Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2011

UBUNTU 11.10 E PLACA DE VIDEO SIS 671 / 672 / 771 / 772



Faltam ainda alguns dias para que o ubuntu 11.10 seja lançado, no entanto resolvi testar o mesmo com o driver dos repositórios Git para sis 672 e serie que estou utilizando no ubuntu 11.04, um driver compilado de forma fácil na própria máquina, bastando para isso instalar os pacotes necessários a compilação e depois a compilação e instalação propriamente dita, mais no ubuntu 11.10 temos um complicador não há synaptic, o que dificulta muito o modo gráfico, pois a intenção era utilizar a central de programas do ubuntu para a instalação unica de programas, entretanto para libs e outros isso complica muito a utilização da parte gráfica para este fim mais o synaptic pode ser instalado de forma simples, embora esta versão também no unity não exista o botão aplicativo, abra o menu unico ali vocẽ vai ter um menu idêntico ao menu que se tinha no unity anterior quando se clicava no simbolo do ubuntu, entretanto com alguns simbolos abaixo clique no segundo simbolo, que parece uma igreja e terá menu de programa ali digite a palavra canais, e clique em canais de software, habilite todas as opções de canais, pois só estarão habilitadas duas, abra um terminal e digite:

sudo apt-get update

clique enter e espere o download do cache

depois no mesmo terminal digite:

sudo apt-get install synaptic

espere o download e instalação, e o seu sistema já terá uma interface gráfica completa para o apt, no meu caso tive que reiniciar para que o unity reconhecesse o synaptic, mais com ele instalado e reconhecido pelo unity, repita o procedimento acima para chegar ao menu de programas e digite desta vez na pesquisa o nome synaptic e clique em gerenciador de pacotes synaptic, com o gerenciador de pacotes aberto, vamos a instalação dos pacotes necessários. quando abrir o gerenciador de arquivos o seu uso é simples se restringe a pesquisar marcar para instalação e aplicar a instalação dos pacotes, que podem ser instalados em lote bastando marcar todos eles para instalação e aplicar ao final, para pesquisar clique no botão procurar com uma lupa logo do lado direito, e na janela que abrir digite o nome do pacote, para marcar no resultado da pesquisa vai aparecer um pacote com o mesmo nome, clique com o botão direito do mouse e depois clique na opção marcar para instalar e depois confirme, e após marcar quantos pacotes queira clique em aplicar na barra de tarefas na parte superior do programa e depois é so assitir, lembrando que é obrigatório esta conectado a internet, os pacotes a ser marcados e instalados para a compilação são os seguintes: 

git 
xorg-dev 
mesa-common-dev 
libdrm-dev 
libtool 
build-essential


OBS: confirme as mudanças oferecidas em outros pacotes, e alguns já podem esta instalados ou já marcados para instalação deixe estes como estão e a falta de alguns destes pacotesou suas dependências levam o procedimento ao fracasso total. 

após a instalação vamos baixar o driver propriamente dito o que neste caso se faz através de um repositorio especifico, através de um comando que vai baixar automaticamente o driver para a sua pasta pessoal, para isso abra um terminal e digite o seguinte: 

git clone git://github.com/hellnest/xf86-video-sismedia-0.9.1.git 

aguarde o final do download e o source code do driver vai esta em sua pasta pessoal o proximo passo é acessar a pasta do codigo portanto no mesmo terminal digite e clique enter 

cd xf86-video-sismedia-0.9.1 

Agora vem o pulo do gato é aqui onde esta o diferencial desta compilação pois o comando de configuração abaixo garantiu uma incrivel compatibilidade de compilação com o ubuntu, para configurar o driver no mesmo terminal entre com o comando: 

./configure --prefix=/usr --disable-static 

O driver já vai estar preconfigurado para o seu sistema seja ele 32 ou 64 então entre no mesmo terminal com o comando abaixo para criar o driver 

make 

Agora o driver esta configurado e criado para o seu sistema vamos instalar, pois esta instalação é muito diferente da deb, basta entrar no mesmo terminal com este outro comando: 

sudo make install 

Pronto agora o driver foi configurado, criado e instalado reinicie o sistema e ele já vai estar operando em 1280x800 neste caso não se faz necessário xorg.conf. 

para os que tem resolução 1366x768 crie um arquivo de texto em branco com o gedit chamando no terminal sudo gedit e navegando ate a pasta /etc/X11 e nomeie este arquivo como xorg.conf e cole os codigos abaixo e salve: 

Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Option "UseTiming1366" "yes"
EndSection

Section "Monitor"
Identifier "Configured Monitor"
EndSection

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
EndSection


Agora que o sistema já esta funcionando vamos configurar a saida de video para que esta seja compatível com o driver conforme descrevemos acima, para isso entre com o comando abaixo em um terminal. 

gstreamer-properties 

A janela que aparecer sera identica a que ilustra este post, deixe as opções da aba video o mais parecida possivel com a do post clique na imagem acima para ampliar.

O problema com o totem e banshee pelo fato deste driver reconhecer apenas a saída xwindow (x11/xshm/xv) de vídeo, e estes player considerados muito modernos ter dificuldade de lidar com este tipo de saída, recomendo a instalação do SMplayer uma interface gráfica completa baseada no QT a mesma biblioteca base do unity e KDE para o mplayer, bonita e completa e que lida muito bem com esta saída de video, bastando para isso ir em opções - preferencias e na aba video da opção geral habilite em output driver a opção x11(slow) e o smplayer vai reproduzir tudo de forma normal com este driver.

Atenção o ubuntu 11.10 ainda é um software beta e apenas seu lançamento que se dará segundo calendário oficial em 13 de outubro de 2011, não recomendo a sua utilização em ambiente de produção até o lançamento.

