Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de novembro de 2008

UBUNTU 8.10 UM SHOW DE SISTEMA


Com o lançamento do ubuntu 8.10 pude ver que o desktop linux esta avançando para um futuro promissor, que já preocupa até gigantes como a microsoft, pois hoje li que o lançamento do windows 7 na verdade é um resposta ao avanço do linux sobretudo no que diz respeito aos netbooks, foi ate apelidado por um site de linux killer, e deste avanços já tinha escrito em matéria anterior sobre as funcionalidades do kernel 2.6.27 em como esta mudanças deixou a navegação perfeita no kubuntu 8.10, entretanto ao testar recentemente o ubuntu 8.10 fica claro que o seu irmão kubuntu não tem sequer a metade das funcionalidades de ajuda aos novos usuários do ubuntu 8.10, começa logo pelo fato do ubuntu já vir com um navegador que realmente vale a pena ou seja o firefox ao passo que o kubuntu tem como navegador padrão o konqueror que tenho minhas dúvidas a respeito de suas reais aptidões para este fim, e o firefox que vem instalado no ubuntu tem modificações que o tornam extremamente amigavel para quem esta migrando do windows uma vez que este praticamente instala os plugins necessarios a apenas um clique do mouse quando requisitado, o gerenciador de pacotes synaptic é um show a parte, embora não tenha uma interface muito bonita é extremamente facil de usar, já o gerenciador do kubuntu o adept é extremamente complicado isso é apenas algumas das diferenças, entretanto o ponto forte do ubuntu 8.10 vai se mostrar se voce tiver um adaptador bluetooth pois vai se formar uma verdadeira rede com seu celular e este vai ser montado na area de trabalho tal e qual fosse um disco local, ao passo que no kubuntu 8.10 sequer imagino ate agora por onde se troca arquivo pelo bluetooth.
Diante desta imensa diferença tenho que me render o verdadeiro desktop linux hoje é o gnome com todas inovações implantadas pelo ubuntu, fica dificil alguem contestar este fato, sendo que também é um fato incontestavel que o ideal seria as inovações do ubuntu com a estetica do kubuntu.
Mais para este contratempo e pegando carona em um problema que um amigo dono de um lan house me repassou me dizendo que tinha muita vontade de por o linux em seu computadores mais tinha medo de que os clientes não se dessem muito bem com a nova forma de interface vai aqui uma dica de incrementar o ubuntu e ao mesmo tempo torna-lo um forte candidato ao uso em lan houses é um tema chamado XPGNOME que esta disponivel para download na pagina de linux do superdownloads, basta baixar, descompactar e executar o arquivo sh que acompanha o pacote no console, clique no arquivo installxpgnome.sh que la já estara a opção de execução do arquivo clique nesta opção e em um passe de mágica o gnome estara identico ao windows xp, muito interessante para este tipo de uso, e com o ubuntu 8.10 e todas as suas novas funções do karnel 2.6.27 a semelhança então é incrivel.

OBS: Neste novo kernel 2.6.27 utilizando flash 10 e firefox 3 ate o site de algumas companhias telefonicas e o teclado virtual do banco do Brasil que eram famosos por so funcionar no ie passaram a funcionar no linux com firefox, com perfeição inimaginavel há algum tempo atrás, deixando a atualização do sistema bem interessante ate para aqueles que preferem a estabilidade de uma versão LTS como era a versão 8.04 HARDY, pois estas vantagens de navegação vencem de sobra qualquer possivel bug que possa haver no 8.10 embora não tenha encontrado nenhum até agora, pois so tenho elogios.

3 comentários:

Paulo Gomes disse...

Viva... não venho por nada em causa. Eu uso Kubuntu, ainda n experimente o Ubuntu 8.10! Mas de qualquer forma, e de todos os sistemas Linux que testei até hoje (fora o 8.10 que ainda n testei).
Eu já fui utilizador do gnome, e rendi-me à facilidade de uso do KDE... mas pronto, tenho que ver como está isso! mas dificilmente vou mudar do kubuntu para ubuntu!

Cumps,
Paulo Gomes

P.S. Passa no meu blog, onde publico dicas práticas para linux :D
http://aventux.blogspot.com/

Kelvio disse...

Ola galera eu tenho 17 anos e ja usei diversar distribuições GNU/Linux em meu simplóio pentium 4,dentre elas estão Fedora,Suse,Slackware,Gentoo,Slitaz,G os
entre alguns outros conhecidos,eu uso o ubuntu desde a versão 7.10 e me apaixonei pelo sistema,ele é amigavel enxuto talvez um pouco mais pesado que algumas distribuiçoes,mas dá um show a parte,quando falamos de suporte ao usuario final,so que o 8.10 veio com u pequeno bug que aki no meu pc demora uns 40 segundos para desligar e uns 30 para dar boot,não que seja a morte(ja esperei muito mais pelo Vista e xp)mas realmente "enfraquece a amizade"ficar esperando o sistema desligar esse tempo todo,falo assim porque o hardy(8.04)desligava em no maximo 15 segundos,e iniciava em no maximo 20,frente a isso me vi forçado a migrar talvez temporariamente para o kubuntu,que não tem esse bug estranho,eu sou um usuario finale não perc tempo editando configuraçoes,por isso fiz a migração,realmente o adept é muito complicado,o synaptic da um show nele de longe mas pelo menos por enquanto vou ficar com o kubuntu e kde 4.1,que não perdem tanto assim para o todo poderoso Ubuntu.Valeu.

Kelvio disse...

Oha galera eu tenho 17 anos e ja usei diversar distribuições GNU/Linux em meu simplóio pentium 4,dentre elas estão Fedora,Suse,Slackware,Gentoo,Slitaz,G os
entre alguns outros conhecidos,eu uso o ubuntu desde a versão 7.10 e me apaixonei pelo sistema,ele é amigavel enxuto talvez um pouco mais pesado que algumas distribuiçoes,mas dá um show a parte,quando falamos de suporte ao usuario final,so que o 8.10 veio com u pequeno bug que aki no meu pc demora uns 40 segundos para desligar e uns 30 para dar boot,não que seja a morte(ja esperei muito mais pelo Vista e xp)mas realmente "enfraquece a amizade"ficar esperando o sistema desligar esse tempo todo,falo assim porque o hardy(8.04)desligava em no maximo 15 segundos,e iniciava em no maximo 20,frente a isso me vi forçado a migrar talvez temporariamente para o kubuntu,que não tem esse bug estranho,eu sou um usuario finale não perc tempo editando configuraçoes,por isso fiz a migração,realmente o adept é muito complicado,o synaptic da um show nele de longe mas pelo menos por enquanto vou ficar com o kubuntu e kde 4.1,que não perdem tanto assim para o todo poderoso Ubuntu.