualizações disponíveis vai ser requerida uma reinicialização do sistema quando reiniciar o sistema já vai abrir de outra forma. Este repositório me surpreendeu pois tem lançado com perfeição todas as atualizações de segurança do novo kernel.

A conclusão que se tira do fato de que atualizar o kernel resolve definitivamente o problema é que o kernel 2.6.32 que deveria ser mais estável, pois foi escolhido para uma versão LTS, na verdade foi o grande gerador de muitos problemas no ubuntu 10.04 lucid.

Obs: A versão 2.6.35 do kernel linux já esta corrigida a falha de segurança de versões anteriores que permitia a escalada de privilégios, falha esta que poderia levar um invasor a condição de root, mais um motivo para atualizar o mais rápido possível o kernel do ubuntu lucid.

6 comentários:

Igor Galvão disse...

Perfeito, muito obrigado, testei no meu note com a infeliz placa sis e ficou maravilhoso. pena que terei que fazer novamente quando sair o 10.10 . abração.

Hugo Bastos disse...

Igor não vai ser necessário refazer no 10.10 não, ele já vem de fabrica com o kernel 2.6.35 e com o problema do plymouth corrigido, você so vai ter problemas com os drives sis 671 nesta versão o xorg foi para 1.9 e todos os drives que funcionavam no lucid não funcionam mais no maverick já fiz dois posts um com o driver vesa e outro com o driver do mandriva 2011-0 mais este ultimo exclusivo para 64 bits.

Igor Galvão disse...

vlw, aguardo por seus próximos posts, pretendo instalar o 10.10 64 bits para aproveitar os 4gb de ram como era antes com 9.10. abração.

Rafael Machado disse...

é minha conexão ou o 4shared esta fora do ar?

parabens pelo blog!

Rafael Machado disse...

ignore meu comentario anterior.
o 4shared nao esta funcionando no Chrome versao Linux, mas já reportei o problema.

abraço

Unknown disse...

Resolveu perfeitamente o problema citado em meu note intelbras i10.