Este post é uma atualização do post que fez a instalação deste mesmo driver no ubuntu 11.04 que traz na sua versão original ainda um link para um script, que não inclui pelo fato de não ter sido ainda testado no 11.10, mais que tenho certeza funciona, uma vez que exceto alguns detalhes de exclusão de programas o procedimento é exatamente o mesmo e pode ser acessado aqui.

Faltando agora apenas três dias para o lançamento oficial do ubuntu 11.10, instalei o mesmo em um disco rígido e tive uma surpresa desagradável, pois testando de um pen drive bootavel não era possível, testar o desempenho do plymouth, que necessita de reparos, e podem ser feitos abrindo um terminal e digitando:


sudo gedit /etc/default/grub


clique em enter e no arquivo que abrir busque a linha

#GRUB_GFXMODE=640×480

abaixo desta linha adicione uma outra linha copiando a linha abaixo


GRUB_GFXPAYLOAD_LINUX=1280×800


salve e feche o arquivo, e no mesmo terminal ainda aberto digite o seguinte:


sudo update-grub2 && sudo update-initramfs -u


clique em enter e espere o processamento terminar e reinicie o sistema, pronto o efeito televisão velha já vai ter terminado.

Há um post mais recente de março de 2012 que traz explicações sobre a aplicabilidade desta instalação em versões mais avançadas do ubuntu e derivados como o kubuntu, xubuntu e lubuntu dentre outros, para acessar clique no link abaixo.

http://www.diversosassuntosbrasil.blogspot.com.br/2012/03/solucao-video-sis-671-672-771-772-e.html

105 comentários:

moi disse...

Thanks a lot for your suggestions!!
i'm using Debian Wheezy kernel 3.0.0 and your driver is working perfectly
Sorry for writing in english, but I don't speak brazilian...

Grazie mille per i tuoi suggerimenti!
Sto usando Debian Wheezy kernel 3.0.0 e il tuo driver funziona perfettamente
Purtroppo non conosco il brasiliano, ti scrivo in italiano, ma davvero grazie!

Merci beaucoup pour tes suggestions!
J'utilise Debian Wheezy et tes drivers marchent nickel. Desolé de t'écrire en fraçais, mais je ne connais pas le brasilien...

Muchas gracia por tu driver!
Es perfecto para Debian Wheezy y sis 671
desculpe pero no hablo brazilian...

anonymous disse...

Alguém sabe como faço para salvar arquivos do Linux/POSIX numa partição NTFS e não ter problemas subsequentes com o scheme POSIX, pois a coisa aqui ficou uma danação só, não consigo mover nada via Windows!

SpookMagi disse...

Isso funciona no Kubuntu?

anonymous disse...

Hugo, gostaria de perguntar se conhece alguma distro voltada para chips da SiS extritamente

Hugo Bastos disse...

Não conheço, mais já deveriam ter tido esta ideia de acrescentar um bom driver como o do post e fazer uma distro especifica ou o ubuntu acrescentar um suporte descente, pois o que chamam de suporte hoje é habilitar o vesa em baixa resolução.

ito disse...

voltei a usar o ubuntu 10.04 lts, justamente por ser lts. sinto que esse 10.04.3 tá bem estável e seguro. não tive boas experiências com o natty.
então, tentei instalar o driver tal qual o post, mas dá aquele erro já exposto aqui e não li solução clara:

make[2]: ** [sis_driver.lo] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/home/ito/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
make[1]: ** [all-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/ito/xf86-video-sismedia-0.9.1'
make: ** [all] Erro 2

mesmo com root, não consigo.
não lembro se fiz algo com o 11.04 - que deu certo, mas enfim. como faço? tem a ver com permissão? se sim, como procedo?

anonymous disse...

Ito, não é questão de dependência não satisfeita?, lembro que nesse LTS tinha que baixar o git por fora pois o repositório do LTS não tinha o git não confundir com git-core, quem me ajudou nisso foi o blog de testes se não me engano aqui mesmo, no pouste (http://www.blogger.com/comment.g?blogID=1399411596535012249&postID=7007183334346982280), talvez seja a mesma coisa.

Agora como aqui é aonde a gente vem para chorar os bugs e dificuldades da vida digital, lá vamos nós (eu) de novo. Estou tentando achar um mísero poustezinho que diga se o plugin VLC do Firefox tem botões de controles na interface quando reproduz um vídeo direto via streaming, mas o que lí até agora diz que não tem, que os controles tem de ser explicitados via javascript na página, então se alguém tiver qualquer info de uma mágica que faça funfar uns botões num vídeo tocado diretamente do stream eu agradeço, pois daqui 2 dias isso aqui vai encher, desconfio desconfiando, porque será né? Pois o único jeito de ter controle é dando dois clique e pondo em tela cheia mais aqui e embaçado o sistema fica pouco responsivo quando faço isso e instável.

Ah outra coisa é finalmente o flash de 64 bits com suporte 3D, Machinarium já rodava mas não era tudo isso por ser 2D, isso no nosso Linux, queira o bom Deus que alguém faça jogos 3D nessa versão flash mesmo para quebrar nosso galho, podem fazer visando o Windows mesmo, pois a gente vai na rabeta, agora quero ver como fica o povinho do Unity Web player, quem leu o site de relações com o público que eles mantém viu o horror de ter linuxers argumentando e implorando até cansar e eles falando que não era "interessante", agora eu quero ver como ficamos, justiça é um prato que depois de ter o conteúdo comido se joga na cabeça do carrasco! hehehe.

Também não vejo a hora do FF com as mockups a la chrome sairem do forno, já testei o FF 10 UX do repositório da Mozilla e deu uma mudada boa.

E dizem que no Linux não rola coisa legal.

Rafael Machado disse...

