Pesquisar este blog

sábado, 1 de maio de 2010

BUGS DO UBUNTU LUCID 10.04

Este lançamento parece que por ser LTS tem menos bug que o Karmic pelo menos utilizando até agora já há cerca de dois dias só pude verificar na verdade dois bugs realmente importante para o utilizador comum, que na verdade são um incomodo mais um destes defeitos, já foi bastante relatado e neste eu quero me concentrar pois pela quantidade de relatos que vi na internet atinge grande quantidade de hardware, o outro bug especifico que descrevo no post sobre a placa sis 671 também neste blog tem a solução no próprio post, datado de 15 de abril de 2010, sendo que o defeito em questão é a recusa do sistema operacional em desligar e reiniciar ficando ligado para sempre, neste caso a única solução viável que encontrei foi criar dois lançadores (atalhos) especiais na área de trabalho um para desligamento do sistema e outro para reiniciar, pois parece que este defeito esta ligado as mudanças implementadas no painel do gnome sobretudo na visualização do miniaplicativo indicador de sessão, que agora incluiu uma indicação de reinicialização necessária do sistema algo ocorreu nesta mudança que faz em alguns hardware o sistema se recuse a desligar e a reiniciar, sendo esta a solução.
1) - clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, clique na opção criar lançador, logo na primeira opção da janela que surgir que seria exatamente um campo de nome Tipo, marque a segunda opção ou seja aplicativo no terminal, no campo nome digite Desligar PC, no campo comando digite sudo init 0, não precisa preencher o campo comentário, clique no botão ao lado como se fosse uma foto e escolha um icone para o atalho, aqui vai uma dica procura imagens PNG no google com tamanho aproximado de 50x50, com a seguinte chave de busca icone desligar computador, ou procure dentro do próprio sistema na janela que vai abrir ao iniciar a escolha do imagem conforme descrito acima, indo aqui apenas mais uma dica neste caso imagens 48x48, ao final clique em OK e vai ser criado um atalho na área de trabalho que ao ser clicado pede a sua senha de root em um terminal ao digitar a senha e dar enter o computador sera imediatamente desligado.
2) -clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, clique na opção criar lançador, logo na primeira opção da janela que surgir que seria exatamente um campo de nome Tipo, marque a segunda opção ou seja aplicativo no terminal, no campo nome digite Reiniciar PC, no campo comando digite sudo init 6, não precisa preencher o campo comentário, clique no botão ao lado como se fosse uma foto e escolha um icone para o atalho, aqui vai uma dica procura imagens PNG no google com tamanho aproximado de 50x50, com a seguinte chave de busca ícone reiniciar computador, ou procure dentro do próprio sistema na janela que vai abrir ao iniciar a escolha do imagem conforme descrito acima, indo aqui apenas mais uma dica neste caso imagens 48x48, ao final clique em OK e vai ser criado um atalho na área de trabalho que ao ser clicado pede a sua senha de root em um terminal ao digitar a senha e dar enter o computador sera imediatamente reiniciado.

Obs: este bug ate agora 02 de maio de 2010, tem se manifestado em quase todos os computadores que utilizo sendo um 32 e outro 64 bits após muito tempo de operação, se você ligar o computador e cerca de alguns minutos depois desligar a desativação do sistema se processara normalmente, mais se você passar horas com o computador ligado ele possivelmente não vai desligar ou reiniciar, isso só vai ser possível através da criação dos atalhos acima descritos. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante essa dica, meu Kubuntu tbm tá assim, estou no aguardo de correções....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O UBUNTU 10.04 esta ficando rediculo a tal ponto de termos que criar atalhos com comandos para podermos DESLIGAR e REINICIAR as nossas maquinas.
Eu estava indicando aos usuários a migrarem para o UBUNTU, mas depois desta sou obrigado a para com o incentivo, pois muitos vem minha pessoa reclamar que os botões principal 'Desligar e Reiniciar' não funciona corretamente. Estão voltando a migrar mara o Windows.
Agraços.
Graper

Helder Sousa disse...

Eu tive um problema semelhante mas apenas ocorria quando tentava desligar e nao se desligava totalmente. Descobri que tem a haver com usb_autosuspend que foi resolvido no kernel 2.6.34.7 mas que ocorre em qualquer outro kernel. para poder resolver isto em qualquer kernel pode-se arrancar no boot adicionando usbcore.autosuspend=0 no fim da linha do kernel. Espero que ajude. Este problema tambem ocorre no maverick.