Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de junho de 2009

VIRUS NO AMSN INSTALADO NO UBUNTU 9.04 É ALGO SURREAL


O amsn 0.98b é mesmo um pacote de grande compatibilidade microsoft, tão grande que um dia deste peguei uma maquina que teimava em mudar o nick absolutamente do nada para HAPPY NEW YEAR, voce ia la colocava uma frase e daqui a pouco voltava a frase acima exatamente como ali esta em letras maiusculas um tipico virus de msn, rodando no amsn instalado no ubuntu 9.04, entretanto estamos aqui no linux e não no ruwindo logo o virus se restringiu a ser executado na pasta do amsn do usuário, que rodou o virus, logo a solução é extremamente simples basta desinstalar o amsn, abrir o nautilus va no menu ver e marque mostrar arquivos ocultos, abra a pasta do usuario que rodou o virus e delete a pasta .amsn, mais exclua completamente, até da lixeira, reinstale o amns e voce vera que tudo voltou ao normal como por um passe de magica sem a necessidade de nenhum antivirus o perigo é voce ter uma partição windows neste computador, ainda bem que neste não tinha e o ruwindow sofrer com o virus que foi rodad0 no ubuntu e quem vai adoecer é o windows da outra partição, ninguem consegue imaginar a forma incrivel como os virus de windows setem o cheiro dele dentro da maquina, mais isso já é um trabalho para um bom antivirus dentro do windows.
Detalhe ate agora só vi isso ocorrer no amsn 0.98b em nenhuma outra versão talvez porque nesta versão é utilizado o protocolo mais recente do messenger da microsoft com alta compatibilidade, outro detalhe é que jamais o ubuntu como um todo ou o usuário sera contamina por este virus com ou sem antivirus instalado, já que foi concebido para a plataforma windows apenas é um fato curioso ter chegado o amsn 0.98b a tamanha compatibilidade que chega a rodar um virus simples de msn em sua pasta de usuário.

6 comentários:

Jefferson disse...

Pelo jeito voce ainda não sabe muito sobre linux... Voce viajou nesse post!
Um virus de Windows não contamina Linux!

Jacson disse...

Acredito que este virus teve efeito por alguma falha no amsn, não comprometendo o sistema operacional, o sistema é muito seguro, mas os programas podem conter falhas.

phaleixo disse...

o irmao vc ta viajando esta frase que aparece e um plugin do amsn que vc instalou e nao um virus

Stanley Sathler disse...

Cara .. o que é mais engraçado é que você ainda coloca que é um "usuário avançado em Linux" no seu perfil do Blogger. Realmente, você tá viajando. Com esse texto sem acentuação nenhuma, ainda te aceitam como advogado? Tsc

Glauber disse...

o plungin chama countdown, descobri isso rolando comigo, postei na comunidade do orkut de ubuntu aonde me indicaram tal reporte seu, seguindo suas dicas pensei ser vírus, mas como não havia delado a pasta só renomeado com a nova criada fui re-habilitando os plugins, até que quando ativei esse veio a mensagem, pedindo pra reconfigurar pude mudar a mensagem la de dentro...
É válida a tentativa, tenho um blog linux também que está bem mortim, mas vou passar te seguir desde então
http://www.eupinguim.blogspot.com

HAHNRAHN disse...

Não é vírus é somente um plugin que vc carregou!
Pois se fosse Vírus vc deveria digitar a senha root para instala-lo e como os programas vem direto da central do Ubuntu só mesmo se um mantenedor o tivesse criado kkkkkkkkkkkkkkkk!
Então é simplesmente impossível rsrs
quer fazer mensagem aparecer carregue o plugin countdown ou o descarrgue para tira-la mas valew pela Tentativa hehe