Hugo, já olhou o Mandriva 2011? ele tem um driver otimo para chipsets SiS. o meu problema com ele...bem..., é que é Mandriva! é um parto atualizar, instalar programas e codecs.

não seria uma boa alternativa recompilar o driver para rodar no Ubuntu 11.10?

Hugo Bastos disse...

Rafael, já recompilei este driver uma vez, mais o driver do mandriva é o mesmo deste post, ou seja este post apenas traz uma nova forma de instalar o mesmo driver porque no repositório git ele se compila para qualquer versão do ubuntu, claro tendo os pacotes necessários para a compilação por isso que as instruções passam por uma instalação de pacotes e depois a compilação e instalação.

W.Alberto disse...

É complicado, agora que o Barros Lee saio da Sis e a mesma não fabrica mais chipset para pc, a chance de sair um driver 3d são nulas, Sis poderia liberar os fontes ou liberar os driver pre compilados.. alias uma pergunta meu caro Hugo Bastos. Eu li em outro forum uma resposta sua sobre o driver que o Barros Lee desevolveu para ubuntu 7.10/7.04, nesse posto você afirma que o desempenho deste driver é "bom"(desculpe-me se estiver enganado), como instalar ele no ubuntu 7.10 (tenho ele aqui para testes e nao consigo instalar da erro}) pegue driver do blog do barros lee.. pode-me ajudar? obrigado

Hugo Bastos disse...

Este driver do barros lee talvez fosse a melhor opção para esta no repositório git deste post entretanto sua compilação é um verdadeiro parto complicado, tive a cara de compilar ele uma vez mais não gostaria de repetir o feito, é realmente um rendimento excepcional para linux e expressivo ate para padrões desta placa no windows, mais a compilação ao contrário do repositório git é algo inimaginável.

noislk disse...

Eu baixei esta semana a versão 11.10 final do Ubuntu e não consegui configurar a parte dos comandos make e sudo make install,então caso você tenha o mesmo problema que eu tive execute o terminal em sudo,usando o comando sudo su,e depois você poderá executar os comandos normalmente.Fica a dica

Esdras Andrade disse...

Funcionou 100%. Muito obrigado mesmo e parabéns pelo belo post e por seu blog. Ele ajuda muita gente.

Esdras Andrade disse...

Funcionou 100%. Muito obrigado mesmo e parabéns pelo belo post e por seu blog. Ele ajuda muita gente.

Anônimo disse...

Muito bom, obrigado pela ajuda.

Só tive um pequeno problema com os players de videos. Mais já estou baixando o SMPlayer como indicado.

Sucesso.

Vinicius S. Ribeiro disse...

Instalei Ubuntu 11.10 no meu note, um positivo Sim+1025, que tem o famigerado chipset SIS, e aí foi aquela peleja para instalar o driver, dava erro, tive de usar o CD de instalação e entrar no modo de Recuperação diversas vezes, até que achei o seu post segui as instruções e consegui compilar o driver, agora tenho a resolução 1400x900(16:10). Muito obrigado!
Um detalhe, o diretório /home está montado em outra partição do HD, para compilar precisei baixar o arquivo na raiz / e executar os comandos como root.

Rafael Machado disse...

poh Vinicius, que excelente noticia! tbm preciso da resolução em 1440x900.

Hugo, jah que é o usuario que compila e instala esse driver eu poderia usa-lo em outras distribuiçoes?
Tipo Mint, Fedora, Arch...

(é que eu ainda estou preso no Ubuntu/Mint 10.10)

Angelo disse...

Hugo, tenho um note com placa SIS que sempre dá trabalho para instalar novas versões do UBUNTU. Nesta última, o que está acontecendo é que o Live CD rodou bem (desabilitando ACPI na inicialização), mas não está inicializando pelo HD. Após selecionar o sistema (tenho dual boot), ele escurece a tela, produz alguma atividade e reinicializa sozinho. Mesmo pela opção de modo de recuperação, o resultado é o mesmo. Li o seu post, mas não sei como fazer para implementar as modificações em um sistema que não entra nem no modo texto. Alguma sugestão?

Rafael Machado disse...

Angelo, esta usando o Ubuntu 32 bits? experimente a versão 64bits, pois para mim essa funciona perfeitamente enquanto a 32bits fica numa eterna tela preta.

Angelo disse...

Posso usar a versão 64 bits mesmo o meu note sendo 32 bits? Não sabia. Vou tentar.

Rafael Machado disse...

Angelo, que processador seu notebook possui?
Todos os processadores INtel e AMD modernos (de 2005 pra ca) já são 64bits.

Angelo disse...

Bom, isso eu não sabia. O processador é um Intel Core 2 Duo T5800 2.0 GHz.Vou baixar a imagem 64 bits.

Elton Leite disse...

Existe uma maneira de reverter o processo acima e voltar com o drive que veio por padrão no ubuntu?

Buscando disse...

Cara, nem acredito que deu certo!!!

Estava quase desistindo de usar o ubuntu, mas agora eh so alegria!!!

Valeu mesmo!!!

Angelo disse...

Rafael Machado, você estava certo. Instalei a versão 64 bits e o sistema funcionou. Não precisei nem mesmo colocar a opção de "noacpi" que antes utilizava. Foi pane de operador, mesmo.

ito disse...

Felipe, não é problema de dependência. fiz tudo como root e o problema continua. e não confundi git com git-core. instalei o git.
alguma solução?

Anderson (Chiro-san) disse...

Elton, é simples para retirar esse driver. Vá pasta xf86-video-sismedia-0.9.1, pelo terminal e dê um $sudo make uninstall. O processo leva poucos segundos.

rbm disse...

Estou usando o Gnome-mplayer e o áudio está legando, principalmente em vídeos com resoluções maiores que 720x480. Mas só fica com delay quando fica em fullscreen, quando volta para janela normal o vídeo "acelera" até sincronizar com o áudio atrasado.

Alguém sabe como resolver este problema?

(odeio assistir vídeos sem ser de tela cheia)

Vlw!

Unknown disse...

Eu já tenho um problema mais sério com esse driver. Não consigo assitir NENHUM vídeo. A sessão simplesmente fecha quando um vídeo é aberto, seja no totem, vlc ou mplayer.

Anônimo disse...

Instalei o Xubuntu 11.10 64-bit no meu notebook Philco PHN14505, que tem placa de vídeo SiS671, segui esse tutorial e ficou perfeito :-)
Uma perguntinha: será que esse tutorial funcionaria de forma parecida no openSUSE?

dilasmartins disse...

Olá pessoal, a algum tempo acompanho este blog, muito legal, ajuda muitos sofredores hehe
O procedimento sempre funcionou perfeitamente nas versões 10 do Ubuntu, na versão 11.10 funcionou porém com um problema, não consigo acessar o modo texto, qnd uso CTRL+ALT+F1...F6, o gdm reinicia fechando tudo que estava aberto. Alguém teve este problema? Abraço...

rbm disse...

Alex, veja a dica do post. Você tem que ativar o modo x11 para ver os vídeos ou instale o Gnome-Mplayer e vai nas configurações dele e ative x11 na saída de vídeo... ou está com o problema mesmo ativando x11?

rbm disse...

dilasmartins, Aqui no 11.10 o CTRL + ALT + FX tá funcionando de boa... (antes no 11.04 não funcionava, tava tipo "dessincronizado" mas agora não)

Eleazar disse...

eleazar@eleazar-Laptop:~/xf86-video-sismedia-0.9.1$ make
make all-recursive
make[1]: Entrando no diretório `/home/eleazar/xf86-video-sismedia-0.9.1'
Making all in src
make[2]: Entrando no diretório `/home/eleazar/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
if /bin/bash ../libtool --tag=CC --mode=compile gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.. -fvisibility=hidden -I/usr/include/pixman-1 -I/usr/include/xorg -I/usr/include/libdrm -I/usr/include/X11/dri -g -O2 -MT init301.lo -MD -MP -MF ".deps/init301.Tpo" -c -o init301.lo init301.c; \
then mv -f ".deps/init301.Tpo" ".deps/init301.Plo"; else rm -f ".deps/init301.Tpo"; exit 1; fi
mkdir .libs
gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.. -fvisibility=hidden -I/usr/include/pixman-1 -I/usr/include/xorg -I/usr/include/libdrm -I/usr/include/X11/dri -g -O2 -MT init301.lo -MD -MP -MF .deps/init301.Tpo -c init301.c -fPIC -DPIC -o .libs/init301.o
In file included from init301.h:60:0,
from init301.c:76:
sis.h:230:23: fatal error: GL/glxint.h: No such file or directory
compilation terminated.
make[2]: ** [init301.lo] Erro 1
make[2]: Saindo do diretório `/home/eleazar/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
make[1]: ** [all-recursive] Erro 1
make[1]: Saindo do diretório `/home/eleazar/xf86-video-sismedia-0.9.1'
make: ** [all] Erro 2
eleazar@eleazar-Laptop:~/xf86-video-sismedia-0.9.1$

Eleazar disse...

Na minha tentativa retornou este erro, alguém poderia ajudar?

Osni disse...

Consegui realizar os procedimentos, só que estou com alguns problemas:

- Se eu deixar a saída padrão como xwindows (x11/xshm/xv) e clicar em "Teste" do dispositivo de entrada padrão, a imagem da webcam aparece por 0,5 segundos e o X reinicia... Se eu deixar a saída como Xv isso não acontece. Vou ter problemas com a webcam eu outros programas? (ainda não testei).
- Meu plymouth continuava com resolução 640x480, depois de realizar a solução proposta nesse tópico, ao pressionar Ctrl+Alt+F1...F2... a tela fica preta e não consigo mais retornar para o ambiente gráfico nem entrar com qualquer comando. Tentei com outras resoluções (1280x800 - nativa, 1024x768) e continua no mesmo. Vou testar 800x600 depois...


Eu não estava querendo sair da minha instalação do 10.04 porque tinha tido muita dor de cabeça com a combinação VGA SIS + Wireless Broadcom (já resolvi o problema da broadcom, falta "só" a VGA...).


Aliás muito obrigado Hugo, foi sua dica que me salvou anteriormente e agora, novamente.

Osni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ito disse...

mesmo problema que você, Eleazar. conseguiu resolvê-lo?
já procurei em tudo que é fórum, e nada.

Anônimo disse...

Valeu pelo post Hugo, Parabéns!

Quando será que a SIS vai liberar logo esse codigo fonte do seu drive SIS 671 para as distribuições já saim compativeis... espero que logo!

Eleazar disse...

Ito, aqui tudo resolvido, no meu caso foi a instalação dos programas que ficou incompleta, desinstalei tudo e instalei de novo e resolveu

ito disse...

oi, Eleazar. agradeço ter respondido. visto que precisa de uma instalação completa, quais os programas que você instalou para ter resolvido?

Osni disse...

ito, acho que ele se refere aos seguintes pacotes:

git
xorg-dev
mesa-common-dev
libdrm-dev
libtool
build-essential


Detalhe: Esqueci de falar no meu post anterior, no post do hugo bastos o pacote está como "build essential", mas na verdade é "build-essential". Instale-o e tente novamente, se não funcionar faça como o Eleazar.

Andre Martins disse...

Parabéns pelo post, deu tudo certo seguindo o passo a passo fica difícil errar.

ito disse...

nada, Eleazar e Osni. segui os passos, e nada. tentei instalar vários pacotes complementares, e nada ainda.

Eleazar disse...

Ito, eu imagino que você esteja cometendo o mesmo erro que eu quando tentei a primeira vez, não pode usar o "filtro rápido", tem que clicar na lupa "procurar" e na caixa de diálogo que se abre colocar os programas a instalar. Pelo visto só assim instala todas as dependências.

ito disse...

Nada. Fiz tudo direitinho várias vezes, e nada. Desisti!
Estou usando o Ubuntu 10.04.3 com o driver do Barros Lee.

Agradeço!

Andre Martins disse...

Good Job, foi um exelente trabalho. Parabéns deu tudo certo e ficou nota 10 as configurações de video do Ubuntu

Andre Martins disse...

Good Job, foi um exelente trabalho. Parabéns deu tudo certo e ficou nota 10 as configurações de video do Ubuntu

Hugo Bastos disse...

Amigos podem ver que o driver funciona muito bem e para aqueles que seguiram direitinho todos os passos a instalação foi bem sucedida e e tiveram a felicidade de ver a placa de video sis da serie mirage 3 funcionando corretamente no ubuntu, não esqueçam que todo os pacotes relacionados no post tem que esta inicialmente instalado e que corrigi o nome de um pacote que estava realmente descrito de forma errada no post, mais a relação já esta correta e em breve já vou editar um post com alguns detalhes da instalação já na versão 12.04, para os quiserem testar no boot por pendrive.

ito disse...

Negativo, Hugo Bastos.
Eu garanto que segui os passos direito (até porque são bastante simples). Eu gosto muito desse blog - é o meu preferido em soluções -, mas não adianta passar por cima do meu problema e avisar a todos que está tudo bem.
De qualquer maneira, agradeço e continuemos contribuindo.

Hugo Bastos disse...

ito esta solução com certeza não vai chegar a 100% de eficácia até porque vai variar muito de onde esta placa sis esta espetada, há uma variação de hardware enorme, entretanto no geral tem conseguido uma boa eficácia, me informe apenas alguns detalhes do do seu sistema por exemplo a arquitetura, se 32 ou 64 e qual versão se 11.10 realmente, se puder alguns detalhes de hardware, se for um note alguns detalhes do fabricante, para que possa ver o que esta ocorrendo.

Wlad disse...

Ola HUGO.Um post antigo seu no UBUNTU 10.04 conseguiu colocar alguns efeitos 3D. Esse drive que você usa nesse post do UBUNTU 11.10 e o mesmo desse que estou falando?

Max_Ubuntu disse...

boa tarde... estou com um problema depois que instalei esse pacote
drive-sis 671-11.10.deb
não está rodando nenhum video + e pior que faz logoof sempre que tento assitir um video.
depois que instalei esse pacote minha resolução ficou muito boa ... so estou com problema para assistir video ..
obg.. por favor me ajudem.

rbm disse...

Sobre o problema de lags ao assistir vídeos em tela cheia, resolvi o problema. No VLC não fica legando...

Eu pensava que o VLC era mais pesado que Gnome-mplayer, acho que eu me enganei.

Pedro Junior disse...

Vlw, amigo pelo post. Sucesso ae!!!

Matheus Centeno disse...

E no Ubuntu 11.10? Não aparecem o segundo e o terceiro itens marcados(como não funciona sem todos, nem prossegui).

Sheldon Cooper disse...

Esse post foi minha salvação. Tentei diversos outros tutoriais e nada. Até funcionava a tela mas na hora de rodar vídeos em hd não funcionava. Basta seguir passo a passo as instruções do tutorial que tudo funcionará corretamente.

Carlu Pereira Azevedo disse...

Definitivamente esta é a solução exata para o problema. Acabei de configurar a resolução em 1280x800 no meu note Intelbras com essa #@%@$&* (beleza) de chipset SiS 671. Obrigado pela dica!

Nathália disse...

Valeu Cara, você salvou minha vida! xD

Caio Max disse...

Muito obrigado amigo!

Eduardo "Dudaskank" disse...

Muito bom, bem explicado e direto ao ponto. Só preciso descobrir agora como faço para não suspender quando tiro da tomada e como uso ou configuro a saída VGA. Tem alguma idéia colega?

OTSUGUA disse...

Hugo gostaria de parabenizar vc e seus esforços em Ubuntu.Sempre fui usuário do windowns e por curiosidade instalei o Ubuntu 11.10 e vi que é tudo é um sistema surpreendente ainda mais com o apoio de pessoas do seu calibre desde já agradeço.todos tutorias que li e usei foram 100% aproveitados e o sistema operando 110% obrigado.

MARCOS disse...

Cara vc tá de parabens... falow em mecher com ubuntu eu já dou uma olhada no seu blog, show de bola, ctrl + alt + 'fx' aqui não funcionou mas é só um detalhe,posso usar ubuntu de boa em uma boa resolução, tá de parabens! obrigado pela ajuda com este driver!

MARCOS disse...

Cara vc tá de parabens... falow em mecher com ubuntu eu já dou uma olhada no seu blog, show de bola, ctrl + alt + 'fx' aqui não funcionou mas é só um detalhe,posso usar ubuntu de boa em uma boa resolução, tá de parabens! obrigado pela ajuda com este driver!

MARCOS disse...

ahusuhshs ctrl + alt e f qualquer coisa tá funcionando...hehe não é q eu q tinha feito caca heheh( sou recem chegado ao linux e ex user => ruwindows... fazer oq né..) MEU VALEU ÓTIMO BLOG,excelente dica!Obrigado e no aguardo ao ubuntu 12!Falow abração

juan luiz disse...

aparece esse erro.

Cloning into xf86-video-sismedia-0.9.1...
github.com[0: 207.97.227.239]: errno=Connection timed out
fatal: unable to connect a socket (Connection timed out)

alguem me ajuda.

juan luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Henrique disse...

Hugo, aquele script que te passei no post do 11.04 para fazer as placas SIS funcionarem está errado, pois o nome de um dos pacotes necessários está errado, faltou um traço, então a instalação se dava incompleta, deixo aqui um outro script que deve estar funcionando perfeitamente, entretanto não posso afirmar se vai funcionar no 12.04 pois meu notebook com a SIS morreu, e agora estou com um desktop com placa Nvidia, mas qualquer coisa, eu peço emprestado o notebook de um amigo meu com SIS, e se posso tentar atualizar o script.

Hugo Bastos disse...

Anderson Henrique manda o script por email que substituo no post do 11.04 e até publico no posto do 12.04 que pretendo lançar quando do lançamento da versão, estou sem tempo de realizar teste no script,atualize que incluo no post.

Unknown disse...

Eu estava com um esse problema no ubuntu 11.10,na hora de compilar dava erros e mais erros, mudei para linux mint 12 (estranhamente baseado no ubuntu, mas sem o unity) na versão 32-bits DVD , usei as mesmas dicas daqui e meu pc esta rodando como nunca rodou, parabeńs ao autor do blog, e ele é um celerom , recomendo a todos linux mint 12 - http://www.linuxmint.com/

angelot disse...

Amigo, valeu muito!

Uso o Linux Mint 12 e com seu tutorial finalmente consegui resolver o problema da resolução.

Só um detalhe: quando entro no console via ctrl+alt+f1, a tela fica sem imagem, ou toda borrada, metade toda acesa, etc.
Para acessar o terminal somente via modo gráfico.

Uso um positivo Z85 com sis 672, vc sabe de alguma coisa sobre este problema?

Obrigado por seu tutorial!

angelot disse...

Amigo, valeu muito!

Uso o Linux Mint 12 e com seu tutorial finalmente consegui resolver o problema da resolução.

Só um detalhe: quando entro no console via ctrl+alt+f1, a tela fica sem imagem, ou toda borrada, metade toda acesa, etc.
Para acessar o terminal somente via modo gráfico.

Uso um positivo Z85 com sis 672, vc sabe de alguma coisa sobre este problema?

Obrigado por seu tutorial!

Raphael Fehlauer disse...

Parabéns, é o único tópico sobre este problema que resolveu!

Sinistro disse...

Estou com o 12.04 Beta 2 e na parte do Make, não funciona. Seguinte msg: make: ***Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado. pare.

Alguém pode ajudar. Obrigado.

Rafael Machado disse...

to usando no Ubuntu 12.04 Beta2 e funcionou perfeitamente. bastou seguir o passo a passo.
parabéns Hugo! quem sabe um dia encontro voce pessoalmente para agradecer! abraço e boa sorte a todos!

alex1981 disse...

Funcionou no Ubuntu 12.04. Parabéns! Após visitar vários posts, esse foi o único que trouxe a solução ideal.

bmx disse...

Faz mt tempo que uso o Ubuntu 10.04 e visito esse bloggler :0 seus tutoriais sãos os melhores q ja testei e tive a oportunidade de modificar, eu to migrando de Ubuntu 10.4 para BIG LINUX não gostei da configuração do vídeo muito lengalenga e não funciona:/ mas utilizei esse seu tutorial ficou melhor q o Ubuntu 10.4 com o sistcrl no Ubuntu dava 1500 a picos de 1700 frames no BIG LINUX como esse seu tutorial e mais algumas instalações a tela do notebook ficou correta e da picos de 2400 frames pra que usa maldita sis671 e mt coisa por que ja testei ate o satux e nao e mt bom

bmx disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ivan disse...

Estou usando, Ubuntu 12.04 x64 LTS Server, segui todos os passos, mas quando inicia o X, trava todo o sistema.

Thales disse...

Hugo, antes de tudo, muito obrigado pelo post, passei MUITA raiva antes de esbarrar no seu blog. Sou iniciante nas distros Linux, então tenho instalado várias, e já fiz o seu procedimento várias vezes.
Qual é o meu caso: meu PC é um Positive Mobile Z85 (64 bits), mais uma dessas tranqueiras com chipset SiS. Com o procedimento já feito, funciona tudo beleza, tirando uma pequena faixa de estática na página de abertura. Também parou de funcionar o que eu acho que seja o Flash, porque eu não consigo abrir o Facebook e o YouTube, por exemplo. Às vezes, abre a página inicial do Facebook, mas não faz mais nada, e o YouTube só carrega coisa de 1 min. Tenho o Ubuntu Restricted Extras instalado, e o plugin do Flash, ambos disponíveis na Central de Programas. Ah, e vi no blog o pessoal comentando sobre o comando Ctrl+Alt+F*, que eu não conhecia, e fui testar; resultou em uma tela preta e branca bizarra, um bug brabo. Há algo que eu fiz de errado, você poderia me dar uma luz? Ah, e novamente obrigado, você é um mago do Linux!

Fábio disse...

WOW! Você me salvou, amigão. Ótimo tutorial! Recomendo!

Rafael Machado disse...

Nelton, testei e nao obtive sucesso. pelo contrario: perdi a inicialização do Win7 do grub. me fez perder muito tempo tentando recuperar.

Unknown disse...

Obrigado, funcionou perfeitamente no meu Positivo Sim+. Uso o Xubuntu 12.04.


É assim que se faz a comunidade linux!

sucessoforever disse...

testei o procedimento no ubuntu 12.10 e não funcionou. Alguma dica? Minha resolução está horrível.

Javier.EJSF disse...

Testei no Ubuntu 12.10 e encontrei este erro:

In file included from sis.h:71:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
/usr/include/xorg/xf86PciInfo.h:50:2: warning: #warning "xf86PciInfo.h is deprecated. For greater compatibility, drivers should include necessary PCI IDs locally rather than relying on this file from xorg-server." [-Wcpp]
In file included from sis.h:213:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
vgatypes.h:88:1: warning: 'IOADDRESS' is deprecated [-Wdeprecated-declarations]
In file included from sis.h:214:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
vstruct.h:244:2: warning: 'PCITAG' is deprecated [-Wdeprecated-declarations]
In file included from init301.h:60:0,
from init301.c:76:
sis.h:247:17: fatal error: xaa.h: No such file or directory
compilation terminated.
make[2]: *** [init301.lo] Error 1
make[2]: Leaving directory `/home/javier/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
make[1]: *** [all-recursive] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/javier/xf86-video-sismedia-0.9.1'
make: *** [all] Error 2
javier@Exo:~/xf86-video-sismedia-0.9.1$ sudo make install
Making install in src
make[1]: Entering directory `/home/javier/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
if /bin/bash ../libtool --tag=CC --mode=compile gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.. -fvisibility=hidden -I/usr/include/pixman-1 -I/usr/include/libdrm -I/usr/include/xorg -I/usr/include/X11/dri -I/usr/include/libdrm -I/usr/include/X11/dri -g -O2 -MT init301.lo -MD -MP -MF ".deps/init301.Tpo" -c -o init301.lo init301.c; \
then mv -f ".deps/init301.Tpo" ".deps/init301.Plo"; else rm -f ".deps/init301.Tpo"; exit 1; fi
gcc -DHAVE_CONFIG_H -I. -I. -I.. -fvisibility=hidden -I/usr/include/pixman-1 -I/usr/include/libdrm -I/usr/include/xorg -I/usr/include/X11/dri -I/usr/include/libdrm -I/usr/include/X11/dri -g -O2 -MT init301.lo -MD -MP -MF .deps/init301.Tpo -c init301.c -fPIC -DPIC -o .libs/init301.o
In file included from sis.h:71:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
/usr/include/xorg/xf86PciInfo.h:50:2: warning: #warning "xf86PciInfo.h is deprecated. For greater compatibility, drivers should include necessary PCI IDs locally rather than relying on this file from xorg-server." [-Wcpp]
In file included from sis.h:213:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
vgatypes.h:88:1: warning: 'IOADDRESS' is deprecated [-Wdeprecated-declarations]
In file included from sis.h:214:0,
from init301.h:60,
from init301.c:76:
vstruct.h:244:2: warning: 'PCITAG' is deprecated [-Wdeprecated-declarations]
In file included from init301.h:60:0,
from init301.c:76:
sis.h:247:17: fatal error: xaa.h: No such file or directory
compilation terminated.
make[1]: *** [init301.lo] Error 1
make[1]: Leaving directory `/home/javier/xf86-video-sismedia-0.9.1/src'
make: *** [install-recursive] Error 1

Javier.EJSF disse...

Perdao pela extensao do meu post. A intriga vem que em outra partiçao ainda executo Ubuntu 12.04 LTS com esta dice sem problemas. Nao sou técnico e no consigo compreender o que acontece.

Unknown disse...

Javier.EJSF, estou exatamente com o mesmo problema. Parece que este procedimento não é válido para o ubuntu 12.10. :/

Criado por: Jônatas Linux disse...

Olá Hugo Bastos, parabéns pelo tutorial. Estava com um problema aqui com minha placa de vídeo SIS, segui direitinho as instruções usando o Kubuntu 12.04 e resolveu o problema, vlw mesmo.

Javier.EJSF disse...

Até o Ubuntu 12.04 LTS iste procedimento funcionou de maneira perfeita. Creio que a nossa fortuna acabou...
Ou ficamos no Ubuntu 12.04 LTS o mudamos de PC.

Unknown disse...

Caros amigos, como alguns por aqui, vinha a algum tempo feliz da vida no ubuntu 12.04LTS dai agora estou com o 12.10 e a felicidade acabou, quem é o culpado o ubuntu 12.10 ou o fabricante SIS???? rsrsrsrrs a questão é se alguém já tem alguma solução para os problemas desta placa no 12.10??? abraços aguardo que exista solução, pois ficaria muito triste de ter que abandonar este notebook!!!!!!!!

JC PÉLE

Marcelo Lima disse...

Ubuntu 12.10 não funfa... Aguardando solução!!!

Marcelo Lima

Unknown disse...

Instalei o 12.10 e nada de vídeo...tentei a solução desse post e nada (erro na compilação - não encontrava o arquivo xaa.h)...
Acabei instalando o 12.04 e, por ora, vou ficando com ele até que surja uma solução...
O difícil é resistir à tentação de testar as novas versões...
Abraço!

Anônimo disse...

Realmente para o Ubuntu 12.10 não funciona.

Enquanto não há forma correta de setar a resolução nativa para essa versão, estou usando esse xorg.conf (para quem estiver interesado): https://www.dropbox.com/s/m8fs66iijxsp4om/xorg.conf

Quebra um galho.

Javier.EJSF disse...

I think we've been left behind for good.
(Acho que temos sido deixados para trás paa sempre - Google)

Unknown disse...

Muito obrigdo irmão! funcinou perfeitamente.

Rafael Machado disse...

essa SIS é uma procaria mesmo meus camaradas. Nem suporte ao Windows 8 eles vão dar.
Sugiro que guardem dinheiros e comprem notebooks novos com chipset Intel, AMD ou nVidia, pois ficar dependendo dessas velharias com SIS é phoda.

Rogerio Luz Coelho disse...

Até agora ninguém conseguiu botar a SIS para funcionar no Xorg 1.3 ... pelo jeito o negócio é jogar finalmente essa placa no lixo mesmo ... ;)

VALEU POSITIVO ... me vende uma máquina Linux que só roda Mandriva 2009 (mas não pode atualizar se não perde a garantia)

Mel disse...

Olá, fiz o procedimento conforme você indicou, mas agora não consigo abrir videos (dá erro: seu driver de aceleração de vídeo não suporta a resolução requerida: 624x352 pixels. A resolução máxima suportada é 640x352.) e não consigo utilizar chamadas de video no skype. Utilizo o Ubuntu 12.04. Tem alguma solução para isso?

Mel disse...

Como faço para reverter o processo acima e voltar com o drive que veio por padrão no ubuntu?

Rogerio Luz Coelho disse...

SOLUÇÃO: Ubuntu 12.10 em diante:

Pessoal consegui fazer o SIS 671 funcionar no Ubuntu 12.10 (e em todos os Debian Wheezy e Sid).

O que acontece é que o Xorg 7.7 não permite mais fazer a compilação do driver com as flags presente no FENOMENAL hack do Hugo.

Então o que fazer?

Muito simples meus caros:
DOWNGRADE do Xorg para a versão 7.6 !!!

O negócio é usar o /etc/apt/preferences para deixar o xorg e xorg-dev e suas dependências (e apenas eles) mais Prioritários que os do 12.10.

Eu testei no Ubuntu 12.10 e funcionou, mas como não é minha distro de uso diário eu apaguei e esqueci de salvar o arquivo de configuração.

Estou usando o Crunchbang-Waldorf que é 100% compatível com Debian Testing e meu /etc/apt/preferences é esse:

Package: *
Pin: release a=waldorf
Pin-Priority: 1001

Package: *
Pin: release a=wheezy
Pin-Priority: 600

Package: *
Pin: release a=squeeze
Pin-Priority: 50

Package: xserver* x11* xorg* mesa-common* libdrm* libgl1* libdrm* libkms1*
Pin: release a=squeeze-backports
Pin-Priority: 1500

Lembrar que temos que colocar os repositórios (ou ppa) das versões anteriores (squeeze, squeeze-backports) no meu caso

.... Isso NÃO é um tutorial e não testei a fundo, então já vou avisando que vc tem boas chances de QUEBRAR sua instalação (inclusive demorei 2 dias para achar todas as dependências listadas depois de ficar sem o Xorg e só no terminal). MAS agora está funcionando 100%

Rogerio

anthony disse...

Olá,

Tenho um problema e já procurei em vários lugares e não consigo resolver.

Usando Windows 7 o padrão da resolução fica em 1024x800. Quando uso o Ubuntu 12.04 ficou em 1024x768. Não consegui de maneira alguma colocar a mesma resolução do windows.

Segui o tutorial deste blog e funcionou perfeitamente no 12.04 LTS q eu estou usando, porém, 1280x800, e não é esta que eu quero mas sim 1024x800.

Há alguma maneira de se alterar isso? Pq ele não reconhece a resolução 1024x800?

Obrigado

JR Linux Mint disse...

OBRIGADO Hugo!

Eu estava DESESPERADO e você deu jeito!

Até há alguns meses atrás eu era apenas mais um dos muito insatisfeitos clientes pagantes do Ruindows até que eu descobri o Linux Mint. Em dois meses instalei e customizei TRÊS computadores de mesa diferentes: os dois primeiros ainda com dual-boot com Linux Mint 17 Xfce + Ruindows Vista Ultimate e o terceiro já sem Ruindows, apenas rodando uma Máquima Virtual (através do Oracle VirtualBox) com Ruindows XP SP3 para rodar os aplicativos que ainda não possuem um clone decente no Linux (no meu caso MS Office 2010 para rodar meus projetos Excel/Word com scripts VBA e o Irfanview para ver e editar fotos).

A minha insatisfacão decorria do fato de não conseguir rodar o modo de 1440x900 pix no meu laptop, um Positivo Z580 com o famigerado SiS 672 (só dava 1024x768, o que não era aceitável para mim) e assim eu era obrigado a continuar usando o Ruindows neste laptop: só que depois de me acostumar com o Mint eu vivia insatisfeito cada vez que eu era obrigado a usar este laptop: depois de descobrir o 'meu' Linux Mint, o Ruindows (que eu já achava uma PORCARIA!) passei a achar o Ruindows uma M*RDA COMPLETA e eu chiava em toda e qualquer tarefa que exigia o uso do laptop. Uma situacão impossível.

Até que VOCÊ DEU JEITO para mim! Após um colega me encaminhar para o seu blog eu no mesmo dia (hoje, 18/dezembro/2014) fiz um backup do meu HD neste laptop, deletei o Windows e instalei o Linux Mint 13 Xfce (que é baseado no UBUNTU 12.04) e instalei o seu driver e tcham! Ao reiniciar o meu laptop já estava em 1440x900!

OBRIGADO, MUITO OBRIGADO, HUGO, VOCÊ É DEMAIS: ME LIVREI DE VEZ DO RUINDOWS GRACAS A VOCÊ!!!! Se você um dia vier para Salvador aqui na Bahia me avise através do meu email jr.linux.mint@gmx.com que eu faco questão de te pagar uns chopes na praia! VALEU MEU IRMÃO!!!!

Odir disse...

Acabei de seguir o procedimento em um Ubuntu 12.04... Sucesso! Muito obrigado!

Marcelo disse...

SEGUI A RISCA, TIVE SUCESSO NA INSTALAÇÃO. MUITO OBRIGADO (UBUNTO 12.04)

Marco Leal disse...

Muito obrigado pela ajuda, só por esses passos conseguir instalar!